Você sabe o que é patuá? Ao longo da nossa vida, muitas pessoas acabam usando patuás sem mesmo saber o que são, sejam eles para sorte ou proteção.
Só com isso acho que vocês já tiveram uma ideia básica do que é. Assim sendo, vem comigo e vamos ver o que é patuá e como fazer um patuá de proteção. Você também pode conhecer mais sobre patuás com nossos profissionais.
Nesse texto você vai encontrar:
- O que é patuá: amuleto religioso que pode atrair energias específicas (sorte, amor, proteção) ou afastar energias negativas.
- Tipos de amuletos que podem ser usados como patuá: mão de Fátima, olho grego, trevo de quatro folhas, figa, cruz.
- Como fazer um patuá: pode ser feito com um saquinho de pano ou couro onde você coloca ervas ou itens, dependendo da sua intenção. Ele também pode ser encontrado em forma de corrente ou pulseira, caso você não queira fazê-lo.
- Cores para o saquinho do patuá: a cor do saquinho vai depender da energia que você quer atrair.
- Duas dicas de como você pode fazer um patuá para proteção.
O que é patuá?
Quando falamos em patuá, muitas pessoas acham que é algo extremamente complicado, porém, se você pesquisar sobre o que significa patuá, a resposta é simples: ele é um amuleto.
Os patuás tem origem religiosa africana, e podem ser usados para atrair boas energias, proteção e afastar as coisas ruins. Normalmente eles são feitos de saquinhos de pano ou couro, e suas cores dependem da sua intenção, ou seja, o que você busca com aquele amuleto.
Além disso, você pode colocar diferentes coisas no saco, como runas de proteção, pedras, ervas, e tudo isso vai depender da energia que você quer atrair.
Com isso você pode até se perguntar:
Mas quais são os patuás?
Embora os mais conhecidos sejam os patuás de proteção, você pode fazer o amuleto do amor, sorte, prosperidade e até mesmo patuá para afastar a inveja.
Assim, por causa da variedade do uso, cada vez mais as pessoas buscavam saber o que é patuá e como ele ajuda, e como fazê-lo pode ser trabalhoso, começaram a surgir vários tipos de amuletos, inclusive aqueles que não eram feitos em saquinhos.
O que é patuá: quais amuletos usar?
Uma vez que as pessoas começaram a buscar a ajuda dos patuás, eles começaram a surgir das mais diferentes formas. Assim sendo, ao invés de saquinhos com runas de proteção e trevos de quatro folhas, os patuás começaram a aparecer em forma de acessórios.
Visto que o patuá tem uma ligação forte com a fé e a religião, foram surgindo crucifixos, e outros acessórios com amuletos de proteção, como colares, pulseiras e até anéis. Assim também, é possível encontrar diferentes amuletos em cada um deles, como:
- olho grego;
- figa;
- trevo de quatro folhas;
- Hamsá (mão de Fátima).
Então, com a variedade de amuletos disponíveis, as pessoas começaram a fazer seus patuás também em forma de acessórios, juntando pingentes em uma corrente ou chaveiro e até com berloques em pulseiras.
Porém, sabemos o que significa patuá: amuleto religioso. Assim sendo, algumas pessoas podem usar pingentes com escritas religiosas ou até mesmo uma carta de tarot que pode ser mantida na carteira.
Contudo, se o uso do patuá for estritamente ligado aos acessórios, pode ser que ele perca um pouco o seu poder. Ou seja, se você não tiver fé e manter o patuá perto de você o tempo todo, o fluxo de energia que você busca pode ser quebrado, ou ficar muito fraco.
Porém, se ao invés de comprar patuás prontos, você quer aprender a fazer o seu, vem comigo e vamos ver como é feito o patuá.
Como é feito o patuá?
Como vimos anteriormente, o patuá surgiu como um saquinho que carregava algumas coisas para trazer a energia desejada, ou afastar energias negativas.
Então, existem duas formas que você pode fazer o seu amuleto, a primeira, é com a ajuda de um guia espiritual, e a segunda é sem a orientação do guia.
Se você optar por fazer o patuá com a orientação do guia espiritual, o próprio guia vai te passar quais itens você deve juntar para fazer o seu patuá, inclusive a cor de saquinho que você deve usar.
Porém, se você quer optar por fazer seu patuá sem um guia espiritual, você vai escolher os itens e cores de acordo com o tipo de patuá que você quer. Por exemplo, se você quer um amuleto para atrair prosperidade você vai usar um saquinho amarelo e buscar por coisas que atraiam essa energia, como o louro, o cravo ou o girassol.
Para que você possa fazer o seu saquinho, o indicado é que as cores do tecido e da linha sejam as mesmas, mas alguns guias podem indicar uma combinação de cores específicas. Assim sendo, aí vai o significado de cada cor para que você possa fazer seu amuleto:
- amarelo: prosperidade;
- azul: amor;
- branco: paz, amor e sorte;
- laranja: saúde;
- marrom: coragem;
- preto: afastar energias negativas;
- verde: conquistas;
- vermelho: relacionamentos amorosos.
Algumas pessoas também se perguntam sobre o que é patuá de macumba e como ele pode ser feito. O patuá de macumba, ou do candomblé, tem o mesmo efeito que qualquer outro, porém, ele é feito de acordo com as cores e ervas do orixá escolhido.
Como fazer um patuá de proteção?
Depois que aprendemos o que é patuá, uma outra pergunta nos vem à mente:
Como se faz um patuá de proteção?
Como pudemos ver até agora, você consegue usar diferentes tipos de amuletos, inclusive uma carta de tarot que você considere poderosa. Contudo, se você quer aprender a fazer uma peça tradicional para se proteger das energias negativas, aí vão algumas ideias para você.
Contra olho gordo
Esse amuleto você pode fazer quando sentir que as energias das outras pessoas estão afetando sua vida de forma negativa.
Assim sendo, faça um saquinho com pano e linha branca, então, antes de fechá-lo coloque um punhado de artemísia. Então, carregue-o com você sempre, seja na bolsa ou carteira. E quando achar que não precisa mais dele, descarte em uma lixeira.
Contra energias negativas
Faça um saquinho com tecido e linha branca, e antes de fechá-lo, coloque uma cruz dentro.
Uma vez que o saquinho estiver fechado, carregue-o com você toda vez que for sair.
Contudo, quando estiver em casa, ele deve ser guardado em uma gaveta de roupas suas. Você pode usá-lo o tempo que achar necessário.
Enfim, agora que você já sabe o que é patuá e como ele pode ser usado, aproveite para atrair energias positivas para a sua vida. Seja com o seu patuá feito a mão ou sua correntinha, siga com fé que tudo dará certo.
Eu vou ficando por aqui, e vejo você na próxima!