Você sabe o que é aromaterapia? Ao fazer uma análise semântica do termo, constata-se que aroma é um cheiro agradável, ao passo que terapia refere-se a qualquer tratamento que objetive curar uma indisposição física ou mental.
Por tanto podemos responder a pergunta: “o que é aromaterapia?” Dizendo que é um tratamento fitoterapêutico, ou seja, que se utiliza das propriedades medicinais das plantas para promover saúde e bem-estar psicológico, estabelecendo harmonia e equilíbrio nas pessoas e afastando as energias negativas.
A aromaterapia é considerada também uma terapia holística, pois segue os princípios gregos do holismo ao abordar o ser humano como um todo integrado, tratando-o tanto físico, quanto mental e emocional.
Como funciona e o que é aromaterapia?
Apesar de ser uma técnica alternativa muito aplicada e respeitada atualmente, a aromaterapia já era utilizada desde a antiguidade.
Ela faz uso de óleos vegetais 100% puros e que possuem características voláteis, ou seja, passam facilmente do estado líquido para a forma de vapor. Ao serem inalados, esses vapores são rapidamente absorvidos por nosso sistema nervoso, que processa as informações curativas e envia sinais para todo o corpo, acelerando o processo de recuperação.
Os óleos da aromaterapia também podem ser usados paliativamente, sendo aplicados na pele sob a forma de massagem. Neste caso, são absorvidos pela própria derme e atuam diretamente no local desejado.
Existem inúmeros tipos de plantas usadas por aromaterapeutas. Esses profissionais possuem a sensibilidade necessária para perceber as reais necessidades de seus clientes e indicar a eles os óleos vegetais mais eficientes para cada caso.
Dúvidas comuns sobre o que é aromaterapia
Quem pode se beneficiar com a aromaterapia? Pessoas de todas as idades, de bebês e crianças a mulheres grávidas e idosos, sendo uma prática segura, prazerosa, agradável e relaxante.
Para o que a aromaterapia é indicada e como pode ser aplicada? É especialmente benéfica para indivíduos que sofrem de estresse, dores musculares, reumatismo, ansiedade e insônia. Pode ser usada na forma de aromatizadores, compressas, massagens e banhos.
Pode ser combinada com outros tratamentos? A aromaterapia atua de forma complementar à medicina convencional e a diversas terapias holísticas, desde que sejam seguidas algumas diretrizes básicas.
E aí? Gostou das informações? Agora você já sabe o que é aromaterapia!