Muitos céticos acreditam que a geometria, assim como as matérias mais objetivas e diretas, não se relacionam com o esoterismo. Mas com a existência do cubo de Metatron essa questão é dividida!
O cubo de Metatron é um dos símbolos que faz parte da geometria sagrada, e é visto como uma figura de grande poder.
Afinal ele está relacionado ao Arcanjo Metatron, que de acordo com estudos da cabala judaica, é um dos anjos mais poderosos delegados por Deus.
Quem é o arcanjo Metatron?
Os arcanjos são uma casta diferente nos céus, pois seus poderes são diferenciados. E se tratando do arcanjo Metatron é preciso que você saiba quem ele é.
Metatron é um anjo muito importante, ele aparece principalmente nos escritos judaicos, e é relatado como o braço direito de Deus. Ele aparece também como o escrivão ou mensageiro de Deus, e é ele quem garante a disciplina na ordem dos anjos.
Em algumas teorias diz-se que Metatron também foi o guardião da árvore da vida antes da criação dos humanos. Função esta, dada pelo pai de todos, o todo poderoso Deus.
Contudo é importante dizer que Metatron já foi um homem um dia, e se chamava Enoque. Que por sua sabedoria e fidelidade a Deus foi tido como um santo, e subiu aos céus depois de completar seus 365 anos de vida.
E lá, tendo a visão da geometria sagrada complexa, criou uma forma bidimensional, e foi chamada de o cubo de metatron.
O cubo de Metatron e a geometria sagrada
Na geometria, existem algumas formas que são conhecidas como sólidos platônicos. Essas formas têm grande destaque na geometria sagrada, pois aparecem a composição de muitas coisas na natureza, desde a composição de uma folha até o nosso DNA.
Essas formas são:
- Tetraedro (pirâmides);
- Hexaedro (cubo);
- Icosaedro (20 faces);
- Dodecaedro (12 pentágonos)
Todas essas formas se encaixam perfeitamente em uma esfera, e muitas delas podem ser encontradas na arquitetura de prédios sagrados.
Existem vários símbolos sagrados, desde a trindade, que é geometricamente simples (três círculos), até o cubo de Metatron, que é um pouco mais complicado.
Ele é formado por 13 círculos. Esses círculos são ligados através de seus raios, ou centros, totalizando 78 linhas. E é nas ligações entre os círculos, que podemos encontrar cada um dos sólidos platônicos.
Quando falamos sobre geometria sagrada, também citamos como as formas simbólicas se encontram com a cosmologia. Pois o cosmos está ligado a perfeição do divino, que muitas vezes nos revela de modo simbólico.
E para conhecer melhor os símbolos da sua ligação com o cosmos, você pode falar com um de nossos especialistas em Astrologia. Pois com a orientação certa você entender melhor o que o universo reserva para você.
Símbolo do cubo de Metatron
Quando analisamos o cubo de Metatron, inicialmente percebemos que ele é composto, na sua maioria, por círculos e linhas.
Na simbologia sagrada, linhas curvas representam o lado feminino, e linhas retas o lado masculino, trazendo para esse símbolo um significado também de equilíbrio.
O cubo faz parte de um conjunto de símbolos sagrados que representam a vida desde sua criação, e por conter grande parte desses símbolos em sua composição, ele é considerado o mais poderoso.
O primeiro símbolo que podemos ver é o da Santíssima Trindade, que é a junção de três círculos. Depois dela temos o Torus, que, de acordo com os estudos, é a forma geométrica da vida.
Dentro do cubo podemos encontrar também o símbolo do ovo da vida, que representa a estrutura da criação do homem. Inclusive é uma das primeiras formas que as células tomam no seu desenvolvimento.
O próximo símbolo que pode ser encontrado é o da árvore da vida. E a sua presença dentro do cubo colaborou com as teorias de que Metatron foi o guardião dela.
A árvore da vida, contém o que conhecemos como Chakras, e é através de seu trabalho que conseguimos iluminação e equilíbrio em nossas vidas.
Em consequência da junção de tantos símbolos sagrados, o cubo de metatron é muito usado em meditações. As pessoas o usam como um símbolo de cura, proteção, e o mais importante, como um acelerador para a evolução espiritual.
Usando o cubo de Metatron
A imagem tem poder. Aliás,mesmo que seja uma impressão simples ou um desenho, seus padrões remetem a boa vibração, e muitas vezes traz benefícios para sua vida como:
- meditações;
- harmonização do ambiente;
- descarrego;
- sono reparador.
Fazendo uma intensa prece ao arcanjo Metatron, você pode ajustar essa vibração contida no cubo, e emanar energias muito positivas para você, sua casa e sua família.
Confira a prece que pode ser feita junto a imagem do cubo de Metatron
“Clamo a ti ó arcanjo Metatron, e do poderoso cubo.
Para que ative todas as células de meu corpo
Para que ative todas as moléculas de meu corpo
Para que meus órgão, tecidos, ossos e sangue sejam acordados diante de seu poder
Ative também minha memória estelar e vibre em cada parte do meu ser”
Concentre-se agora e imagine o cubo de Metatron sobre sua cabeça. Pense na luz do cubo se conectando com os chakras do seu corpo. Contudo faça uma meditação em silêncio, e no fim beba um copo de água fresca.
A cosmologia e os astros
O cubo de Metatron pode ser visto como um artefato cósmico. Pois a geometria sagrada está presente no entendimento que o universo é matematicamente perfeito.
E os padrões que determinam a perfeição é baseada em regras, tanto matemáticas quanto celestiais.
Mas para a perspectiva matemática é preciso estudar essa matéria, enquanto que as respostas míticas você encontra por aqui.
E como você conheceu melhor o cubo de Metatron e sua função geométrica, saiba que existem diversas funções dentro da Astrologia que estudam a cosmologia e também os signos.
E se você gosta desse conteúdo, conheça o nosso curso “Interpretando Seu Mapa Astral” e faça também o seu Mapa Astral aqui no Astrocentro.
Com esse novo conhecimento você poderá entender melhor a sua existência por meio dos astros.
Que Metatron esteja sempre com as asas abertas para você, até a próxima!