O despertar espiritual é o clamor da alma por liberdade. Se você experimentou um despertar espiritual, você passou a ver através das mentiras e ilusões deste mundo. No fundo da sua alma, você percebe que nada externo nunca, e nunca pode, trazer a verdadeira felicidade ou realização. Essa compreensão profunda faz com que você anseie por algo mais rico, mais gratificante e algo que o fará se sentir completo novamente.
Se você está procurando respostas, se tem sede de um rumo na vida, esta página compartilhará com você tudo o que você precisa saber. Nesta página, você encontrará todos os recursos possíveis de que precisa para o início de sua jornada, incluindo o que é um despertar espiritual, sintomas comuns do despertar espiritual e muito mais.
Qual é o significado de ‘despertar espiritual’?
Quando passamos por um despertar espiritual (também conhecido como ascensão espiritual ), literalmente “acordamos” para a vida. Começamos a questionar nossas velhas crenças, hábitos e condicionamento social, e vemos que a vida é muito mais do que aquilo que nos foi ensinado.
É comum fazer perguntas como: “Por que estou aqui?” “Qual é o propósito da minha vida?” “O que acontece após a morte?” “Por que pessoas boas sofrem?” e outras questões que examinam a natureza fundamental da vida durante o seu despertar. O despertar espiritual desperta as questões mais profundas e significativas dentro de nós que temos adiado fazer ou temos medo de tocar.
A despedida do ego
O despertar espiritual, então, é o despertar de uma dimensão da realidade além dos confins do ego. O ego é nosso senso exclusivo de self ou “eu”.
Esse despertar ocorre quando, por qualquer motivo, o ego de alguma forma parte para que um Eu Superior ou Espírito possa surgir dentro de você.
O indivíduo médio é mais arquétipo do que humano. Ou seja, o ego é principalmente uma coleção de arquétipos , programas ou padrões definidos de comportamento. Os taoístas chamam essa série de programas de mente adquirida – um conjunto de condicionamentos mundanos que coletamos desde o nascimento.
O despertar espiritual implica o retorno do que os taoístas chamam de Espírito Original, ou o que Jung chamou de Self . E é esse retorno do Espírito que nos torna verdadeiramente humanos.
Despertar Espiritual versus Despertar Psíquico
Outra confusão comum é entre os termos despertar espiritual e despertar psíquico.
O despertar psíquico está relacionado à ativação da glândula pineal. Com ele, você se abre para outras dimensões da realidade além deste reino tridimensional limitado de espaço e tempo.
O despertar espiritual, em contraste, envolve a abertura do chakra do coração. É um processo mais intimamente associado à psicologia, ao corpo emocional e à alma de uma pessoa.
Aqui está o que acontece durante o despertar espiritual
Tendemos a nos identificar exclusivamente com o ego. À medida que o processo de despertar espiritual se desenvolve, o ego começa a se sublimar no Espírito. Na linguagem do taoísmo, a alma inferior é refinada na alma superior.
Chegar a esse Espírito, ou totalidade psíquica, era o objetivo do processo de individuação de Jung .
Mas, apesar da crença popular, isso geralmente não acontece em um único “momento de despertar”. Embora possamos ter “experiências de pico” que nos abram para a realidade autotranscendente, essas experiências tendem a ser fugazes.
Em vez disso, a literatura sobre desenvolvimento explica que existem estágios de crescimento psicoespiritual. E esses estágios permanentes tendem a se desenvolver com o tempo.
E esta é parte da razão pela qual muitas pessoas estão confusas sobre o despertar espiritual. Caminhando na natureza ou em uma substância psicodélica, eles podem ter uma bela experiência de unidade, por exemplo, mas essa experiência é momentânea. Estrutura do indivíduo de consciência não mudou ainda.
Armadilhas espirituais: falsos sinais de despertar espiritual
Portanto, antes de entrarmos nos sintomas autênticos do despertar espiritual, vamos revisar os falsos sinais comuns.
Armadilha nº 1: pensar que você é “bom” e os outros são “maus”
Essa crença está profundamente enraizada na maioria de nós, pois é um programa típico ensinado em todas as religiões ocidentais.
Arrancar essa crença requer trabalho de sombra . Você saberá que desfez essa crença limitadora quando parar de julgar os outros e se vir em todas as pessoas que encontrar.
Armadilha nº 2: Identificar-se como uma “pessoa espiritual”
Essa falsa identificação é universal nos círculos religiosos e da nova era. Você não é espiritual nem material. Você transcende e inclui os dois.
Identificar-se como espiritual é um sinal de ego espiritual ou inflação (discutido abaixo). Novamente, o trabalho de sombra o ajudará a ver que você não é diferente ou melhor do que ninguém.
Armadilha nº 3: em busca de “amor e luz”
Buscar “amor e luz” ou “bondade” é outro programa profundamente enraizado nos ensinamentos religiosos e da nova era que bloqueiam o desenvolvimento espiritual autêntico. Agir “espiritual” cria uma persona ou máscara social que dá aos outros a impressão de que somos ” boas pessoas “. Embora essa persona possa elevar nosso status e aumentar nossa autoestima , ela não promove o crescimento psicológico ou espiritual.
Na verdade, o despertar espiritual vem da direção oposta, onde enfrentamos o medo, a raiva, a culpa e a tristeza armazenados em nós desde a infância. Aceitar essas experiências abre caminho para um desenvolvimento espiritual autêntico.
Armadilha nº 4: Agindo com simpatia
Agir bem e ser inocente não é um sinal de despertar espiritual, mas uma indicação de imaturidade psicológica. Nossos pais e várias instituições (escola, religião, etc.) nos dizem para “sermos legais” e nos comportarmos. E atendemos a essa demanda, em graus variados, reforçando assim o lado sombrio.
Se você está agindo bem, é um sinal claro de que alguém está manipulando você. (O manipulador ou Malandro original geralmente é um pai, mas agora está em você .) Em contraste, um adulto maduro age de forma assertiva sem buscar a aprovação dos outros.
Armadilha nº 5: Acreditar secretamente que você é melhor do que os outros
Talvez você veja um padrão aqui: todas essas armadilhas apontam para a inflação do ego. O despertar espiritual nos alicerça em nossa humanidade e, ainda assim, com mais frequência, a espiritualidade se torna outra ferramenta para a dissociação, o julgamento e a grandiosidade.
- Leia muitos textos espirituais
- Junte-se a um grupo espiritual ou religioso
- Comece uma prática espiritual
- Encontre um professor espiritual
- O especialismo é mais um jogo do ego
Quando você achar que “encontrou”, fique em alerta máximo. Essa crença é um sintoma de um estágio inicial específico de desenvolvimento psicológico, não um sinal de despertar espiritual.
Todos esses sinais subconscientes também apontam para o vampirismo emocional.
O despertar espiritual é o clamor da alma por liberdade. Se você experimentou um despertar espiritual, você passou a ver através das mentiras e ilusões deste mundo. No fundo da sua alma, você percebe que nada externo nunca, e nunca pode, trazer a verdadeira felicidade ou realização. Essa compreensão profunda faz com que você anseie por algo mais rico, mais gratificante e algo que o fará se sentir completo novamente.
Se você está procurando respostas, se tem sede de um rumo na vida, esta página compartilhará com você tudo o que você precisa saber. Nesta página, você encontrará todos os recursos possíveis de que precisa para o início de sua jornada, incluindo o que é um despertar espiritual, sintomas comuns do despertar espiritual e muito mais.