Deus Brahma é uma das divindades que compõem o triunvirato mais poderoso do panteão hinduísta, o trimurti, e é criador do universo e de tudo que habita nele.
O trimurti é formado por Brahma, Vishnu e Shiva. Vishnu é responsável por preservar e manter as criações de Brahma. Por sua vez, Shiva é o responsável pela destruição do universo a cada novo fim de ciclo, que acontece a cada 2.160.000.000 anos.
Mas qual o motivo do deus Shiva querer destruir as inúmeras criações do deus Brahma? Não é por maldade ou inveja, mas simplesmente para dar chance que o novo floresça.
Os hindus acreditam que seus poderes de destruição e criar novamente são usados até agora para acabar com as ilusões e imperfeições deste mundo. Sendo assim, abrindo caminho para mudanças que farão o bem para todos.
Mas vamos entender melhor a história do deus Brahma.
O nascimento do deus Brahma
Segundo os Puranas (textos religiosos hinduístas), Brahma é o filho de Deus todo poderoso – Brahman – e também é conhecido como Prajapati. O Shatapatha brahmana (outro texto religioso concebido a mais de 1000 a.C) diz que Brahma nasceu do Ser Supremo Brahman e da energia feminina conhecida como Maya.
Desejando criar o universo, Brahman primeiro criou a água, na qual colocou sua semente. Essa semente se transformou em um ovo de ouro, do qual surgiu Brahma. Por esta razão, Brahma também é conhecido como Hiranyagarbha (embrião de ouro).
Esse ovo de ouro foi incubado por um ano até que Brahma estivesse pronto. Assim que nasceu, tamanho era seu poder que os primeiros sons emitidos foram capazes de criar o céu, a terra e as estações do ano.
A primeira vez que inspirou fora do ovo de ouro, Brahma criou os devas (deuses), fogo e luz. Quando expirou, criou os asuras (demônios) e as trevas. Então, junto com a deusa Shatarupa, criada por ele, ele concebeu todos os seres e o tempo.
São muitas as escrituras hinduístas e cada uma atribui uma história diferente para o surgimento de Brahma. De acordo com outra lenda, Brahma teria nascido de uma flor de lótus que cresceu do umbigo de Vishnu enquanto ele dormia.
Como o deus Brahma se parece?
Ele é descrito como tendo quatro cabeças, quatro braços e pele vermelha. Ao contrário de todos os outros deuses hindus, o deus Brahma não carrega nenhuma arma em suas mãos.
Ele segura um pote de água, uma colher, um livro de orações ou os Vedas, um rosário e às vezes um lótus. Ele está sentado em uma lótus na pose de lótus e se move em um cisne branco.
Qual a lenda por trás das 4 cabeças do deus Brahma?
Quando o deus Brahma nasceu, possuía apenas uma cabeça. Após a criação de Shatarupa, Brahma se apaixonou pela beleza dela e começou a persegui-la.
Incomodada com tantos olhares, Shatarupa fugia para todos os lados. À medida que ia se deslocando, Brahma desenvolvia mais uma cabeça, ao ponto de ter quatro para ver os quatro cantos do universo.
Completamente acuada , Shatarupa pulou por cima das cabeças a fim de ter um momento de sossego e tranquilidade. Mas eis que Brahma criou uma quinta cabeça no topo.
Querendo continuar fugindo dos olhares, Shatarupa decidiu mudar de forma. Ela tomou forma de cada um dos seres vivos existentes. Ao mesmo tempo, Brahma se transformava na versão masculina de todos os seres em que ela se transformou, dando origem a todas as comunidades de seres vivos do planeta.
Deus Shiva, enraivecido com o que via, advertiu Brahma por demonstrar comportamento incestuoso e cortou sua quinta cabeça por comportamento ‘impuro’. Como Brahma havia esquecido de sua missão original que era a criação, Shiva o amaldiçoou com o esquecimento e por isso as pessoas não mais iriam adorá-lo.
Como forma de arrependimento, diz-se que Brahma tem recitado continuamente os quatro Vedas desde então, um de cada uma de suas quatro cabeças.
Deus Brahma não é o preferido pelos hinduístas
É surpreendente saber isso, afinal, ele é o deus criador de tudo e de todos, logo deveria ser cultuado como o Deus do cristianismo. Se ele é O Criador, deveriam ter mais consideração, não acha?
Mas não é bem assim que isso acontece e tem um motivo muito interessante e inteligente. o deus Brahma já cumpriu o seu papel, logo, não precisa mais de adoração.
Com papel cumprido, cabe a Vishnu preservar o mundo e Shiva continuar seu caminho de reencarnação cósmica. Por isso é que encontramos apenas dois templos dedicados a esse deus hindu.
Outra história contada é que o sábio Brahmarishi Bhrigu, um sumo sacerdote, decidiu que iria realizar um ritual no qual escolheria o maior de todos os deuses. Sendo assim, Bhrigu partiu para encontrar o maior entre a Trindade.
Quando ele encontrou o deus Brahma, decidiu que ele seria o maior de todos. Mas Brahma estava tão imerso na música tocada por Sarasvati, sua filha e consorte, que mal podia ouvir os chamados de Bhrigu.
Então, o sábio prontamente amaldiçoou Brahma, dizendo que nenhuma pessoa na Terra iria fornecer invocações ou adoração a ele nunca mais. Então, esse seria um dos motivos dele não ser tão adorado atualmente.
Claro, existe a lenda da maldição de Shiva que contamos logo acima. Então, fica a pergunta, qual delas é a verdadeira causa da pouca adoração?
Quer saber mais sobre o hinduísmo?
Gostou da história do deus Brahma? Separamos para você algumas matérias para complementar a sua leitura.
- Conheça o Hinduísmo
- Conheça os principais Deuses do Hinduísmo
- Deusas do Sagrado Feminino – As 5 Energias da Mãe
- Conheça a deusa Lakshmi: a força feminina e a prosperidade no hinduísmo
- Quem é a Deusa Shakti?
- Conheça quem é Ganesha – O poderoso Deus da sabedoria e da fortuna
- Conheça mais sobre o Gayatri mantra – A Luz para a mente
Um grande beijo e até a próxima! ✨