Quando pensamos no amor e no ideal de beleza, logo vem Afrodite à mente, não é mesmo? Isso porque Afrodite é uma das deusas mais conhecidas da Grécia Antiga pelo seu poder de atração e conquista.
Não é por menos que Afrodite é considerada a deusa do amor, da sexualidade, da sedução e, claro, da beleza. Mas não pense que ela era um amorzinho de deusa, não. Pelo contrário, Afrodite era respeitada (e temida por alguns) por sua personalidade forte e vingativa. Assim como o amor, ela era volátil e passional, por isso, agia conforme seus impulsos e sentimentos.
Polêmicas à parte, a deusa se tornou um símbolo do sagrado feminino com seus cultos sagrados em torno da fertilidade, do afeto, da Mãe Natureza e da feminilidade.
Ficou interessada em saber mais sobre Afrodite? Então fique por aqui e descubra tudo sobre sua fascinante história e mitos. De quebra, você aprende como fazer a oração de Afrodite para o amor.
Não perca a oportunidade de conhecer a força ardente da Deusa Sekhmet e sua história também.
Quem era a Deusa Afrodite?
Para os romanos, ela era Vênus, para os gregos, Afrodite. Para os dois povos, Afrodite é deusa do que? Do amor e da beleza ideal. Não é à toa que ela é considerada uma grande inspiração para os artistas até hoje.
Além disso, Afrodite é uma divindade que domina a arte do amor e seus prazeres. Sempre relacionada ao desejo e à paixão, a deusa já nasceu adulta, linda e bela, na Ilha de Creta, de acordo com o seu mito. Porém, existem duas lendas sobre a história da Deusa Afrodite.
A primeira afirma que Afrodite é filha do Deus dos deuses, Zeus, e Dione, a deusa das ninfas. Já a segunda versão sobre o seu nascimento é a mais defendida pelos estudiosos da mitologia grega, na qual, acredita que Afrodite nasceu das espumas do mar. Aliás, a palavra “aphro” em grego significa “espuma”.
Este mito alega que o Deus Céu, Urano, se deitou com Deusa Terra, Gaia, à procura de amor. Cronos, o deus da agricultura e filho de Urano e Gaia, com sede de poder e com vontade de destronar seu pai, cortou o membro genital de Urano com uma foice – forjada pela sua própria mãe.
Em seguida, Cronos lança o pênis do pai no mar e, da espuma branca que se formou perto da carne, nasceu a bela Afrodite. Uma curiosidade: do sangue da ferida de Urano que respingou na Terra, nasceram as Erínias (deusas da vinganças), os Gigantes e as Melíades (as ninfas das guerras).
Os amores de Afrodite
Não é de se surpreender o fato de que a deusa do amor tenha amado muito, de acordo com a mitologia grega. Na verdade, seu único casamento legítimo (arranjado pelo seu pai) foi com o nada belo e agradável Hefesto, o deus do fogo.
Diante de um relacionamento forçado e infértil, Afrodite nutriu diversas relações extra-conjugais. Dizem que sua grande paixão e a mais conturbada aconteceu com Ares, deus da guerra. Com ele, ela teve nada mais, nada menos do que 7 filhos:
- Pothos: deus da paixão;
- Harmonia: deusa da harmonia;
- Deimos: deus do terror;
- Eros: deus do amor;
- Fobos: deus do medo;
- Anteros: deus do amor não-correspondido;
- Himeros: deus do desejo sexual.
Além disso, a Deusa Afrodite teve um caso com o deus mensageiro, Hermes. Com ele, a deusa teve um filho que nasceu com os órgãos sexuais femininos e masculinos, chamado Hermafrodito.
Afrodite também desfrutou de uma relação com Apolo, o deus da luz, e com ele teve um filho chamado Himeneu, o deus do casamento. Mais tarde, a deusa se relacionou com o deus do vinho e das festas, Dionísio, e da união nasceu Príapo, o deus da fertilidade.
Mas não foram apenas com deuses que Afrodite se relacionou. Pelo contrário, a deusa seduziu mortais e o caso mais polêmico foi com jovem e belo Adônis. Aliás, o mortal também conquistou os corações de Perséfone e Atena. Por isso, as duas filhas de Zeus se tornaram grandes inimigas da Deusa Afrodite.
Segundo o mito, quando Ares descobriu o affair de Afrodite e Adônis, ele enviou à Terra um javali para atacar seu rival. Como resultado, Adônis se transforma em uma anêmona e é rebaixado ao submundo.
Para finalizar a lista de amores mortais, a deusa grega seduz o príncipe de Tróia Anquises e tem com ele dois filhos, Eneias e Liro. Aliás, Eneias foi considerado um dos mais heróis da guerra de Tróia.
Características da Deusa Afrodite
As mulheres que se identificam com o arquétipo da Deusa Afrodite são pessoas extremamente emotivas que nutrem relações passionais. Além disso, são mulheres que admiram a arte, o entretenimento, a beleza e a vida social.
Abaixo, você aprende sobre outras características interessantes de Afrodite:
- Símbolo: Cinto dos encantamentos – um cinto mágico feito de ouro que continha todos os seus atributos;
- Associações: feitiços para atrair o amor, a fertilidade, o casamento e a paixão.
- Pedra: Quartzo rosa;
- Cores: rosa, vermelho e verde;
- Signo: Touro;
- Chakra: Básico;
- Planeta: Vênus;
- Animais: Golfinho, pombo e cisne;
- Plantas e flores: Murta, rosas, limeira e romã.
Se você quiser agradar a Deusa Afrodite, entre as oferendas se destacam chocolates, perfumes adocicados, maquiagens, flores como rosas, vinho e incensos de canela, lavanda, almíscar e jasmim.
Oração a Deusa Afrodite
Se você quer contar com o poder de Afrodite para despertar o romance em sua relação, confira a oração para o amor.
“Afrodite, Deusa do amor degradado e santidade do casamento, fazei nosso cálice transbordar e abençoa-nos com o Teu amor.
Afrodite saída do mar, concedei-nos saúde e fertilidade, fidelidade e confiança;
Concedei-nos riqueza e libido, honestidade e desejo.
Afrodite, abençoai minha união, fazei nossos dois corações baterem como um;
Fazei as chamas da paixão queimarem sem nos queimar, sem nos ferir, sem nos cegar, fogo sem fim.
Afrodite, força da natureza, deixa-nos amar um ao outro tudo o que temos para dar.
Deixa-nos juntos nesta vida e na próxima.
Afrodite, Rainha da Beleza, honramos a Vós cada vez que fazemos amor.
Fazei o nosso vínculo durar para sempre.
Concedei-nos o amor eterno.
Afrodite, deusa da espuma soprada pelo vento, dê-nos crianças saudáveis e um lar feliz.
Afrodite, abençoai esta união e sorri para o nosso amor”.
Divindade da beleza e do amor, a Deusa Afrodite é uma importante aliada às solitárias e desesperançosas que buscam mais paixão em suas vidas. Se você também se interessa pelas fascinantes vidas das Deusas, confira o livro “Todas as Deusas do Mundo”, do autor Claudiney Prieto.