Há séculos atrás, era muito comum nas culturas encontrar diferentes divindades, e a Deusa Eostre é uma delas.
Muito conhecida na cultura pagã anglo-saxônica, Eostre é um dos muitos símbolos de fertilidade, e alguns símbolos que a representavam fazem parte da nossa cultura até hoje. Então, vamos conhecer a história da deusa Eostre e sua importância.
Inclusive, muitas pessoas aproveitam a força feminina da deusa e se conectar com sua essência. Converse com nossos especialistas e saiba como o Tarot te ajuda a desenvolver seu autoconhecimento!
Nesse texto você vai ver:
- Quem é a deusa Eostre: também conhecida como Ostara (e muitos outros nomes), Eostre é a deus da primavera, ressurreição e renascimento, e ela era cultuada nas culturas nórdica, anglo-saxã e alemã;
- Significado do nome da deusa: Eostre vem do advérbio alemão ‘ostar’ que significa sol nascente, deixando-a conhecida também como deusa da aurora;
- História de Eostre;
- Relação de Eostre e a páscoa: os cultos à deusa envolviam dois símbolos muito fortes da fertilidade, que eram o coelho e o ovo. Mas, com a ascensão da religião cristã, aspectos da celebração à deusa foram incorporados na nova celebração, assim como aconteceu com o yule e o natal;
- Culto à deusa: apesar de não haver templos ou estátuas, as pessoas ofereciam à deusa alimentos brancos e com coelhos como ingrediente (além de usarem os seus símbolos);
- Oração da deusa Eostre.
Quem é a Deusa Eostre?
Deusa presente na mitologia nórdica, anglo-saxã e alemã, Eostre deusa da fertilidade também era conhecida com outros nomes, de acordo com a região:
- Eostra;
- Eostrae;
- Eastre (nome que deu origem ao feriado “easter”);
- Estre;
- Ostara;
- Austra.
Entretanto, independente do nome que ela era chamada, a deusa Eostre e o seu culto têm grande importância para a nossa cultura até os dias de hoje, pois devido aos símbolos que a representam, ela também levou o título de Deusa da Páscoa.
Venha comigo e vamos entender o porquê.
O que significa Eostre?
Conhecida principalmente por ser a Deusa da Primavera na mitologia nórdica, o nome da divindade vem do advérbio ostar significa ‘sol nascente’. Assim, Eostre pode ser mencionada em alguns escritos como ‘Deusa da aurora’.
Seu nome está muito ligado à sua história, pois além de ser um símbolo da fertilidade, ela também é conhecida como:
- Deusa da Primavera;
- Deusa da Ressurreição;
- Deusa do Renascimento.
Ou seja, todos os ‘títulos’ dados à deusa estão ligados ao recomeço. E você pode aproveitar essa energia com poderosas simpatias para renovar as energias. Converse com nossos profissionais e saiba como!
Mas o que isso tem a ver com a páscoa?
Tudo!
O que nós conhecemos como equinócio de primavera é comemorado em setembro aqui, porém no hemisfério norte, ele acontece no final de março.
Então, assim como o Yule (o que hoje conhecemos como natal) os rituais e símbolos dessa comemoração foram incorporados pelas tradições cristãs, tornando- se o que conhecemos como a páscoa.
Então, para podermos entender o porquê dos símbolos, vamos conhecer a lenda da deusa Ostara.
A história de Eostre: senhora da fertilidade
Em um inverno particularmente longo, as pessoas começaram a se desesperar, pensando que ele não teria fim, e que elas pereceriam por conta dele.
Então, para acalmar o coração das pessoas, a Deusa Ostara desceu dos céus para ajudá-los a perceber os sinais de vida que estavam começando a surgir com a nova estação.
Com isso, eles passaram a chamá-la de deusa da primavera, e ela foi associada à fertilidade por causa da vida que estava voltando às florestas.
A Deusa Eostre era jovem e não tinha filhos, mas ela amava as crianças e as divertia com sua magia, e acabou ficando ali por muito tempo.
Assim, o inverno voltou, e em uma de suas caminhadas, ela encontrou um pássaro ferido, e para salvá-lo, Eostre o transformou em lebre. Porém, como seus poderes estavam fracos pois só se renovariam na primavera, a transformação não aconteceu por completo, por isso, a lebre ainda tinha a habilidade de botar ovos.
Entretanto, a lebre estava tão feliz por ter sua vida salva pela deusa, que botou ovos, os decorou e ofereceu a Eostre como forma de agradecimento.
Muito feliz, a deusa compartilhou os ovos com as crianças que ela tanto amava, e a partir desse momento, a lebre e os ovos foram associados como símbolos da deusa.
Então, sempre que a primavera chegava, as pessoas esculpiam lebres em madeira, decoravam ovos e os entregavam como forma de representar e honrar os poderes de Eostre.
Deusa Eostre e a páscoa
A celebração à Eostre, apesar de não envolver altares ou templos, sempre esteve muito forte na cultura pagã, principalmente por sua ligação à primavera, e o mesmo acontece com os seus símbolos:
- lebre/coelho: representando o recomeço, vitalidade e fertilidade (o coelho também é associado às deusas Hécate, Freya e Holda);
- ovo: símbolo de fertilidade e começo da vida.
Devido a essa força, a religião cristã incorporou as características dessa celebração para que não houvesse mais rituais pagãos (assim como foi feito com o Yule e o Natal).
E é por isso que Eostre ficou conhecida como deusa da páscoa, pois o coelho e o ovo são, até hoje, fortes símbolos da data.
O culto à Deusa
Apesar de ser uma deusa muito conhecida, nunca foi encontrado um altar ou estátua representando Eostre. Entretanto, alguns escritos e detalhes sobre as homenagens feitas à ela foram encontrados ao longo dos anos.
Além de ser celebrada no equinócio de primavera, as pessoas reverenciam a deusa Eostre para pedir:
- abundância;
- bênção para nascimentos;
- fertilidade;
- saúde para geração de uma criança;
- pureza;
- beleza.
Então, para que pudessem ter sua bênção e honrá-la, as pessoas ofereciam pratos com comidas brancas e que levavam coelho como um dos ingredientes.
Mas, mesmo com a incorporação dos símbolos de Eostre na religião católica, a figura da deusa ainda é reverenciada por seguidores da Wicca e do Sagrado feminino. Assim, ainda hoje existem pessoas que agradecem ou pedem as bênçãos da deusa da fertilidade.
Contudo, se você também quer que a Deusa Eostre te abençoe, pode se conectar com a energia dela com uma oração à deusa.
Oração a Deusa Eostre
‘Oh Grande mãe saxônica, deusa da alvorada e da luz crescente,
que seu amor e alegria irradiem em nós, por onde quer que passe.
Deusa do renascimento e da vida que se banha no orvalho,
traga a nós sua pureza, emoção e beleza.
Oh deusa da juventude, desperte em mim sua magia,
e que me venha tua plenitude em cada hora do meu dia.
Que sua energia brilhe e se mova com minha alma,
e em cada lua cheia, seu brilho e fascínio me acompanhem.
Deusa dos ovos da vida e da fertilidade,
que sua primavera também floresça na minha vida.
Aqui, com os ventos que sopram em minha direção,
eu abro meu coração e meu espírito,
para toda a harmonia e força de vida.
Que assim seja!’
Enfim, agora que você já conhece a deusa Eostre e a sua importância, pode aproveitar ainda mais as forças dessa divindade, principalmente se você quer que floresça um amor na sua vida. Converse com nossos especialistas e saiba o que o seu futuro revela sobre o amor!
Até a próxima!