Nesse post você conhecerá uma das mais populares deusas da mitologia grega: Gaia, a Deusa da Terra. Surgida a partir do Caos, Gaia é mãe de 12 titãs e 6 monstros, frutos de sua união com Urano, e é a personificação da Terra.
Significado de Gaia
Gaia, também chamada de Geia ou Gé (em grego: Gaía), na mitologia grega, é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa. A palavra Gaia significa Terra e, por isso, a Deusa Gaia está sempre relacionada à abundância, prosperidade, origem de tudo e ao amor infinito.
História da Deusa Gaia
Segundo o poeta Hesíodo, Gaia a deusa grega, é a própria Terra divinizada, a personificação do mundo e a base de todas as outras coisas que vieram depois do seu surgimento. Vinda do Caos, ela é a origem de tudo e transcende o tempo, por isso é considerada a Grande Mãe de toda a criação. Curiosamente, a própria Gaia é considerada como o caos antes da existência, o que nos faz entender que ela mesma se criou.
Assim como ela, outros Deuses, seus irmãos, são chamados de Primordiais. São eles:
- Nyx, a deusa da Noite;
- Érebo, Deus das trevas ou do vácuo;
- Eros, Deus do amor e, em outras versões, filho de Afrodite e Tártaro, Deus do mundo inferior.
Após surgir do nada, Gaia gerou sem fertilização, de forma espontânea, três filhos: Urano, Óreas, e Céu e Ponto. Gaia fez de seu Urano seu marido e dessa relação nasceram os 12 titãs: Têmis, Febe, Tétis, Mnemosine, Teia e Reia, do lado feminino; e Crio, Hiperião, Jápeto, Ceos, Oceano e Cronos, do lado masculino.
Além de Titeia, mãe dos Titãs, Gaia também é conhecida por ser a deusa protetora de nós, meros mortais. Sendo assim, Gaia é uma deusa ou titã?
Conheça a lenda de Gaia e Urano
A Lenda de Gaia e Urano está entre as mais fascinantes e horripilantes da mitologia grega.
Gaia e seu marido, que também é seu filho, são pais de 12 filhos e mais 6 monstros: três Ciclopes, Arges, Estéropes e Brontes, gigantes imortais com um olho no meio da testa, e três Hecatônquiros, Aigaion, Coto e Giges, gigantes de cem mãos e cinquenta cabeças. Urano julgou os seres pela aparência e tratou de aprisioná-los no ventre de Gaia, ou seja, nas entranhas da Terra.
Outra versão do mito diz que Urano enviava seus filhos para Tártaro, conhecido como Mundo Inferior ou Quintos dos Infernos. De qualquer forma, podemos deduzir que essas criaturas não conviviam com os demais seres e foram reclusos no interior da Terra. Fato que gerou uma pequena crise familiar.
Mãe e filhos passaram a odiar o pai, diante de tanta crueldade. Mas, mesmo temendo por ajuda, somente o último de seus filhos lhe atendeu: Cronos, o Titã do tempo, cujo deus romano equivalente é Saturno.
Nutrindo tanto ódio do marido, Gaia entregou a Cronos uma foice e pediu que o filho tomasse uma atitude e se vingasse das atrocidades de Urano. Com essa foice, Cronos castrou seu próprio pai aplicando um golpe certeiro.
O sangue que jorrava do ferimento caiu sobre Gaia, fertilizando-a mais uma vez. Dessa forma nasceram os Gigantes, seres colossais e indomáveis, além das Erínias, divindades que personificavam a vingança e as Melíades, as ninfas do freixo. Algumas gotas de sangue caíram no mar e, misturadas na espuma de uma onda, nasceu Afrodite, a deusa do amor e da beleza.
Diz a lenda que, após mutilar o pai, Cronos atirou a foice no mar e formou Ilha de Corfu, próxima à costa noroeste da Grécia e, de acordo com a Teogonia de Hesíodo, nesse momento que inicia-se o reinado de Cronos.
Símbolos da Deusa Gaia
Os principais símbolos de Gaia são o globo terrestre, a fartura, proveniente da Terra, além dos rios e florestas que nos dão os alimentos e insumos necessários. Além deles, a serpente também simboliza Gaia diante da renovação ao trocar de pele e proteger os grãos contra roedores. A serpente Píton, que habitava Delfos, é filha de Gaia.
- Conhece a história do Oráculo de Delfos?
Características da Deusa Gaia
- Animais: cobra
- Aromas: cedro
- Cores: verde, marrom e preto
- Dia da semana: sábado
- Símbolos: Globo Terrestre, feixe de trigo e pedra
Como cultuar a Deusa Gaia
Invoque a Deusa Gaia para atrair fertilidade, abundância, força, casamento, regeneração, fartura, prosperidade, riqueza, saúde, estrutura, base, solidificação e morte.
Feche os olhos e respire profundamente. Imagine que brotam raízes de seus pés que absorvem a energia da terra. Estabeleça sua conexão com Gaia e peça que ela esteja sempre disponível para trazer-lhe saúde, revigoração e transformação. Respire de forma profunda, novamente, e imagine que seus pés voltaram à forma original. Agradeça à Deusa Gaia pelas energias revigoradas e sinta a intensidade de suas ações sobre seu corpo.
Oração da Deusa Gaia
“Amada Mãe Terra Gaya,
Solo sagrado que nos acolhe,
louvamos e agradecemos por toda a vida gerada em todos os vossos reinos.
Hoje, depois de tantos ciclos, depois de tanto tempo…
Percebemos e sabemos o tamanho de vossa beleza,
a sacralidade de vossa pureza,
a magnitude de vossa grandeza;
a divindade de vossa natureza.
Nutridos e acolhidos em vosso amor divino,
Sabemos a simplicidade de nosso destino.
Perdoa-nos por todas as vezes que esquecemos a magnitude de vossa existência,
Por todas as vezes que deixamos de protegê-la, negando a tão sagrada consciência.
Terra sagrada das quatro estações, das oito visões, dos ciclos divinos que ensinam as grandes lições…
o tempo de semear, de cultivar, de crescer, de nutrir, de colher…
o tempo de mudar, de trocar, de partilhar, de deixar ir, de contemplar…
o tempo de ser, de viver, de saber, de morrer…
Terra sagrada dos ciclos da vida, Grande Mãe, tão amada e querida, Vos louvamos, vos agradecemos, Vos abençoamos e à vós prometemos:
Que vosso fogo incendeie nosso espírito;
Que vossas águas renovem nossos corações;
Que vossos ares libertem nossas mentes;
Que vossas terras nutram nossos corpos;
E assim seremos UM com vossa Presença!!!
E assim, sua alma será para sempre sentida e vivida dentro de nós,
E em unidade, honraremos a sabedoria e a vida que existe em Tudo. Na Terra, como no céu! Amém
Amada Gaya, recebei de nós, vossos filhos, a gratidão infinita.
Que possamos colocar no vosso sagrado coração todo o nosso imenso amor e todo o nosso absoluto reconhecimento.”
Deusa Gaia na Cultura Wicca
Na cultura Wicca e no Paganismo em geral, a Deusa Gaia nos ensina a viver em abundância, felizes, fartos e nutridos no amor, o contrário do que prega a maioria das outras religiões onde o foco é a culpa, escassez e sofrimento.
Você sabe o que é a Wicca? Assista ao vídeo abaixo em que Brendam Orin, tarólogo do Astrocentro e sacerdote Wiccanicano explica sobre essa religião baseada nas práticas pagãs da Europa.
Curiosidades
Na década de 1970 o britânico James E. Lovelock propôs, através de seus estudos, que o planeta Terra fosse considerado um superorganismo, em que tudo o que está inserido nele seja uma pequena parte de um todo. Essa ideia foi batizada de Hipótese Gaia, conhecida também por Teoria de Gaia, porque, na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos.
Mesmo tendo gerado controvérsia no meio científico, a hipótese de James nunca deixou de ser considerada.
Não é só a mitologia grega que é rica em histórias de deusas. Confira também:
- Saiba tudo sobre a Deusa Freya: história, simbologia e oração
- Quem é a Deusa Shakti? Conheça a Grande Mãe Divina e seu mantra
- Deusa Hator – Divindade egípcia do amor, da alegria e da beleza
Veja a lista de cursos que o Astrocentro disponibiliza para você absorver o que há de melhor e mais confiável no ramo esotérico.