Quando se procura sobre a Deusa Hera, encontra-se muitas informações de que ela era irmã e esposa do grande Zeus e uma mulher muito ciumenta. Mas, muitas vezes, esquecem de mencionar que Hera era uma mulher muito forte que teve que aturar muitas escapadas do seu marido deus dos deuses.
Não é a toa que a Rainha do Olimpo era a deusa grega do casamento, da fidelidade, da fertilidade, do parto, da maternidade, das mulheres casadas e das crianças. Apesar de tantas atribuição íntegras, a deusa também era considerada muito teimosa, orgulhosa e possessiva.
Quer saber mais sobre essa divindade que inspira fascínio? Continue por aqui para descobrir sobre a história da Deusa Hera e suas características. Você ainda aprende a oração de Hera para ter a bênção da deusa.
Aproveite e conheça a deusa Lakshmi: a força feminina e a prosperidade no hinduísmo.
Quem é a Deusa Hera?
Conhecida pelos romanos por Juno, Hera era nada mais, nada menos do que a Rainha do Paraíso, irmã e esposa do Deus Zeus, o todo poderoso do Olimpo. Além de tudo, a Deusa Hera era filha dos titãs Cronos e Réia.
De acordo com a mitologia grega, o romance entre Hera e Zeus começou quando, em um dia de muita chuva, o deus dos deuses se transformou em um pequeno pássaro cuco e encontrou abrigo entre os seios da jovem Hera.
Não precisou muito para que ela se apaixonasse por Zeus. Porém, o deus supremo precisou investir 300 dias de muita paquera para que a Hera aceitasse se casar com ele. Dessa maneira, ela se tornou a poderosa Deusa Hera Rainha do Olimpo.
No seu casamento, ela ganhou de presente de Gaia, a Mãe Terra, lindas maçãs de ouro. Como a Deusa gostou tanto da fruta, ela resolveu plantá-las no seu quintal. Foi assim que surgiu o Jardim Hespérides, famoso pelas suas maçãs douradas que eram fontes da eterna juventude.
A Deusa da maternidade carregou em seu ventre 6 filhos legítimos de Zeus:
- Hebe: deusa da juventude;
- Hefesto: deus do fogo;
- Ênio: deusa da guerra, destruidora de cidades;
- Ares: deus da guerra;
- Éris: deusa da discórdia;
- Ilitia: deusa do partos e das gestantes.
Por honrar pelo matrimônio, a Deusa Hera não aceitava os casos de infidelidade de Zeus com outras divindades do Olimpo. Sentindo-se humilhada, a deusa descontava sua raiva nas amantes e nos filhos bastardos de Zeus, já que não podia punir o deus supremo.
A única amante de Zeus que não foi castigada por Hera foi Maia, umas das 7 filhas plêiades (filha de Pleione e Atlas). Isso porque a deusa considerava a amante uma mulher muito bela e agradável.
Assim como Artémis e Atena, Hera também era uma deusa virgem. Porém, no caso da deusa do matrimônio, sua virgindade era renovada todos os anos quando ela se banhava na fonte Cânata, um local que ela considerava muito sagrado. Ao fazer isso, a Deusa Hera o ciclo menstrual com o ciclo lunar e o ciclo anual da vegetação.
A mulher Hera
A mulher que se identifica com o arquétipo da Deusa Hera possui uma beleza singular e firmeza de caráter. Por isso, ela sempre busca companheiros com quem poderá compartilhar seu status de sucesso, assim como seus valores.
Além disso, a pessoa regida por Hera é uma mulher tradicional que acredita que o matrimônio e formação de uma família são objetivos principais de sua vida. Desse modo, ela não suporto nada que atrapalhe esses planos como relações efêmeras e paixonites de carnaval.
Mas não se engane achando que a mulher Hera é aquela que se limita aos trabalhos domésticos e que se coloca abaixo dos homens. Pelo contrário, a Deusa Hera rege mulheres auto-confiantes, independentes, responsáveis e que alcançam um certo status social.
Sem falar que elas odeiam a infidelidade e, por causa disso, podem se tornar cruéis e vingativas quando se deparam com traições e mentiras. É importante lembrar que a coisa mais valiosa na vida da Deusa Hera era sua família e o mesmo acontece com as mulheres que se identificam com seu arquétipo.
Por causa disso, é mais comum ver mulheres mais maduras regidas pela deusa do que jovens. Além de serem mulheres ambiciosas e bem resolvidas que ocupam cargos de chefia.
Características da Deusa Hera
Fonte: Pinterest
A adoração a Deusa Hera era feita por mulheres que cultuavam o matrimônio e a maternidade, principalmente, quando estavam para dar à luz. Não é por menos que quando retratada em imagens, Hera segura em uma das mãos uma fruta romã, simbolizando a fertilidade.
Confira abaixo outras características marcantes da Deusa Hera:
- Símbolos: Pavão, cetro que ativa seu poder pessoal;
- Animal: Pavão, escorpião e vaca;
- Cor: Azul;
- Aroma: Lírio;
- Frutas e plantas: romã, salgueiro, maçã, mirra, lírio-florentino;
- Dia da semana: Quinta-feira;
- Mês: Junho;
- Signo: Escorpião;
- Chakra: Sacro;
- Pedras: Citrino, âmbar, lápiz lazuli;
- Incensos: Mirra, jasmin, rosa branca, lírio e patchouli.
Com a lista acima você tudo o que é necessário para celebrar a força e o poder da deusa. Aliás, os cultos à Hera acontecem no dia 19 de junho.
Que tal fazer um ritual de amor para apimentar o casamento? Assista o vídeo abaixo que o Astrocentro te mostra como fazer:
Oração a Deusa Hera
Se você está passando por dificuldades dentro de casa, aprenda a oração da Deusa Hera para encontrar conforto e calmaria no seu seio familiar.
Minha Mãe, Grande Hera
Senhora de toda a criação
Nutridora dos meus sonhos
Me abraça e me protege com seu manto azul
Me ilumina e faz brilhar meus talentos
Me faz ser a montanha antiga e alta
Me faz ser a natureza cíclica
Que eu tenha a doçura de um filhote
E a força de uma fêmea caçadora
Me abençoa corpo, mente e alma!
Conservadora e de um caráter inquestionável, Hera era uma deusa que honrava família e casamento. Se você também está interessada na vida surpreendente das Deusas, confira o livro “Todas as Deusas do Mundo”, do autor Claudiney Prieto.
Não deixe de conferir as fascinantes histórias de outras Deusas:
- História de Iansã – Conheça a história da deusa na mitologia
- Ticê: Conheça a história dessa Deusa brasileira
- Tudo sobre Iemanjá – Conheça melhor a deusa dos oceanos