A Deusa Ísis é a divindade egípcia da fertilidade, da maternidade, da cura, da magia e da família. Cultuada como a protetora da natureza e das mulheres, a Deusa Ísis foi uma figura respeitada não apenas no Egito Antigo, mas também na sociedade greco-romana.
Isso porque a sua popularidade alcançava tanto as classes mais oprimidas como escravos, artesãos e pescadores, quanto as camadas mais superiores como aristocratas, donzelas e governantes.
Quer saber por que a Deusa Ísis é tão admirada até hoje? Aqui, você encontra tudo sobre a história da Rainha das Deusas, seu mito, seu culto na Wicca e suas características principais.
Aproveite para conhecer a força ardente da Deusa Sekhmet e sua história.
Quem é a Deusa Ísis?
Foto: Pinterest
A Deusa Ísis é a divindade da mitologia egípcia mais poderosa e respeitada em diferentes culturas por reunir o poder das deusas mais importantes da Terra. Ou seja, a sua função era reinar o mundo da magia, da maternidade, da feminilidade, da cura e da proteção.
O nome Ísis foi uma herança da colonização grega, pois, na verdade, ela se chamava Aset, no Antigo Egito. O batismo se deu graças à popularidade do seu culto nas sociedades greco-romanas.
Aliás, historiadores afirmam que a imagem de Pietá (a Virgem Maria carregando Jesus no colo) na verdade é a Deusa Ísis no seu papel de protetora da família, da maternidade e da fertilidade.
Uma verdadeira feiticeira, Ísis também era chamada de deusa da magia por representar a maga mais influente do Universo. Isso se deve ao fato dela ter conseguido descobrir o nome secreto do Deus Rá. Por causa disso, ela passou a ter poder e influência sobre deuses e homens.
Sem distinção, a Deusa Ísis cuida de nobres e escravos, homens e mulheres, reis e súditos. Ou seja, ela atua como a mãe que zela por todas as suas crias, com a mesma solicitude e empenho. Além disso, Ísis também era conhecida como a deusa do nascimento e da morte por causa da história do seu mito.
Fique por aqui para conhecer mais sobre a história da Deusa Ísis e desvende a sua importância para a mitologia egípcia.
História de Ísis, a deusa do Egito
Ísis é filha de Nut e Geb, deuses primordiais do céu e da terra, respectivamente. Além dela, o casal teve Osíris (deus do além), Set (deus da guerra) e Néftis (deusa da morte). Para governar o mundo, os irmãos sagrados se juntaram em matrimônio. Com isso, Ísis casou-se com Osíris e Néftis, com Set.
O Deus Nut decidiu que o Deus Osíris se tornaria rei do Antigo Egito e, ao seu lado, Ísis se tornaria rainha. Porém, Set não ficou nada satisfeito com a decisão de seu pai e, por inveja, assassina Osíris, desmembrando o seu corpo e espalhando pela Terra.
Por causa da perda de seu amado, a Deusa Ísis se mergulhou em uma tristeza profunda, porém, ela não descansou até encontrar cada membro de seu esposo. Com a ajuda da sua irmã, a deusa Néftis, ela consegue remontar o corpo de Osíris e trazê-lo à vida.
No entanto, a força do amor e da determinação não eram suficientes para fazer com que Osíris vivesse para sempre ao lado de Ísis. Na verdade, o período em que ele voltou à vida foi usado para copular e dar à luz ao filho Hórus, o deus dos céus e dos vivos. A partir desse momento, Ísis garantiu a vida do seu amado apenas no submundo, no Tuat.
Por causa desse episódio de sua vida, ela também ficou conhecida como a protetora dos mortos e da passagem da alma para o além. Com isso, era ela quem nutria e protegia àqueles que deixavam a vida terrena e adentravam o submundo.
Deusa Ísis na Wicca
A Deusa Ísis é uma entidade muito respeitada e cultuada na Wicca por causa do seu domínio com a magia e do seu conhecimento de cura. Não é à toa que ela é conhecida como maga curandeira, ou curandeira divina, pois ela cuida não só das enfermidades do corpo como também da mente e do espírito.
Apesar de ser mais popular nos círculos femininos, as mulheres não são as únicas que cultuam a deusa. Os homens de classes mais baixas, que reconhecem a posição de exploração que ocupam, também a vêem como uma poderosa divindade.
Por promover o empoderamento feminino e a libertação do oprimido, as tradições greco-romanas passaram a reprimir o culto à Deusa Ísis. Porém, esse fato popularizou ainda mais a sua imagem, influenciando todas as classes sociais.
Na Wicca, a Deusa Ísis possui inúmeros títulos, dentre eles a de Senhora das Palavras, Embalsamadora, Guardião dos Mistérios e Senhora da Magia.
Invocação da Deusa Ísis na Wicca:
- Proteção de mulheres e crianças;
- Maternidade e fertilidade;
- Prosperidade e abundância;
- Cura física, emocional e espiritual;
- Amor e família;
- Magias e feitiços.
Se você se identificou com o poder desta deusa, não deixe de visitar o seu Altar Virtual do Astrocentro. Desse modo, você contará com uma ajuda extra na hora de realizar os seus pedidos à Rainha dos Deuses.
No vídeo abaixo, você aprende como fazer a oração de cura para a Deusa Ísis:
Características da Deusa Ísis
Quer saber qual animal representa a Deusa Ísis? A sua cor? O seu chakra correspondente? Então, confira as principais características da deusa e garanta mais poder para o seu ritual à Deusa Ísis.
- Nomes: Ast, Aset, Auset;
- Símbolos: Trono, disco solar, Sicômoro;
- Dia de culto: segunda-feira;
- Signo do zodíaco: Gêmeos e Câncer;
- Planeta: Vênus;
- Chakra: chakra sacro;
- Cor: lilás, azul, branca, rosa, verde e amarelo;
- Pedra: lápis lazuli,
- Animais: porca, vaca, escorpião e serpente.
Senhora da Magia e Rainha dos Deuses, Ísis é uma divindade que impressionou diferentes culturas pelo seu poder e generosidade, típicos de uma figura maternal. Conheça a história de outras grandes Deusas de diferentes culturas:
- Deusa Amaterasu – Desvende os mitos da deusa xintoísta do sol
- História, mito e curiosidades de Deméter, a deusa da agricultura
- Deusa Hera – Valorização do casamento, família e maternidade