Nut é a divindade egípcia que representa a imensidão do céu e todos os corpos celestes, assim como estrelas, planetas e galáxias. Por isso, a Deusa Nut também é conhecida como a Mãe dos Céus, recepcionando as almas das pessoas mortas do Antigo Egito.
Segundo a mitologia egípcia, no início de sua criação, Nut era considerada apenas a deusa do céu diurno. Porém, a sua importância cresceu tanto que ela passou a reger também o céu noturno. Ou seja, a Deusa Nut simboliza todos os corpos celestes que existiam entre o nascer e o pôr do sol, e a lua tomar o seu lugar.
Quem é a Deusa Nut?
Foto: Pinter15812est
A importância e significado da Deusa Nut se traduzem na potência do céu que abriga, acolhe, aquece, refresca e alimenta a civilização egípcia. Representando o firmamento, trovões eram vistos como o riso de Nut e a chuva, o seu choro.
De acordo com o seu mito, a Deusa Nut é filha de Tefnut (deusa das nuvens e da umidade) e de Shu (deus do ar), e irmã e esposa de Geb (deus da terra). Com ele, Nut viveu momentos de amor tórrido, abraçando-se tão forte que nenhuma molécula de ar era capaz de passar entre o casal.
Mas quem não gostou nem um pouco desse romance foi Shu que se transformou em vento para separar o céu da terra. Por isso, na sua imagem, ela é retratada como uma mulher arqueada e apenas suas mãos e pés tocam a terra.
No entanto, Shu teve essa ideia tarde demais: Nut já estava grávida de 4 filhos de Geb.
Filhos da Deusa Nut com o Deus Geb:
- Osíris: Deus do Julgamento;
- Ísis: Deusa da Fertilidade e da Magia;
- Néftis: Senhora da Casa;
- Seth: Deus do Caos e da Guerra.
Além de deusa do céu, Nut também era respeitada por ser a mãe das principais divindades do panteão egípcio. Sendo assim, a maternidade tornou-se uma característica importante da mitologia da Deusa Nut, dividindo o símbolo da vaca (representação da fertilidade) com a Deusa Hator.
Deusa do Céu
A Deusa Nut é representada com a imagem de uma mulher curvada com estrelas do Universo ao longo do seu corpo. Já suas mãos e seus pés tocam a terra, designado os 4 pontos cardeais.
Como Mãe do Céu, a mitologia egípcia acredita que Nut deu à luz às estrelas e planetas que nunca se separam dela, iluminando a abóbada celeste para sempre. Além disso, o Sol nascia em seu ventre (remetendo à maternidade), viajava pelo seu corpo e se punha em sua boca, ao entardecer.
Assim como o sol, a lua e as estrelas também viajam pelo seu corpo, nasciam em seu ventre e eram devoradas pela sua boca. Por causa desse ciclo eterno, a deusa do céu também era chamada de “porca devoradora de filhotes”. Mesmo com essa designação cruel, Nut era uma divindade muito admirada e respeitada pela sociedade egípcia.
Deusa da Morte
“Nut, minha divina mãe, estenda teus braços sobre mim, afastando as sombras e me protegendo enquanto brilharem no céu as imorredouras estrelas”. (Inscrição presente no túmulo de Tutankhamon).
A Deusa Nut também desempenhava um papel importante para os mortos. Isso porque, por estar ligada ao “nascimento” e a “morte”, ela também estava relacionada com o submundo, a ressurreição e a vida eterna. Por isso, além de deusa do céu, Nut era chamada de deusa da morte e do renascimento.
Desse modo, a Deusa Nut era muito apreciada como uma companheira dos mortos, aquela que os protegia durante a travessia para o submundo (o Duat). Não era raro as vezes que seus devotos pediam que sua imagem fosse pintada no interior dos sarcófagos como uma forma de garantir o renascimento.
Características da Deusa Nut
Foto: Pinterest
Frequentemente, vestindo a imensidão azul estrelada em seu corpo alongado, a Deusa Nut também pode ser representada na imagem de uma vaca com olhos de Sol e Lua, carregando em suas costas Rá, o Deus do Sol do Antigo Egito. Além disso, é possível vê-la retratada como uma porca que amamenta seus filhotes.
Características da Deusa Nut:
- Símbolos: Escadas de Osíris, estrelas, Ankh, sistro, chifres e vaso;
- Culto: Fertilidade, proteção, criação, maternidade e abundância;
- Elemento: Água;
- Dia: Segunda-feira;
- Pedras: Lapis lazuli, pérola dourada, turquesa e sodalita;
- Ervas: Sândalo, mirra, jasmim, rosas e crisântemos;
- Alimentos: Leite, água, chá de camomila, pão, bolos, doces e figos;
- Cores: Azul, prateado e dourado;
- Animais: Vaca, porca.
Ritual da Deusa Nut
Se você gostou tanto da história da deusa e quiser pedir por sua proteção, nós te ensinamos como fazer o ritual de Nut. Dessa maneira, você garante o poder do céu para eliminar da sua vida aquela sensação de que nada vai para frente.
Material:
- Vela azul;
- Incenso de mirra ou jasmim;
- Pétalas de rosas;
- Uma música de sua escolha.
Modo de preparo:
- Em uma noite estrelada, acenda a vela e o incenso, mentalizando o seu pedido à Deusa Nut;
- Depois, jogue as pétalas de rosa ao seu redor;
- Em seguida, coloque a sua música favorita para tocar e danse seguindo o fluxo da noite;
- Durante todo o tempo, não deixe de pedir a orientação de Nut;
- Quando sentir o poder dos céus, agradeça à deusa e vá dormir.
Atenção: faça este ritual apenas durante as Lua Crescente e Cheia para que o poder de Nut seja ainda mais forte.
Ficou interessada no poder das deusas e busca se aprofundar mais ainda nos rituais? Então, não deixe de marcar uma consulta online com um profissional do Astrocentro para aprender mais sobre o mundo místico.
A consulta pode ser realizada por chat, e-mail ou telefone. De qualquer maneira, você contará com uma grande variedade de místicos, astrólogos, tarólogos e médiuns, entre outros, que atuam com seriedade, discrição e compromisso.