O panteão dos deuses em suas respectivas mitologias é encantador. Sempre há alguma representação por trás de sua existência, e no caso de uma ligação sutil com o amor, nós temos a Deusa vênus.
Mas você deve estar se perguntando em qual mitologia ela pertence, não é mesmo?
Pois quando se trata de amor, a primeira deusa que nos vem à mente é a clássica Afrodite.
Contudo, parte das mitologias, especialmente em povos antigos, existem algumas equivalências de seus conceitos. E é sobre essa representação que iremos falar hoje.
Portanto fique por aqui até o final, e confira as curiosidades da deusa Vênus
A representação da beleza pela Deusa Vênus
As mitologias, especialmente a grega/romana, possuíam suas distribuições de imagem com base na necessidade de venerar por algo.
Assim como Zeus, era uma figura patriarcal e protetora, ou Dionísio que representava os festejos e o vinho. Existiam também os deuses que falavam com o íntimo das pessoas, por meio de sua:
- autoimagem;
- sentimentos;
- histórico.
Sendo assim, é impossível não nos conectarmos com a representação mais clara e direta do sentimento primordial humano…o amor.
E para falar sobre o amor, é indispensável falar sobre a beleza que o motiva, afinal de contas, o que os olhos não veem o coração não sente.
Logo, a beleza se torna uma esfera de dualidade na mitologia, onde os deuses como a Vênus levam seus devotos a adoração ao olhar para as coisas belas da vida, desde a beleza da natureza, paisagem e também pessoas.
Deusa Vênus na mitologia romana
A mitologia grega é um ícone de histórias e tragédias. Desde os teatros gregos até as escrituras, suas histórias renderam inspiração à literatura no geral para a criação de novos conteúdos.
Mas e se eu te disser que a mitologia romana não é tão diferente assim ?
Pois o que não faltam são personagens e deuses representados por uma certa equivalência. Onde cada personagem se assemelha (e muito) com o ícone da representação de uma outra mitologia.
No caso da Deusa vênus, os romanos acreditavam fortemente na sua ligação com as coisas belas da vida e com o amor. Pois onde quer que haja beleza, existe o “toque” de Vênus ali.
Portanto, a relação dos romanos com a beleza e com o amor chegava a ser cósmica. Como se o próprio universo(regido por Vênus) caminhasse rumo a direção do que nos encanta e o que nos apaixona.
Logo, beleza e paixão caminham juntas de maneira despretensiosa, com a justificativa de que os encantos simplesmente aconteciam por que era para acontecer. Algo muito próximo da relação cósmica que vemos na sinastria astral
E por falar em sinastria astral, a Deusa Vênus pode estar regendo a sua ligação com o amor por meio do seu mapa astral sem você saber, pois se quer entender melhor o alinhamento do amor, fale com um especialista em sinastria astral, e descubra se o amor está por perto.
O panteão romano
Decerto as múltiplas culturas que aproximam as mitologias falam muito sobre o povo de sua época.
Pois tudo é reflexo do credo e do contexto o qual as pessoas viviam, portanto, a mitologia romana(mesmo se parecendo muito com a grega) era interpretada como uma religião única. Onde cada um dos deuses tinha uma ligação cósmica com seus significados e a maneira com que eles pareciam aos olhos da humanidade.
Pois essa ligação cósmica era representada também aos nomes dos deuses, que derivam de nomes de planetas contidos em nosso sistema solar, como era o caso de:
- Júpiter – Figura de liberdade e poder sob seus pais;
- Juno – Irmã e esposa de Júpiter, protetora dos lares e das crianças;
- Vênus – Deusa da beleza e do amor;
- Marte – Deus da guerra e do combate;
- Netuno – Deus dos mares e profundezas;
- Plutão – Senhor do submundo.
Reparou como cada um desses deuses possui nomes de planetas?
Isso se dava porque os povos romanos acreditavam que os corpos celestes eram forças transmitidas nos céus pelos deuses. Onde, sempre que olhavam para os céus, eles viam algum “sinal” vindo deles.
Mas o que potencializava essa crença, era na verdade a relação íntima com a sensibilidade que as pessoas possuíam ao olhar para os astros e tentar interpretar o seu verdadeiro significado.
Sendo assim, para cada pessoa sensitiva existia a fome pela descoberta, isso é, decerto, um indício de que ela possui um poder extraordinário por trás de sua realidade.
E se você acredita que a sensibilidade é um dos seus dotes, saiba que existem pessoas dispostas a lhe ajudar a desenvolver este poder. Experimente uma consulta com um de nossos sensitivos, e veja como a intuição é uma verdadeira arma.
Vênus na mitologia grega
Falando mais sobre a equivalência dos deuses romanos, é claro a ligação que existem entre Afrodite da mitologia grega e a Deusa Vênus da mitologia romana.
Semelhantemente, ambas as deusas possuem um significado e uma representação quase idêntica, mas com algumas micro diferenças.
Como por exemplo:
Afrodite é fortemente ligada ao amor desesperador.Suas imagens e histórias remetem a perdição das pessoas ao se apaixonarem, como um espécie de maldição.
Enquanto que Vênus remete a uma ligação amorosa mais sutil, onde o amor é uma dádiva em consequência dos corações ardentes.
Logo, mesmo que ambas as deusas sejam muito parecidas, (a ponto de chamarmos Vênus na mitologia grega ao invés de Afrodite), ainda assim existe essa diferença. Onde o amor e o sexo se unem a sensualidade e a beleza, mas que ao mesmo tempo se contrastam em sua abordagem.
O banho de Vênus
O banho possui também o significado espiritual mitológico em diversas culturas.
Mas se tratando da Deusa Vênus, existe uma técnica especial que os romanos acreditavam que atraia o amor, e por meio do aroma, fazia com que a pessoa ficasse com um cheiro que despertava a :
- sensualidade;
- instintos sexuais;
- beleza.
Então, se deseja experimentar o banho de Vênus é só conferir!
Separe os ingredientes:
- pétalas de rosa;
- 3 paus de canela fresco;
- 6 cravos da índia;
- 1 colher de sopa de mel;
- cascas de uma maçã vermelha.
Leve os ingredientes numa panela com água (aproximadamente 1 litro basta)
Ferva tudo por 15 ou 20 minutos, após este tempo, escorra água com uma peneira e deixe a água fervida descansar até ficar morninha.
Vá tomar banho normalmente, e após se limpar, despeje a mistura morna do seu pescoço, permitindo que a água corra por todo o seu corpo.
E pronto! Seu corpo estará energizado com a força a atração e regido pela Deusa Vênus, mas não para por aí, pois se você quiser aprender novos banhos energéticos confira as dicas de um profissional em banho de ervas, com certeza ele irá te ajudar.
Por fim, nós desejamos que Deusa Vênus esteja sempre com você e que por meio de sua influência você esteja cheia de beleza e de amor.
Nos vemos na próxima até mais!