Já ouviu falar da Deusa Brigit? E da Santa Brígida? Sabe qual a relação entre elas e por que são tão admiradas dentro da mitologia nórdica e do cristianismo? Leia esse artigo e conheça Brigit, a Deusa Tríplice, protetora dos trabalhos rurais e a “maior fornecedora de cerveja” do século V.
Significado de Brigit
Brigit é um nome feminino, que surgiu na Irlanda, a partir da palavra gaélica brig, que significa força. Pode-se escrever, também, das seguintes formas: Brigid, Brighd, Bhrid, Brighid (pronuncia-se Breed), Brigantia, Brigandu, Bridget, Briid ou Brede. Contanto, algumas pessoas sugerem que seu nome significa alta e exaltada, ou, ainda, flecha flamejante.
O nome Brigit se tornou bastante popular na língua francesa, sob a variante gráfica Brigitte.
História da Deusa Brigit
A Deusa celta Brigit é filha de Dagda, o bom Deus e pai de todos, fato que a torna ainda mais agradável e adorada pelo povo. Chamada de Deusa Tríplice, a Deusa Brigit transmite poder, amor e proteção, além de estar relacionada às artes da cura, da forja e da poesia.
Deusa das fontes curadoras
Pelo fato de ser considerada a Deusa das fontes curadoras, existem diversas fontes de Brigit na Bretanha, cujas águas carregam a vibração ígnea, a base de rochas, além dos minerais e ainda podem ser consumidas por quem passar no local.
Deusa celta da lareira, da casa e da arte forja
Outra forma de se referir à Brigit é como a Deusa celta da lareira, da casa e da arte forja. Isso porque antigamente as lareiras eram consideradas o coração da casa, afinal, aqueciam, iluminavam e ajudavam no preparo dos alimentos. Contudo, uma casa poderia ser considerada como lar somente após o momento em que seus moradores acendessem uma chama para Brigit.
Deusa da Vaca Branca
Brigit também é conhecida como a Deusa da Vaca Branca porque era tratada como a senhora responsável pelo fornecimento e sustentação da vida. Por este motivo, geralmente é associada a uma mulher que tirava leite de vaca e vestia longas túnicas, feitas de lã de ovelha, outro dos seus animais divinizados.
Em meados de 453 dC, a Igreja Católica nomeou-a como Santa Brígida e passou a considerá-la a padroeira da agricultura e do gado, bem como a protetora da casa, contra o fogo e a calamidade.
- Da mesma forma que deuses da Mitologia e santos se convergem, entenda a ligação entre os santos católicos na Umbanda.
Lenda da Deusa Brigit
Brigit teve sua mitologia associada à Deusa do Sol, além de ser o melhor exemplo de “sobrevivência” durante a Era cristã. Após canonizada pelo catolicismo, a Deusa Brigit teve sua história ligada à de Jesus Cristo. Há relatos de que Santa Brígida foi a parteira da Virgem Maria, auxiliando no nascimento do Criador. Por este motivo, Santa Brígida também é invocada por mulheres em trabalho de parto.
Além de associarem Brigit ao fogo, a Deusa também é associada à água e à cura, de modo geral.
Suas vacas leiteiras produziam rios de leite e, por isso, proporcionam uma fonte inesgotável de alimentos. Há relatos de que com apenas uma medida de malte e a magia a seu favor, a Deusa Brigit acelerava a produção de cerveja, bebida muito apreciada e consumida pelos celtas.
Era só pedir que a Deusa mandava uma gelada. Já pensou? Adaptação de um dos milagres de Cristo, caso não tenha percebido, voltado para o povo celta.
Mas, não se engane. Brigit punia severamente aqueles que, por infelicidade, tentavam roubá-la. Geralmente a punição acontecia em forma de afogamento ou escaldamento.
Símbolos da Deusa Brigit
Seus principais símbolos são a cruz de Brigit, a chama sagrada, a haste e a roca de fiar, o triskle e seus sapatos de latão.
Invoque-a para obter fertilidade na terra, proteção, amor, cura, inspiração e harmonia no lar. Brigit também pode lhe ajudar com o aprendizado, a arte da adivinhação, além dos conhecimentos ocultos e para vencer os inimigos.
Como cultuar a Deusa Brigit
Guardiã do lar e da família, a Deusa Brigit oferece prosperidade no plantio e na colheita das sementes plantadas. Sugerimos que este ritual seja feito preferencialmente nas fases da Lua Crescente ou Lua Cheia. Dessa forma, seus pedidos não correm o risco de minguar.
Você vai precisar de
- 1 vela verde
- 1 vela vermelha
- 1 vela branca
- Leite
- Sementes
- Recipiente de metal
- Aprenda o significado das velas e potencialize seus rituais.
Acenda as velas e despeje o leite no recipiente de metal. Finalize jogando as sementes. Enquanto faz seus pedidos à Brigit, agradeça por sua luz que nunca deixa de brilhar, mesmo quando não conseguimos enxergar. Em seguida, vocalize:
“Brigid, Deusa Dourada.
Brigid, Senhora do fogo.
Brigid, Sol da humanidade,
Guiai-me hoje e sempre!”
Enterre as sementes e assim que os frutos começarem a brotar, lembre-se de agradecer.
- Faça um banho de descarrego antes de começar a oferenda.
A Deusa Brigit na Wicca
É válido dizer que a Deusa Brigit é a Deusa Tríplice na Wicca. Mesmo sem ser uma donzela, mãe ou anciã, o povo celta a venerava diante das suas qualidades que a aproximavam dessas “personas”.
No entanto, a história da Deusa Brigit contém semelhanças com as histórias de outras Deusas da antiguidade. Por exemplo, a importância que Brigit atribui à vaca, da mesma forma que a Deusa Ísis, além da sua inteligência e espírito guerreiro, muito próximos aos de Atena e Freya.
Você sabe o que é preciso para inicializar na Wicca? O sacerdote Brendan Orin responde no vídeo abaixo. Assista e tire suas dúvidas.
Características da Deusa Brigit
- Animais: vacas leiteiras, cobra, lobo e abutre
- Aromas: zimbro
- Cores: laranja, vermelho e verde
- Dia da semana: segunda-feira, terça-feira e sexta-feira
- Número: 19
- Símbolos: fogo, poesia, vaca, fontes de água
Curiosidades sobre a Deusa Brigit
Como dissemos anteriormente, Brigit também é conhecida como a Deusa da Forja. Segundo o dicionário Aurélio, forja é o “estabelecimento industrial onde se transforma o ferro em aço”, martelando a altas temperaturas e obtendo diferentes formas. Ou seja, é a oficina do ferreiro.
Dizem que, com a forja, Brigit é responsável pela construção do primeiro apito, possibilitando chamar a atenção de alguém, mesmo durante a noite.
De acordo com a mitologia irlandesa, Brigite seria o nome da deusa do fogo, da poesia e da sabedoria.
Em inglês “bride”, uma das grafias do seu nome, quer dizer noiva. Por isso, Brigit é a deusa que os noivos honram quando optam pelo casamento. E aí, o que achou da Deusa Brigit? Se você gostou desse texto, que tal conhecer também as Deusas gregas e tudo o que elas podem nos ensinar? Boa leitura!