Para os hindus, existe um único deus universal conhecido como Ser Supremo ou Brahman. Existem diversos Deuses no hinduísmo também tem vários deuses e deusas, conhecidos como deva e devi, que representam um ou mais aspectos de Brahman.
Em primeiro lugar entre os muitos deuses e deusas hindus estão a Sagrada Tríade de Brahma, Vishnu e Shiva, o criador, sustentador e destruidor de mundos (nessa ordem). Às vezes, os três podem aparecer na forma de um avatar, personificado por um deus ou deusa hindu. Mas os mais populares desses deuses e deusas são divindades importantes por si mesmas.
Os principais deuses do Hinduísmo
Confira agora quais sãos os principais deuses do Hinduísmo e sua história:
Ganesha
O filho de Shiva e Parvati, o deus elefante barrigudo Ganesha é o senhor do sucesso, conhecimento e riqueza. Ganesha é adorado por todas as seitas do hinduísmo, tornando-o talvez o mais importante dos deuses hindus. Ele é tipicamente retratado cavalgando um rato, que auxilia a divindade na remoção das barreiras para o sucesso, seja qual for o esforço.
Shiva
Shiva representa a morte e a dissolução, destruindo mundos para que sejam recriados por Brahma. É um dos deuses do hinduísmo considerado o mestre da dança e da regeneração. Uma das divindades da Trindade Hindu, Shiva é conhecido por muitos nomes, incluindo Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Vishwanath e Bhole Nath. Quando ele não é representado em sua forma humana de pele azul, Shiva é frequentemente descrito como um símbolo fálico chamado Shiva Lingam.
Krishna
Um dos deuses do hinduísmo mais amados, Krishna de pele azul é a divindade do amor e da compaixão. Ele é freqüentemente representado com uma flauta, que usa por seus poderes sedutores. Krishna é o personagem central na escritura hindu “Bhagavad Gita”, bem como um avatar de Vishnu, o sustentador da Trindade Hindu. Krishna é amplamente reverenciado entre os hindus e seus seguidores são conhecidos como Vaishnavas.
Rama
Rama É um dos deuses do hinduísmo da verdade e da virtude e outro avatar de Vishnu . Ele é considerado a personificação perfeita da humanidade: mentalmente, espiritualmente e fisicamente. Ao contrário de outros deuses e deusas hindus, acredita-se amplamente que Rama é uma figura histórica real cujas façanhas formam o grande épico hindu “Ramayana”. Os fiéis hindus o celebram durante o Diwali, o festival da luz.
Hanuman
Hanuman é um dos deuses do hinduísmo com rosto de macaco é adorado como um símbolo de força física, perseverança, serviço e devoção acadêmica. Este divino primata ajudou o Senhor Rama em sua batalha contra as forças do mal, descritas no antigo poema épico indiano “Ramayana”. Em tempos de dificuldade, é comum entre os hindus entoar o nome de Hanuman ou cantar seu hino. Os templos de Hanuman estão entre os santuários públicos mais comuns encontrados na Índia.
Vishnu
A divindade amante da paz da Trindade Hindu, Vishnu é o preservador ou sustentador da vida . Ele representa os princípios de ordem, retidão e verdade. Sua consorte é Lakshmi, a deusa da domesticidade e prosperidade. Os fiéis hindus que oram a Vishnu, chamados Vaishnavas, acreditam que, em tempos de desordem, Vishnu emergirá de sua transcendência para restaurar a paz e a ordem na terra.
Lakshmi
Lakshmi é um nome que vem da palavra sânscrita Lakṣya , ou seja, uma meta ou objetivo. Ela é a deusa da riqueza e da prosperidade, tanto material quanto espiritual. Lakshmi é retratada como uma mulher de quatro braços de pele dourada, segurando um botão de lótus enquanto se senta ou fica de pé sobre uma enorme flor de lótus. A divindade da beleza, pureza e domesticidade, a imagem de Lakshmi é freqüentemente encontrada nas casas dos fiéis.
Durga
Durga é a deusa mãe e ela representa os poderes ígneos dos deuses. Ela é a protetora dos justos e destruidora do mal, geralmente retratada como montando um leão e carregando armas em seus muitos braços.
Kali
Também conhecida como a deusa das trevas, aparece como uma mulher feroz de quatro braços, sua pele azul ou negra. Ela está em cima de seu marido Shiva, que se deita calmamente sob seus pés. Encharcada de sangue, com a língua de fora, Kali é a deusa da morte e representa a marcha incessante do tempo em direção ao dia do Juízo Final.
Saraswati
É a deusa do conhecimento, arte e música. Ela representa o fluxo livre de consciência. Filha de Shiva e Durga, Saraswati é a mãe dos Vedas. Cantos para ela, chamados de Saraswati Vandana, geralmente começam e terminam com lições sobre como Saraswati concede aos seres humanos os poderes da fala e da sabedoria.