Dentro da mitologia grega existem muitos personagens fictícios que fazem parte dos mitos e das lendas. Entre os mais importantes estão os deuses do Olimpo – os quais o povo grego reverenciavam, por tamanha devoção e apego. Mas por acaso, você sabe quem são eles e porque são tão importantes para a história grega? Veja a seguir.
Quem são os deuses do Olimpo?
Formados por um grupo de 12 deuses, viviam no topo do monte Olimpo. Um palácio imenso de cristal, belíssimo e que, por ser tão alto, ultrapassava até mesmo o céu. Os deuses do olimpo, também conhecidos como dodecateão, viviam em uma condição especial em função dos seus amplos poderes físicos e mentais sobre os humanos. É válido ressaltar que a sociedade grega era politeísta, permitindo-se acreditar em mais de um deus.
Você sabe quais são os deuses do Olimpo?
Zeus – Era o principal deus, líder e governante do Olimpo. Seu poder era manifestado através de relâmpagos e tempestades, sempre indicando a sua insatisfação com alguma situação específica.
A sua supremacia nasceu após ele conseguir aprisionar Cronos no abismo das trevas. Mas não podemos deixar de citar, o fato de possuir uma atração especial pelas mulheres, fato que fez com que tivesse diversos casos e filhos.
Poseidon – Também conhecido por Netuno (para o romanos) pertence à mesma família de Zeus, sendo seu irmão mais velho. Ele é o grande deus dentro do oceano, possuindo grandes poderes sobre os mares. Quando irritado, seria capaz de provocar tsunamis e terremotos. Assim como seu irmão, o governante do grupo dos deuses de olimpo, Poseidon também foi muito mulherengo e teve diversos casos.
Hera – Esposa de Zeus e grande rainha do Olimpo. É considerada por muitos como a forma de se entender a união entre homens e mulheres, tida como o símbolo do matrimônio. Em função do feito mulherengo do marido, passou a ter atitudes vingativas com as amantes de Zeus.
Atena – Filha de Zeus, é considerada a deusa da estratégia, principalmente, quando o assunto é lidar com guerras – considerada sua especialidade. E apesar de tamanha beleza, jamais se casou ou foi fã de casos. Hoje, no território grega, há a cidade de Atenas – nomeada assim, com o intuito de homenagear a deusa.
Afrodite – Era tida como símbolo do amor. Foi considerada a mais bonita das deusas, causando grande interesse dos demais deuses do Olimpo. Para evitar problemas, Zeus a obrigou a casar com Hefesto – tido como mais feio dos deuses.
Apolo – Deus da luz e das melodias. Era um dos mais belos deuses, mas também bastante vaidoso. Foi assim que se encarnou como sol, com o objetivo de afastar olhares humanos sobre o seu rosto.
Ares – Filho de Zeus e Hera, Ares era o deus da guerra. Tinha prazer em ver o sofrimento dos outros e causava sentimentos negativos em humanos que ficassem próximos dele.
Hefesto – Considerado o mais feio dos deuses do Olimpo. Sua mãe, Hera, tentou jogá-lo do palácio de cristal. Ele foi casado com Afrodite e especializou-se em arquitetura. Forjou diversos itens importantes dentro da mitologia grega como o raio de Zeus (seu pai) e o Tridente de Poseidon.
Dionísio – Era o deus das festas, da farra e do vinho. Sua aparência física era a mais semelhante aos mortais entre todos os deuses do Olimpo. Em sua homenagem, os gregos faziam festas com vinhos e bacanais.
Artêmis – Deusa da caça e da vida selvagem. Renunciou aos homens para praticar suas atividades, jurando ser eternamente virgem. Possuía um arco e flecha muito bonito e feito de prata.
Hermes – Filho de Zeus em um dos seus casos, Hermes era considerado o mensageiro dos deuses. Também protegia viajantes e comerciantes dos perigos impostos por outros seres de má fé.
Deméter – Por fim, a deusa Deméter era considerada como símbolo da agricultura. Teve diversos casos e filhos. Protegia as colheitas, plantas, flores e as estações do ano.
Agora que você já conheceu os 12 deuses do olimpo, aproveite e leia também:
- Mitologia indígena brasileira
- História dos deuses gregos
- Principais mitos gregos
- O que é mitologia? Descubra