Santa Ana e São Joaquim são pais de Maria e avós de Jesus Cristo, eles ficaram conhecidos pela sua fé inabalável e por sua linda história de vida de como eles lutaram por sua família.
A trajetória de vida deles é um grande exemplo de fé e de superação e por isso é tão importante para o cristianismo, pois é considerado um dos maiores milagres que já aconteceu e o início de tudo. Por isso, atualmente é comemorado o dia de Santa Ana e São Joaquim.
Quem foi Santa Ana e São Joaquim ?
Ana era israelita, filha do sacerdote Mathan e Joaquim, habitava em Jerusalém e era conhecido por ser um homem muito piedoso e rico.
Os dois eram casados e muito apaixonados. Porém, não tinham filhos. Isso era uma grande tristeza para o casal pois naquela época descobriram que ambos eram estéreis.
As pessoas consideravam que isso era uma espécie de maldição para o casal, por conta de seus pecados.
Por outro lado, a fé deles era inabalável. Mesmo com a idade avançada, eles nunca deixaram de acreditar que um dia teriam um filho. Sempre pediam a Deus e acreditavam que o milagre um dia aconteceria.
Depois de muitos anos, de muita fé e oração, eles foram abençoados e Ana finalmente engravidou. Uma menina linda e saudável que foi batizada como Maria nasceu, Maria futuramente se tornaria a mãe de Jesus.
A chegada de Maria foi considerada um milagre e teve muita comemoração e amor.
Aos três anos Maria, foi levada ao Templo para se consagrar e viveu lá até seu noivado com José. Ao longo de todos os anos, foi criada com os ensinamentos da fé e sempre foi muito devota.
Dia de Santa Ana e São Joaquim
A história de Santa Ana e São Joaquim é um grande marco por ser considerado um dos milagres mais bonitos que existem.
Além disso, eles são considerados responsáveis pela salvação da humanidade. Já que são pais de Maria, mãe de Jesus.
Por conta disso, no século XX o Papa Paulo VI, decidiu que era preciso homenagear os pais de Maria. Por serem avós de Jesus Cristo e pelo milagre que foi darem a luz para uma criança mesmo depois de serem considerados inférteis.
Então, o dia 26 de julho foi considerado o dia de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. Abaixo, uma das orações para o dia de Santa Ana e São Joaquim:
Senhora Sant’Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo.
Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo.
Alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar a casa do Pai.
Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Curiosidades do dia de Santa Ana e São Joaquim
Agora que já sabemos a importância do dia de Santa Ana e São Joaquim, vamos te contar algumas curiosidades sobre a data.
São Joaquim se retirou por 40 dias no deserto
A história diz que um sacerdote não quis aceitar a oferta de São Joaquim por ele ser um senhor de idade e ainda não ter filhos, como se fosse amaldiçoado.
São Joaquim, arrasado com a atitude do sacerdote, passou 40 dias no deserto jejuando e rezando porque ele achava que ele não conseguia ter filhos por conta de seus pecados.
Então ele passou os 40 dias pedindo a Deus para que ele fosse abençoado com um filho, já que era o seu maior desejo.
Um anjo disse a Santa Ana que ela ficaria grávida
“Ana, o Senhor escutou tua oração: conceberás e darás à luz a uma filha santíssima, diante de cuja presença todos se ajoelharão e bendirão porque trará a salvação ao mundo; seu nome será Maria”.
Essa foi a mensagem que a Santa Ana recebeu enquanto seu marido estava no deserto jejuando e ela estava orando por ele e pela sua família. Dias depois, quando São Joaquim retornou para casa, eles foram abençoados com a presença de Maria.
Santa Ana: Padroeira das mulheres casadas, especialmente as grávidas.
Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres casadas, mas principalmente das grávidas, por conta da sua história com Maria.
Muitas mulheres fazem orações para ela quando querem engravidar e para conseguirem um parto tranquilo e rápido ou para abençoar seus casamentos.
Além disso, ela também é protetora das viúvas, dos navegantes e marceneiros.
Dias dos Avós
Além de ser comemorado o dia de Santa Ana e São Joaquim, dia 26 de julho também é comemorado o dia dos avós no Brasil e em Portugal.
Durante essa data algumas pessoas fazem homenagens aos seus avós, os presenteiam e celebram.
É uma data muito especial tanto para quem é cristão ou não, afinal, os nossos avós são as pessoas que carregam a essência da nossa família. Por isso é tão importante sempre que possível demonstrar seu carinho e amor por eles.
A importância da família
O dia de Santa Ana e São Joaquim nos faz refletir sobre como devemos lutar pela nossa família e que no final sempre vai valer a pena. Por isso, lembre-se:
Não deixe de demonstrar amor por quem você ama e lutar pela sua família, o amor é a base de tudo.
Agora que conversamos um pouco sobre o dia de Santa Ana e São Joaquim, conheça um pouco mais do Astrocentro e nossas consultas.