Muito cultuado no Brasil e na Itália, o dia de São Francisco de Assis, também conhecido como protetor dos animais, é comemorado em 4 de outubro. Contudo, mesmo que muitas pessoas peçam sua ajuda em relação aos seus bichinhos, nem todas conhecem sua história.
Mas e você, sabe a história de São Francisco de Assis?
Então venha comigo e saiba mais sobre a vida desse santo tão importante e que ama os animais.
A origem do dia de São Francisco de Assis
Muitos não sabem, mas São Francisco de Assis, protetor dos animais, não começou sua vida na humildade em que terminou (ou que seu nome não era Francisco).
Então, nascido na Itália, em 5 de julho de 1182, Giovanni di Pietro di Bernardoni (Francisco de Assis) era filho de um mercador de tecidos muito rico e conhecido da cidade de Assis.
Quando Giovanni nasceu, seu pai estava na França em uma viagem de negócios, então ele foi batizado por sua mãe. Mas com o retorno de seu pai, ele foi batizado novamente, porém com o nome Francesco, que significa francês.
Eventualmente Francesco ou Francisco (mais tarde São Francisco protetor dos animais) cresceu, foi para a escola Episcopal, e lá aprendeu:
- leitura;
- escrita;
- contabilidade.
Naquela época o foco do ensino era para ajudar no enriquecimento da família. Entretanto, não era isso que ele queria para o seu futuro, pois Francesco não se via atrás de um balcão vendendo tecidos pelo resto de sua vida.
Porém, se assim como Francisco, você também tem outros planos para sua vida, saiba que as cartas de Tarot são uma ótima ferramenta para guiar seus passos. Converse com nossos especialistas e saiba como!
Dia de São Francisco de Assis: uma mudança de vida
Então, entre o ano de 1197 e 1202, Assis passou por uma revolta dos comerciantes devido à troca de governantes. Por isso, Francisco participou de várias lutas, porém foi preso, e retornou a Assis aproximadamente um ano depois.
Sendo assim, decidido a mudar de vida, ele resolveu aproveitar dos privilégios que o dinheiro trazia, mas não demorou muito para mudar o rumo de sua vida novamente.
Por fim, em busca de algo mais sério, ele tentou a vida de cavaleiro em outros lugares, porém percebeu quanta injustiça havia no mundo.
“Por que uns tem tanto e outros tem tão pouco?”,
E foi com essa indagação, e indignação, que Francisco voltou para sua cidade.
A história de São Francisco: de volta a Assis
Então, de volta a Assis, Francisco rezava em uma capela quando ouviu as palavras de Deus, pedindo que ele restaurasse sua morada. Imaginando se tratar da capela, Francisco de Assis vendeu vários tecidos de seu pai e usou o dinheiro para reformar a capela da cidade.
Eventualmente, já com a capela restaurada, Francisco compreendeu as palavras que lhe foram ditas. Ele precisava restaurar a igreja com seu significado, fazer com que os ensinamentos de Jesus não fossem esquecidos. Principalmente depois de uma época tão turbulenta.
Assim, determinado em sua missão, Francisco de Assis abdicou de sua antiga vida e começou a se dedicar aos ensinamentos espirituais. E em pouco tempo, ele já estava dando sermões, e por consequência, a cada dia mais pessoas iam ouvi-lo falar.
Além disso, por ser sensitivo, Francisco tinha um jeito especial de conversar com as pessoas, deixando-as quase em um transe com sua aura e oratória tão especiais.
E se você também busca orientação espiritual assim como as pessoas que visitavam São Francisco, temos vários sensitivos que podem te ajudar. Descubra agora o que a espiritualidade guarda para sua vida!
Ordem e peregrinação
Como muitas pessoas estavam dispostas a formar uma nova ordem religiosa para Francisco, ele pediu autorização ao papa para fundar uma irmandade mendicante. Assim, eles fariam a peregrinação compartilhando a palavra de Deus somente em troca de comida e água.
Entretanto, o pedido demorou quase 10 anos para ser aprovado, e somente em 1209 é que a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis surgiu.
Então, em 1215 o papa reconheceu a Ordem dos irmãos Menores de Assis, que conhecemos hoje como Ordem Franciscana. E com o apoio do cardeal Ugolino, o grupo foi dividido, para que metade deles pudesse peregrinar pelo mundo disseminando a palavra de Deus.
Mas os missionários enfrentaram a ira de infiéis e pessoas que não concordavam com a religião cristã, e acabaram perdendo algumas pessoas. De fato, o próprio Francisco foi preso na Terra Santa, e como meio de provar a grandiosidade de sua fé, andou em brasa quente, para só então ser libertado.
A volta para casa
Depois de 5 anos, os missionários voltaram para a Itália, porém o que Francisco encontrou era bem diferente do lugar que deixou. Os fiéis da Irmandade que ficaram com o cardeal Ugolino queriam uma reforma no modo de vida, pois acreditavam que o voto de pobreza já não era tão bom para eles.
Porém, Francisco ainda acreditava que eles deveriam viver na castidade e a única coisa que deveria ser compartilhada era a pobreza, pois só assim é que teriam a humildade que Jesus pregava.
Um grande desfecho: A história do dia de São Francisco
As regras que antes faziam parte da Ordem Franciscana foram questionadas pelos discípulos, e então, o papa fez com que elas fossem menos restritas, principalmente no que diz respeito aos bens materiais. E foi assim que a ordem franciscana perdeu muitos dos seus valores iniciais.
Assim, no ano de 1224, Francisco estava muito doente, e, decepcionado com o decorrer das coisas, renunciou à direção da irmandade que carregava o seu nome. E devido à sua doença ele teve que diminuir suas atividades, se afastando dos discípulos e vivendo em maior contato com a natureza.
Seja como for, dizem que, quando ele estava na floresta, pássaros pousavam em seus ombros, e os peixes pulavam dos lagos para que ele pudesse se alimentar. Afinal, este era um dos motivos que o chamavam de São Francisco protetor dos animais.
Mas um dia, em suas orações na montanha, Francisco recebeu a visita de um serafim, e quando ele foi embora, Francisco tinha sangue nos pés e nas mãos, como as chagas de Jesus.
Ainda muito doente, Francisco pediu que fosse levado de volta à Assis, para que pudesse descansar em sua cidade de origem.
A santificação do homem
De volta a Assis, Francisco recebeu o cuidado de alguns de seus apóstolos, mas faleceu no dia 3 de outubro de 1226, aos 44 anos. E é por esta data que se comemora o dia de São Francisco de Assis.
Dois anos após a sua morte ele foi canonizado pelo papa Gregório IX, e em 1256 foi inaugurada a igreja de São Francisco de Assis, na cidade de Assis, onde ele nasceu e morreu.
Apesar do sofrimento, a história do dia de São Francisco de Assis é emocionante, e também a prova de que um homem santo caminhou na terra com sua convicção e fé inabaláveis.
Enfim, essa é a história do dia de São Francisco de Assis, que carrega muitas lições e rituais dedicados às suas pregações. E se você também quer aprender essas orações para honrar São Francisco, converse com os nossos especialistas. Temos vários profissionais prontos para te ajudar!
Até a próxima!