Muitos devotos reverenciam o Dia de São Paulo todos os anos. Esse Santo que, junto a São Pedro, seguiu os planos de Cristo e deu início à Igreja Católica. Mas, você sabe por que esse é um dia tão importante no calendário litúrgico? Descubra agora a importância e as características dessa comemoração.
O Dia de São Paulo e sua importância
Para entender a importância do Dia de São Paulo, é preciso conhecer um pouco mais da vida desse apóstolo que foi um dos mais atuantes na pregação das ideias de Jesus Cristo.
São Paulo é um dos maiores exemplos de como a vontade de Deus age pelos caminhos mais inacreditáveis. Transformou um homem convicto de suas ideias primeiras em um dos apóstolos mais dedicados. Conheça um pouco mais de sua história a seguir.
Da incredulidade à sua conversão ao cristianismo
O Dia de São Paulo nos faz lembrar de toda provação que este santo precisou passar para enxergar o caminho da luz. Nascido na região onde atualmente é a Turquia, Paulo (seu nome hebreu era Saulo) cresceu numa família abastada.
Como costume da época, o futuro apóstolo recebeu sua educação religiosa numa sinagoga, e logo aprendeu um ofício, tornou-se tecelão.
Para se aprofundar nos ensinamentos hebraicos, foi enviado ainda na adolescência para Jerusalém. Lá ele seria preparado para se tornar um rabino (líder dos cultos judaicos). Após concluir esses estudos, retornou à sua terra natal para continuar o trabalho com sua família. Dividiu-se entre o papel de sacerdote e tecelão e, por certo tempo, manteve essa postura.
Nesse período, cruzou com muitos discípulos de Cristo, e era veemente contra a mensagem. Não acreditava que Jesus era o real messias que todos os hebreus aguardavam. Porém, isso mudou. Durante uma viagem a Damasco teve uma visão que lhe deixou cego por três dias. Uma mensagem do Cristo que pedia para ele cessar com as constantes críticas, que parasse de atacá-lo e também aos seus seguidores.
Enquanto durou o período de cegueira continuou na cidade e, em suas orações para recuperar a visão, recebeu outra mensagem de Jesus. Dessa vez, seu futuro mestre lhe dizia para aguardar em Damasco que logo teria uma revelação. Isso para ele era um baque “como podia ser atingindo pelo tal Jesus?”. É aí que ele se torna o maior exemplo do amor de Cristo: é curado da cegueira.
Ananias, um dos primeiros seguidores de Cristo, foi ao encontro do ainda não convertido Paulo. Ao colocar a mão na cabeça do incrédulo, Ananias conseguiu lhe devolver a visão e ali nascia um novo apóstolo. São Paulo, dali por diante, peregrinou por várias cidades levando a mensagem cristã.
Todas as reflexões de São Paulo são apresentadas no Novo Testamento em suas epístolas (lições dos apóstolos), que ao todo são sete:
- Epístola aos Romanos;
- Primeira epístola aos Coríntios;
- Segunda epístola aos Coríntios;
- Epístola aos Gálatas;
- Epístola aos Filipenses;
- Primeira Epístola aos Tessalonicenses;
- Epístola a Filêmon.
São Paulo viveu até o ano 67. Depois de longa jornada, enfrentando maus tratos e prisões. Seguiu para levar a mensagem ao coração do Império Romano. A perseguição dos incrédulos não cessou. Paulo foi preso e condenado à morte. Mas, o legado já estava plantado. As palavras do dele já estavam lançadas, e o cristianismo havia sido estabelecido, e um santo nasceria.
O Dia de São Paulo no Brasil
No Brasil, as celebrações ao Apóstolo Paulo seguem o calendário litúrgico católico: 29 de junho é o Dia de São Paulo. É no mesmo dia de São Pedro. A igreja convida seu rebanho para refletir sobre o trabalho desses dois santos cristãos. Eles que tiveram experiências distintas com os ensinamentos do Messias, mas no fim foram essenciais para levar a palavra adiante.
Em muitas cidades do interior brasileiro, acendem-se fogueiras para celebrar os santos. Vinculada as festas juninas, a data ganha significado importante na tradição dos santos e na consolidação da fé de seus devotos.
No Dia de São Paulo a sua oração é parte importante do rito, essa prece diz:
“Oh, Santo cheio de graça, que mesmo tendo perseguido a Igreja por muitos anos se tornou, pela graça divina, o mais zeloso dos apóstolos de Cristo designado a levar seus ensinamentos.
Querido São Paulo, fostes abençoado com a misericórdia do nosso amado Senhor Deus, tanto que em Terra vivestes várias provações, como apedrejamentos, prisões, açoites, naufrágios e todo tipo de perseguição.
Ah, Santo querido, obtenhas graças para nós, a graça de trabalhar sem desistência na divulgação da Palavra, dá-nos graça de convencer nosso próximo de nossa fé, inspira-nos com suas epístolas sagradas e, acima de tudo, jamais nos deixe cair nas armadilhas que querem derrubar a nossa fé.
Amém.”
A importância de São Paulo para o cristianismo é enorme, não dúvidas. De sua incredulidade nasceu um dos mais vigorosos defensores das mensagens cristãs. Por isso, o Dia de São Paulo é tão importante para a Igreja Católica e seus devotos. É a mostra que a força de Deus realmente transforma as pessoas.
Agora que você já sabe tudo sobre o Dia de São Paulo, confira também:
- A história do Santo que batizou Jesus – Tudo sobre São João
- Dia de São Roque – Saiba quem foi São Roque e sua relevância
- Poderosa oração de Santo Agostinho para ter revelações