A primeira vez que Emmanuel apareceu para Chico Xavier foi em 10 de julho de 1927, na fazenda de sua mãe. Ele ouviu a voz dele e, em seguida, vislumbrou um jovem majestoso, com vestes brilhantes de sacerdote.
- Está mesmo disposto a trabalhar na mediunidade?
- Sim, se os bons espíritos não me abandonarem.
- Você não será desamparado, mas para isso é preciso que trabalhe, estude e se esforce no bem.
- O senhor acha que estou em condições de aceitar o compromisso?
- Perfeitamente, desde que respeite os três pontos básicos para o serviço.
- Qual o primeiro ponto?
- Disciplina.
- E o segundo?
- Disciplina.
- E o terceiro?
- Disciplina, é claro. Temos algo a realizar. Trinta livros para começar.”
(famoso diálogo que deu início a uma parceria espiritual que rendeu mais de 110 livros de autoria de Emmanuel, psicografados por Chico Xavier)
O legado de Emmanuel e Chico Xavier
E assim começou a jornada espiritual que rendeu mais de 400 obras psicografadas com muita disciplina, mesmo em momentos de dificuldade física, tudo em prol de levar a sabedoria e a luz do espiritismo para a posteridade.
Emmanuel preferia se reunir apenas com Chico que aparecer em materializações para todos. Ele dizia: “Amigos, a materialização é fenômeno que pode deslumbrar alguns companheiros e até beneficiá-los com a cura física. Mas o livro é chuva que fertiliza lavouras imensas, alcançando milhões de almas. Rogo aos amigos a suspensão destas reuniões a partir desse momento.”
Chico Xavier teve sua companhia por toda a vida até desencarnar com 92 anos. Uma vez, em entrevista, ele afirmou: “Emmanuel tem sido para mim um verdadeiro pai na Vida Espiritual, pelo carinho com que me tolera as falhas e pela bondade com que repete as lições que devo aprender.”
Será que existiu algum elo espiritual entre Chico Xavier e Emannuel?
Alguns estudiosos do espiritismo acreditam que Chico Xavier e Emmanuel foram parentes de sangue em encarnações passadas, por isso sua conexão anímica foi tão poderosa.
No livro “Há dois mil anos”, Emmanuel descreve uma de suas encarnações como sendo o senador romano Públio Lentulos, na época que Jesus Cristo habitava a Terra, e cogita-se que Chico possa ter sido sua filha, chamada Flávia.
Porém, essa é apenas uma hipótese, e nada foi confirmado até hoje. Mas, certamente sem o amor e companheirismo de Emmanuel, Chico Xavier não teria nos deixado um legado tão bonito de esperança e paz.
Leia também:
- Doutrina espírita
- Guias espirituais são mentores e conselheiros no caminho da evolução espiritual
- A psicografia: conheça melhor o mais famoso dos dons mediúnicos