O espiritismo foi codificado por Allan Kardec em 1857, na França. É uma doutrina revelada por espíritos superiores através de médiuns. Vamos falar a respeito do espiritismo por Chico Xavier, o mais famosos médium brasileiro.
Mas, afinal, em quais aspectos Chico Xavier contribui para a doutrina espírita? Ele é um seguidor de Allan Kardec? De que tratam seus livros?
Responder essas perguntas é simples! Sem dúvida, Chico Xavier é um seguidor de Allan Kardec, uma vez que foi o primeiro espírita que conseguiu escrever com tamanha maestria.
Juntamente com os espíritos de luz Emmanuel e André Luiz, ele deixou como herança mais de 400 livros com ensinamentos da doutrina espírita, de amor e esperança.
Conheça os princípios básicos do espiritismo por Chico Xavier
- Existência de Deus
Para o espiritismo, Deus existe, sendo a origem e o fim de tudo! Durante a parceria, Emmanuel pediu a Chico Xavier que seguisse os ensinamentos de Jesus Cristo e Allan Kardec, e assim foi.
- Imortalidade da alma
Como espíritos, já existíamos antes de nascer e continuaremos a existir depois da morte física, apenas migrando para o plano espiritual.
Definições: Quando o espírito está na vida do corpo, dizemos que ele está encarnado, quando nasce que reencarnou, e quando morre que desencarnou.
- Reencarnação
A alma avança pela natureza até adquirir a evolução espiritual necessária para ter capacidade de escolher entre o bem e o mal. Assim, ela pode se aperfeiçoar tornando-se cada vez melhor e mais perfeita, pelo seu próprio esforço. Essa evolução só é possível encarnando e reencarnando no mundo, por várias vezes, para adquirir mais conhecimento, através de múltiplas experiências de vida.
- Esquecimento do passado
Não nos lembrarmos de nossas vidas passadas é um presente de Deus, porque se lembrássemos do que fizemos de mal ou dos sofrimentos que passamos, íamos sucumbir na própria dor. Às vezes, quem nos feriu no passado pode reencarnar como irmão, pai ou amigo, pessoas que estão próximas justamente para pedir reconciliação.
Portanto, a reencarnação é uma forma de reparação e uma oportunidade de devotar nossos esforços pelo bem dos outros, apressando nossa própria evolução espiritual.
Agora que falamos sobre a Doutrina Espírita e sobre o espiritismo por Chico Xavier, veja outras abordagens: