Todos nós acordamos pela manhã, tomamos café, trabalhamos, estudamos… Ou seja, passamos o dia investindo em diversos tipos de evoluções, com a espiritualidade não é diferente, é preciso estudar, trabalhar, se conhecer para poder alcançar a evolução espiritual na prática.
A ideia de evolução espiritual se relaciona ao conceito filosófico de que tanto a natureza quanto os seres humanos estão em constante evolução e que é preciso buscar a ascensão espiritual e ela se relaciona a alguns conceitos pré-estabelecidos socialmente.
Dentro desta ampla definição, as teorias da evolução espiritual na prática são muito diversas. Eles podem ser cosmológicos (descrevendo a existência em geral), pessoais (descrevendo o desenvolvimento de um indivíduo) ou ambos.
Eles podem ser holísticos (sustentando que realidades superiores emergem e não são redutíveis às inferiores), idealistas (sustentando que a realidade é principalmente mental ou espiritual) ou não-dual (sustentando que não há distinção final entre realidade mental e física). Pode-se considerar todos eles como teleológicos em maior ou menor grau.
Evolução espiritual na prática: múltiplos questionamentos
A questão da criação espontânea versus inteligência ainda não foi resolvida. Não temos uma compreensão clara de como a vida surgiu neste planeta. Quais foram as substâncias iniciais, catalisadores e condições de reações químicas?
Se tivermos a visão de que Deus criou o mundo, devemos justificar o surgimento de novas variantes e espécies.
Se tivermos a visão de que Deus continua a criar formas de vida, é importante encontrar a assinatura energética de Deus.
Se tivermos a visão de que Deus não existe, então precisamos fornecer uma explicação para as diferenças fundamentais únicas entre os vivos e os não vivos.
Mas, independentemente disso, estamos aqui e precisamos evoluir. Como alcançar a evolução espiritual?
Evolução espiritual: o despertar
Um despertar espiritual é a dissolução da ilusão de que você está separado da natureza e de todas as coisas que te cercam.
Nesta profunda experiência de dissolução, é possível reestruturar as energias das começando pelo ego. Um despertar espiritual é realizado em todo o seu corpo, coração, mente e alma, mas assim que isso irrompeu, você será forçada a ver o quão limitada tem sido em tantos aspectos.
Aquela luz brilhando nas profundezas de nós nos faz uma pergunta poderosa: “Agora que sabemos a verdade, vamos limpar nossa casa ou vamos tentar ignorar nossas ilusões, dores e equívocos?”
Da perspectiva da mente, um despertar espiritual oferece a você uma compreensão mais clara do que é real e do que é ilusório. Você percebe muitas das coisas que são inventadas.
O despertar inicial pode não ser surpreendente para todos. Pode ser mais gradual à medida que o indivíduo começa a ver como aderiu a um determinado modo de vida, decidiu que algumas coisas eram importantes e outras não, e assim por diante.
Os fundamentos da vida também se tornam muito simples à medida que o foco se move organicamente em direção a coisas como amor incondicional, verdade e integridade para com os outros. Mas, ao despertar, também significa desistir e abandonar toneladas de falsas crenças e ilusões sobre quem você pensava ser e o que pensava que a vida deveria ser.
É assim que a mente muitas vezes vê uma evolução espiritual na prática. Lembre-se de que o despertar afetará tudo – seu coração, corpo e energia sutil. Esteja ciente de que compreender intelectualmente uma realização espiritual durante o despertar é apenas o começo de incorporá-la.
Depois do despertar
O despertar é apenas o começo da evolução espiritual na prática. É a luz se acendendo na casa para que você possa ver tudo como ela é. Agora vem a necessidade de limpar, curar e expandir seu espaço. Tudo isso vem em uma onda de energia inteligente.
Às vezes, pode parecer tão forte que o ego inconsciente que pode estar se apegando vai sentir que tudo está “acontecendo com você”. Se você não sente que escolheu essa transformação espiritual radical agora é um momento para escolher conscientemente o que já está acontecendo em sua vida.
Em geral, alguns sinais reais de despertar espiritual são:
- Amor incondicional
- Ser capaz de ver claramente o que é real
- Perda de desejo ou necessidade de qualquer coisa externa para completar você / totalidade como você já é
- Uma profunda sensação de calma, paz ou serenidade
- Uma energia permanente que o move de forma inteligente e contínua
A evolução espiritual tem um começo, que é o despertar, mas não tem um fim. É um processo que deve ser realizado diariamente e eternamente para poder alcançar altos graus de serenidade e equilíbrio.
Agora que você já sabe como alcançar a evolução espiritual na prática, conheça o curso Vida Livre do Astrocentro.
Ele ensina como se soltar as amarras da vida e, através da constelação familiar, te ensina a superar todos os problemas com muita liberdade.
Se você acha que merece muito mais do que já tem, esse é o curso certo para você. Confira: