O momento de lockdown pode nos trazer diversas sensações ruins, o receio da pandemia, questões relacionadas ao trabalho, a vida financeira, vontade de sair de casa e de viver o mundo do lado de fora, acompanham este momento. Mas como essa é a hora de não sair, o que fazer em casa na quarentena?
Feng Shui
Feng Shui é uma técnica milenar chinesa sobre como arrumar a casa para atrair boas energias e harmonia. A tradução literal do termo é “vento-água” e assim como a água parada atrai doenças, pela estagnação, assim funcionam os ambientes.
Uma dica do que fazer em casa na quarentena é, justamente, essa organização da casa de acordo com as regras dessa técnica. Afinal de contas, o uso correto das cores, a disposição dos cômodos e questões simples do dia-a-dia podem ajudar a transformar a sua vida.
Como o Feng Shui pode beneficiar a sua vida?
Por meio do ambiente desperto, não estagnado e com as energias em movimento, é possível alterar emoções, sentimentos e situações que são desejadas para cada espaço da casa.
Então, é possível ter mais criatividade, concentração e prosperidade no ambiente escolhido para estudar e trabalhar; ter paz e energias recuperadas em quartos e locais de repouso; socializar, ter alegria e felicidade em partes da casa destinadas a receber os amigos.
O que fazer em casa na quarentena: arrume a sua casa
Arrumar a casa é algo que fazemos automaticamente e todos os dias. Só que alguns pedaços da casa acabam sendo espaços para o acúmulo de coisas e uma certa baguncinha.
Limpe tudo o que não é essencial, principalmente das superfícies. Lave e seque todas as coisas que estão presentes nos seus móveis. O restante deve ficar sempre guardado.
Dentro dos armários, despensa e outros locais, analise se você tem algo que não é essencial e jogue fora ou faça uma doação.
Limpe o chão de forma muito profunda, você pode utilizar alguma essência ou óleo para purificar a casa. A dica? Coloque uma pitadinha de sal na água do balde de limpeza.
Cultive plantas e ervas
Outra ideia interessante é montar uma horta, fazer um jardim vertical de ervas e flores e cuidar para que fiquem fortes e cresçam.
O prazer de poder comer aquilo que foi plantado por você, bem como o ato de descarregar a energia na terra te ajudará a manter o equilíbrio.
Sálvia, Espada de São Jorge e cactos
Dentre as ideias do que fazer em casa na quarentena, podemos incluir algumas ervas e plantas específicas.
O cansaço, a energia baixa e o estresse fazem com que a gente atraia energias ruins para dentro de casa, por isso, manter o bem-estar e equilíbrio é fundamental.
Os cactos, por exemplo, têm a capacidade de atrair a energia negativa, afastam a inveja, o mau olhado, melhoraram o nosso astral e protegem o nosso lar. Como eles armazenam água em seu cause são conhecidos por absorverem as energias negativas de todos os ambientes em que estão.
Já a espada de São Jorge também é conhecida por seu poder contra a inveja, além disso, ele tem a capacidade biológica de promover a purificação de elementos tóxicos deixando o ar mais leve.
A sálvia é capaz de remover as energias associadas ao estresse, depressão e energias negativas. Ela é antibacteriana, antifúngica, anti-séptica, antiespasmódica, adstringente, carminativo, diurético, hipoglicemiante e tem efeitos estrogênicos.
O que fazer em casa na quarentena: meditação
A rotina de meditação pode ser essencial para que você consiga se equilibrar. Por meio dessa prática você pode harmonizar as suas vibrações e também consegue melhorar as energias da casa.
Visualize que você passa por todos os cômodos e derrama sobre eles as luzes e cores relacionadas aos seus objetivos para aquele local.
Utilize a meditação como uma forma de se conectar com o espírito da casa e como uma maneira de você manter a limpeza e o equilíbrio energéticos.
Desconecte-se para conectar
Uma das coisas que você deveria fazer é o detox de redes sociais e de telas. É fundamental que você saiba viver sem esses aparatos tecnológicos e que possa se conectar à natureza, mesmo que seja a natureza por uma perspectiva interior.
Os tempos de quarentena nos deixam cada vez mais focados na internet, nas conexões virtuais e nesse mundo digital. Tire um tempo para se concentrar nos seus pensamentos e objetivos.
Rituais de proteção com cristais
A nossa casa é o ambiente mais importante e deve estar sempre protegido para preservar as nossas energias, as pessoas que amamos e também os nosso bens materiais.
Uma boa dica do que fazer em casa na quarentena pode incluir um ritual de proteção com cristais.
Material necessário:
– 1 tigela com água e sal
– 1 cristal de turmalina negra para os cantos de cada cômodo
Coloque os cristais de turmalina negra imersos na água com sal e deixe assim por 3 dias. Então, pegue cada um dos cristais e os coloque dentro das duas mãos e sopre enquanto visualiza toda a sua casa protegida de pessoas, espíritos e energias negativas.
Coloque as mãos em cima de todos os cristais e repita as seguintes palavras:
– Eu protejo a minha casa. Eu protejo o meu lar.
Que todas as energias negativas que possam me atrapalhar sejam lançadas para longe. Que dentro desse espaço sagrado permaneçam somente as energias de amor, luz, proteção, prosperidade e de tudo aquilo que for bom para mim e para a minha família.
Que nenhuma pessoa seja capaz de romper as barreiras de proteção que estão sendo lançadas aqui.
E que cada um desses cristais trabalhe como um catalisador e guardião que se manterão despertos incansavelmente para que o meu lar esteja sempre protegido.
Que assim seja!
Como proteger a casa com a cromoterapia?
A cromoterapia é um tipo de tratamento que utiliza as ondas e vibrações emitidas pelas cores. As cores são capazes de atuar nas células do corpo melhorando o equilíbrio da mente e cada uma delas possuí uma função terapêutica diferente.
Veja o significado de cada cor e como elas podem te auxiliar:
Vermelho: O vermelho está associado ao fogo e é capaz de aumentar a energia vital, as energias dos ambientes e também a adrenalina. Na cromoterapia, o vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração, ativar a circulação sanguínea e trazer coragem e transformação.
Laranja: O laranja é tem o poder de aumentar a autoestima, dar disposição e levar ao sucesso. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão, tristezas em geral e tratamentos de pessoas com problemas relacionados à mente e ao psicológico.
Amarelo: O amarelo estimula o sucesso, o intelecto e a inteligência. Por ser uma cor relacionada ao elemento ar, ele empresta os dons desse elemento, como a criatividade e a melhorara o humor. Na cromoterapia ela pode ser usada por pessoas quietas e introvertidas que queiram ter um bom relacionamento interpessoal.
Azul: A cor azul está relacionada à água e possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Também traz com ela o dom do amor incondicional, do equilíbrio e da paz. Por isso, na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.
Verde: O verde está relacionado à Terra que é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. Essa cor possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental. Além disso, ajuda a estimular a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas.