O Festival das Lanternas é muito famoso na Ásia, principalmente na China e na Tailândia. Por isso, todos os anos muitas pessoas visitam esses países e fazem parte desse evento.
Contudo, existe um significado muito especial por trás das luzes. Então, hoje vamos ver o que é o Festival das Lanternas e qual é a história por trás dele.
Nesse texto você vai ver:
- Quando é o Festival das Lanternas: Os festivais mais famosos são os que acontecem na Tailândia e na China, cada um acontece em uma data diferente. O festival tailandês costuma acontecer em novembro e o chinês em fevereiro;
- Qual a origem do festival: apesar de acontecerem em datas diferentes, ambos festivais tem origem no budismo, igualmente, os dois são marcados pelo calendário lunar;
- Festival das Lanternas na China: o festival da China acontece no décimo quinto dia do primeiro mês lunar. Ele costuma ser celebrado juntamente com o Ano Novo Chinês;
- Festival das Lanternas na Tailândia: o Festival das Lanternas da Tailândia acontece na lua cheia do décimo segundo mês lunar, e é dividido em dois dias. O primeiro é a celebração do Yi Peng, onde as lanternas são colocadas para flutuar no céu, e o segundo é o Loi Krathong, onde pequenos barcos com velas e incensos são colocados nos rios.
Quando é comemorado o Festival das Lanternas
Atualmente os mais famosos são o Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia, e o Festival das Lanternas na China. Contudo, mesmo que os festivais sejam parecidos, eles são comemorados em datas diferentes.
Apesar dos dois países terem suas comemorações de acordo com o calendário lunar e com base na religião budista, na China o festival acontece no primeiro mês lunar, enquanto na Tailândia, ele acontece no décimo segundo.
Além disso, cada país tem uma história por traz do festival e suas maneiras de comemorá-lo, mas sempre com um significado espiritual.
Inclusive, muitas pessoas fazem limpezas espirituais antes das comemorações. Contudo, você pode fazer essa limpeza no conforto do seu lar com as melhores simpatias. Converse com nossos profissionais e saiba como.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses festivais de luz.
A origem das luzes
Tanto o Festival Das Lanternas da Tailândia quanto os da China, possuem sua base religiosa no budismo, contudo, cada um tem a sua história.
Na China o hábito de acender as lanternas era algo que os monges faziam nos templos, como uma maneira de reverenciar Buda. Por isso, o imperador Han Mingdi, por defender arduamente o budismo, decretou que todas as pessoas fizessem o mesmo em suas casas.
Então, com o tempo, esse hábito foi ficando cada vez mais forte, ganhando a proporção e grandiosidade que é o festival atual.
Enquanto isso, na Tailândia, algumas regiões tinham esse hábito desde o século XIX. De acordo com a cultura tailandesa, existiu um pássaro que voou até Buda carregando uma vela.
Assim, a partir disso, as pessoas começaram a acender as lanternas para representá-lo e como uma forma de pedir que Buda fosse libertado do seu sofrimento mundano.
Festival das Lanternas na China
O Festival das Lanternas chinês normalmente é o primeiro a acontecer, pois ele ocorre sempre no décimo quinto dia do primeiro mês lunar, entretanto, por acompanhar o ciclo da lua, ele costuma acontecer em dias diferentes.
Por exemplo, nesse ano de 2023 o Festival das Lanternas da China aconteceu dia 05 de fevereiro, já no ano passado ele foi comemorado no dia 15 do mesmo mês.
Apesar de ser uma grande celebração, o Festival das Lanternas faz parte de uma comemoração maior ainda, que é a chegada da Primavera na China e o início do Ano Novo Chinês. Sendo assim, além das famosas lanternas também há apresentações com:
- danças;
- acrobacias;
- fogos de artifício;
- música com tambores tradicionais.
Além disso, outra coisa muito comum é o bolinho doce de arroz, e de acordo com a tradição, ao comê-lo durante o festival você atrairá boa sorte no ano que está entrando.
O significado das luzes na comemoração chinesa
De acordo com a tradição, as pessoas começaram a acender as lanternas como uma maneira de honrar Buda. Contudo, conforme o tempo foi passando, assim como o festival, as lanternas foram ganhando um significado mais forte.
Dessa forma, atualmente, além de ser uma maneira de honrar as tradições budistas, as lanternas significam a luz que vai iluminar os caminhos das pessoas ao longo do ano.
Entretanto, para que essa luz se mantenha em seu caminho, você precisa manter o seu coração puro e ter boas atitudes durante o ano, caso contrário, os pedidos de coisas boas não se concretizarão.
Para manter seus corações puros, muitas pessoas fazem meditações e orações. Entretanto, se você tem dúvidas em relação a que caminho seguir, pode se orientar com o Baralho Cigano. Veja como as cartas te ajudam com os nossos especialistas.
Taiwan Lantern Festival: o Festival das Lanternas da Tailândia
O Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia, é provavelmente o mais conhecido. Contudo, apesar de também seguir o calendário lunar, o festival tailandês acontece sempre na lua cheia do décimo segundo mês lunar. Com isso suas datas podem variar entre os dias do mês de novembro.
Por exemplo, esse ano será nos dias 27 e 28 de novembro, e no ano de 2022 foi nos dias 08 e 09 do mesmo mês.
Mas o Taiwan Lantern Festival, ou Festival das Lanternas da Tailândia, é dividido em duas partes:
- Yi Peng ou Yee Peng;
- Loi Krathong.
Apesar de serem sinônimos, cada um desses eventos acontece em um dia, e seu significado é bem parecido. Então, vamos conhecê-los.
O que é Yi Peng
A primeira parte do Festival das Lanternas acontece com Yi Peng, que é quando as pessoas lançam os balões artesanais, ou seja, as lanternas. Assim como o festival chinês, aqui as lanternas representam um pedido de coisas boas, contudo, elas também significam as coisas ruins que estão sendo deixadas para trás.
Além do lançamento das luzes, nessa primeira parte do festival as pessoas costumam:
- decorar suas casas:
- enfeitar templos;
- fazer apresentações de danças típicas e desfiles.
Agora vamos ao segundo dia deste festival.
O que é o Loi Krathong
Assim como Yi Peng, essa parte do festival também envolve luzes, porém, elas não estão no céu. A palavra Loi significa flutuar, já krathong é um tipo de cesta feita com folhas de bananeira, muito parecida com um pequeno barco.
Então, no segundo dia do Festival das Lanternas, as pessoas soltam esses barquinhos nos rios como uma oferenda à deusa da água Pra Mae Khongkha. Nessa oferenda eles costumam colocar:
- flores exóticas;
- velas;
- incensos.
Contudo, enquanto o primeiro dia do festival é feito para se livrar das coisas ruins do ano e fazer pedidos de energias positivas, o segundo dia é usado para pedir perdão.
Como grande parte da economia é feita por meio da agricultura, essas oferendas à deusa são feitas para pedir perdão pelo uso da água e pela poluição causada.
Mesmo sendo uma tradição de muitos anos, o Festival das Lanternas sempre reúne muitas pessoas, inclusive turistas. Sendo assim, tanto na China quanto na Tailândia, se você quiser presencial qualquer um deles, deve se programar primeiro.
Devido à grande quantidade de pessoas, muitos reservam hotéis e viagens com antecedência para que possam fazer parte dessa tradição. Além disso, algumas das atrações dos festivais são pagas, pois a quantidade de pessoas para participar precisa ser limitada.
Então, para fazer parte dessa tradição, não deixe para o acaso.
Enfim, espero que você tenha compreendido um pouco mais sobre o que é o Festival das Lanternas. E não se esqueça que você também pode fazer os seus pedidos de energias positivas se conectado com você mesma e com a espiritualidade. Então, converse com nossos especialistas e saiba como o Tarot te ajuda nessa conexão.
Até a próxima!