Mesmo o hinduísmo não tendo uma comunidade muito forte aqui no Brasil, muitas pessoas já tiveram contato com Lord Ganesha, o deus hindu que vence obstáculos e atrai a prosperidade.
Sabe aquele elefantinho em cima da geladeira com a cabeça voltada para a porta de entrada? Sim, essa é uma das representações de Ganesha. Mas ele nem sempre é representado assim.
É provável que você o conheça em um formato mais tradicional, de um homem gorduchinho com cabeça de elefante. Cheio de simbologias, Ganesha representa muitas coisas.
Vamos conhecer um pouco mais da sua história. Confira!
As lendas de Lord Ganesha
A lenda do nascimento de Ganesha
Segundo as antigas escrituras, Parvati estava festejando e dançando com Shiva quando notou que estava coberta de poeira e barro. Ela decide banhar-se, entretanto, antes de começar os ritos de limpeza, Parvati remove todo o barro e poeira, dando a forma de um menino.
Ela fica encantada e, então, lhe concede a vida. Aí nasce Ganesha, um lindo menino que logo recebeu a ordem de ficar de guarda enquanto sua mãe, Parvati, se banhava.
Pouco tempo depois, Shiva aparece e estranha a presença de um menino. Ao se aproximar, foi interrompido por Ganesha, que não reconheceu o pai. Shiva, enfurecido pela petulância e desconfiando que fosse um mendigo a espionar a esposa, arranca a cabeça de Ganesha, mas não antes de lutar com ele.
Ao sair do banho, Parvati encontra a cena desoladora: Ganesha decapitado por Shiva. Enfurecida, chateada e magoada, Parvati disse que iria destruir os céus e a Terra. Envergonhado da ação e querendo aliviar a dor da esposa, Shiva ordenou que seus ajudantes deveriam trazer a cabeça do primeiro ser vivo que estivesse dormindo.
Sendo assim, os ajudantes trouxeram uma cabeça de elefante. Imediatamente, Shiva a coloca sobre o pescoço de Ganesha, que volta a vida
A lenda do motivo de Lord Ganesha ser representado com uma de suas presas na mão
Quando o filósofo Vyasadeva foi inspirado pela primeira vez a escrever o épico indiano O Mahabharata, ele pediu a Ganesha, que é famoso por ter uma memória afiada e um intelecto sutil, para ser seu escriba.
Ganesha concordou, mas o fez sob uma condição: que Vyasadeva ditasse o relato inteiro sem parar nem uma vez. Vyasadeva concordou, mas não antes de apresentar sua própria condição: que Ganesha só poderia escrever uma estrofe depois de compreender completamente sua essência.
Ganesha aceitou e começou a escrever. Entretanto, a pena que estava usando começou a falhar. A fim de evitar que o relato fosse interrompido, Lord Ganesha quebrou sua própria presa para usar como meio de escrita.
Assim, Vyasadeva continuou a recitar e sempre que desejava dar uma pausa para retomar o fôlego, dava uma cláusula particularmente complexa que exigiria que Ganesha fizesse uma pausa para entender completamente seu significado.
Outra lenda que também marca a origem da presa quebrada é de que Shiva decidiu dormir para descansar e pediu a Ganesha para protegê-lo. Um orgulhoso guerreiro brâmane chamado Parashuram veio visitar Shiva, mas foi impedido de acordá-lo por Ganesha.
Parashuram ficou furioso por não conseguir falar com Shiva e lutou com Ganesha. No meio da briga, Parashuram arremessou seu afiado machado em direção à cabeça de Ganesha, que o parou com sua presa que acabou sendo danificada.
A lenda da cobra amarrada na cintura de Ganesha
Reza a lenda que em um de seus aniversários, Ganesha saiu batendo de porta em porta para recolher oferendas, que em sua maioria eram ladoos (bolinhas de farinha de grão de bico tostado com amêndoas e açúcar) e pudins.
Após recolher muitas oferendas, Ganesha voltava para casa montado em seu rato (sim, o meio de transporte dele era um pequeno ratinho) quando um acidente aconteceu. Uma cobra atravessou o caminho dos dois e o rato se assustou, recuando e derrubando Ganesha no meio da estrada.
Ao cair, a barriga de Ganesha se abre, esparramando todos os doces. Temendo ferir o sentimento daqueles que o presentearam, Lord Ganesha recolheu todos os doces da estrada e colocou de volta em sua barriga. Para evitar que se abrisse novamente, ele pegou a cobra e a amarrou em volta da cintura.
Sendo assim, seguiram seu caminho sem mais incidentes.
A simbologia por trás das representações de Ganesha
Esse querido e cultuado deus é cheio de simbologias. Vamos entender mais o que ele representa.
Cabeça de elefante: A enorme cabeça do elefante significa sabedoria e conhecimento. Os elefantes não contornam obstáculos, tão pouco são parados por eles. Eles apenas os removem e seguem em frente, significando facilidade. Então, quando Lord Ganesha é adorado, essas qualidades dentro de nós são acesas e são assumidas.
Barriga avantajada: generosidade, prosperidade e total aceitação. Por isso é conhecido como um deus da prosperidade
Possuir apenas uma das presas: significa unidirecionalidade.
Rato como meio de transporte: o rato corta e mordisca as cordas que prendem. O rato é como o mantra que pode cortar camadas e camadas de ignorância, levando ao conhecimento supremo representado por Ganesha.
Mão erguida de Ganesha: representa proteção e significa “Não temas, estou contigo”, e sua mão abaixada, palma voltada para fora, significa doação sem fim, bem como um convite para se curvar.
Cobra acima da cabeça ou amarrada na cintura: representa o kundalini. Kundalini é um antigo termo em sânscrito que significa “enrolado por uma serpente” e está relacionado à expansão da consciência.
Quer saber mais sobre os deuses do panteão hinduísta?
Gostou da história do Lord Ganesha? Separamos para você algumas matérias para complementar a sua leitura.
- Conheça o Hinduísmo
- Deusas do Sagrado Feminino – As 5 Energias da Mãe
- Conheça os principais Deuses do Hinduísmo
- Conheça a deusa Lakshmi: a força feminina e a prosperidade no hinduísmo
- Quem é a Deusa Shakti? Conheça a Grande Mãe Divina e seu mantra
- Conheça mais sobre o Gayatri mantra – A Luz para a mente
Um grande beijo e até a próxima! ✨