O hinduísmo é a principal religião mundial originada no subcontinente indiano, compreendendo variados sistemas de filosofia, crença e ritual.
Embora o nome Hinduísmo seja relativamente novo, tendo sido cunhado por escritores britânicos nas primeiras décadas do século 19, ele se refere a uma rica tradição cumulativa de textos e práticas. Alguns dos quais, datam do segundo milênio AC ou possivelmente antes.
Se a civilização do vale do Indo (3º – 2º milênio AC) foi a fonte mais antiga dessas tradições, como sustentam alguns estudiosos, então o Hinduísmo é a religião viva mais antiga na Terra.
É muito sagrado textos em sânscrito e línguas vernáculas serviram como um veículo para espalhar a religião para outras partes do mundo, embora o ritual e as artes visuais e performáticas também tenham desempenhado um papel significativo em sua transmissão. De cerca do século 4 DC, o hinduísmo tinha uma presença dominante no sudeste da Ásia, que duraria por mais de 1.000 anos.
História
Desde o final do século 19, os hindus reagiram ao termo hinduísmo de várias maneiras. Alguns o rejeitaram em favor de formulações indígenas.
Outros preferiram a “religião védica”, usando o termo védico para se referir não apenas aos antigos textos religiosos conhecidos como Vedas, mas também a um corpo fluido de obras sagradas em vários idiomas e um estilo de vida ortoprax (tradicionalmente sancionado).
Outros ainda escolheram chamar a religião (“lei eterna”), uma formulação popularizada no século 19 e enfatizando os elementos atemporais da tradição que transcendem as interpretações e práticas locais.
Finalmente, outros, talvez a maioria, simplesmente aceitaram o termo hinduísmo ou seus análogos , especialmente hindu dharma (lei moral e religiosahindu), em várias línguas indianas .
O hinduísmo no século XX
Desde o início do século 20, os livros didáticos sobre o hinduísmo têm sido escritos pelos próprios hindus, geralmente sob a rubrica de sanatana dharma . Esses esforços de autoexplicação acrescentam uma nova camada a uma tradição elaborada de explicar a prática e a doutrina que data do primeiro milênio AC.
As raízes do hinduísmo podem ser rastreadas muito mais longe – tanto textualmente, às escolas de comentários e debates preservados em escritos épicos e védicos do segundo milênio AC, e visualmente, por meio de representações artísticas de yakshas (espíritos luminosos associados a locais específicos e fenômenos naturais) e nagas (divindades semelhantes a cobras), que eram adoradas por volta de 400 AC.
As raízes da tradição às vezes também remontam às estatuetas femininas de terracota encontradas onipresamente em escavações de locais associados à civilização do vale do Indo e às vezes interpretadas como deusas.
No início do século 21, o hinduísmo tinha quase um bilhão de adeptos em todo o mundo e era a religião de cerca de 80 por cento da população da Índia. Apesar de sua presença global, no entanto, é melhor compreendido por meio de suas muitas manifestações regionais distintas.
Natureza geral do hinduísmo
Mais impressionante do que qualquer outra grande comunidade religiosa, os hindus aceitam – e de fato celebram – a natureza orgânica, multinível e às vezes pluralista de suas tradições.
Essa expansividade é possibilitada pela visão amplamente compartilhada pelos hindus de que a verdade ou realidade não pode ser encapsulada em qualquer formulação de credo, uma perspectiva expressa na oração hindu:
“que bons pensamentos nos venham de todos os lados.”
Assim, o hinduísmo afirma que a verdade deve ser buscada em fontes múltiplas, não proclamada dogmaticamente.
A visão da verdade de qualquer pessoa, mesmo a de um guru considerado como possuidor de autoridade superior, é fundamentalmente condicionada pelas especificidades de tempo, idade, sexo, estado de consciência , localização social e geográfica e estágio de realização.
Essas múltiplas perspectivas aumentam uma visão ampla da verdade religiosa, em vez de diminuí-la; portanto, há uma forte tendência dos hindus contemporâneos de afirmar que a tolerância é a principal virtude religiosa.
Por outro lado, mesmo os hindus cosmopolitas que vivem em um ambiente global reconhecem e valorizam o fato de que sua religião se desenvolveu em um contexto específico.do subcontinente indiano.
Essa tensão entre os impulsos universalistas e particularistas há muito animou a tradição hindu. Quando os hindus falam de sua identidade religiosa como sanatana dharma , eles enfatizam sua existência contínua e aparentemente eterna ( sanatana ) e o fato de que descreve uma teia de costumes, obrigações, tradições e ideais (dharma) que excede em muito a tendência ocidental de pensar na religião principalmente como um sistema de crenças .
Uma maneira comum pela qual os hindus de língua inglesa freqüentemente se distanciam desse estado de espírito é insistir que o hinduísmo não é uma religião, mas um modo de vida.
Os cinco fios de tração
Ao longo da história religiosa indiana, pelo menos cinco elementos deram forma à tradição religiosa hindu:
- Doutrina.
- Prática.
- Sociedade.
- História.
- Devoção.
Esses cinco elementos, para adotar uma metáfora hindu típica , são entendidos como relacionados uns com os outros como fios de uma trança elaborada. Além disso, cada vertente se desenvolve a partir de uma história de conversação, elaboração e desafio.
Portanto, ao procurar o que torna a tradição coerente, às vezes é melhor localizar pontos centrais de tensão do que esperar acordos claros sobre o pensamento e a prática hindu.