Principalmente cultuada em religiões de origem africana, a história de Iansã envolve diversos aprendizados ao longo de sua jornada. Por isso, essa divindade e seus filhos são, geralmente, associados à aventuras.
Então venha comigo e se prepare para conhecer as características e história de Iansã.
Anteriormente vimos que Iansã é uma divindade de origem africana. Sendo assim, ela aparece em religiões como a Umbanda, o Candomblé e até na Santería. Entretanto, no Candomblé ela costuma ser associada ao Orixá Oyá.
Conhecida como Deusa da espada de fogo e das paixões, Iansã também carrega o título de Rainha dos:
Geralmente, ela costuma ser representada como uma guerreira que empunha uma espada, e suas roupas costumam ser vermelhas e amarelas (em algumas representações também há a cor branca).
Então, agora que você sabe um pouco sobre sua origem, vamos conhecer a história de Iansã na mitologia africana. Mas lembre-se que, dependendo da corrente religiosa, podem haver algumas diferenças.
Durante sua juventude, Iansã viajou por muitos reinos, e por causa de sua beleza, foi a paixão de muitos reis. Entre eles:
Porém, para conviver com todos esses reis, a deusa se valeu de toda a sua inteligência e astúcia. Isso porque suas viagens não eram por puro prazer, mas sim para aprender o máximo que pudesse sobre todos os reinos e conhecer melhor o universo.
Sendo assim, primeiro ela aprendeu a manusear a espada com Ogum, e por consequência, ganhou o direito de usá-la. E em seguida, após viajar para o reino de Oxaguian, aprendeu com ele a usar o escudo para se proteger de ataques inimigos.
E então ela seguiu seu caminho.
Mas saiba que não é só com escudos e espadas que podemos nos proteger. Existem várias simpatias que você pode fazer para trazer proteção física e espiritual em sua vida. Converse com nossos especialistas e descubra como!
Continuando a sua jornada, Iansã conheceu Exu e com ele aprendeu tudo o que podia sobre o fogo e a magia. E então, aprendeu com Oxossi como caçar, tirar a pele do búfalo e se transformar nele (com uma ajudinha especial da magia aprendida com Exu).
Além disso, na história de Iansã, é relatado uma breve passagem pelo reino de Logun-edé, onde ela aprendeu a pescar. Porém sua caminhada não termina por aí.
Com o objetivo de conhecer o seu próprio rosto e de descobrir os mistérios que a cercavam, ela partiu para o reino de Obaluaê, onde aprendeu a lidar e controlar os mortos.
Finalmente, após uma longa jornada, o último reino que Iansã visitou foi o de Xangô, pois acreditava que ele era o rei mais vaidoso, e com isso a ensinaria a viver ricamente.
Porém, ao chegar no reino do Deus do Trovão, Iansã também aprendeu a amar da maneira mais verdadeira e sincera que existe e se apaixonou intensamente.
Assim, Xangô a ensinou como dominar os poderes dos raios, e também a entregou seu coração.
Contudo você também pode viver um amor poderoso e sincero como o de Iansã com a ajuda do Tarot do Amor. Converse com nossos especialistas e saiba como as cartas abrem seus caminhos para o romance!
Por causa da história de Iansã, seus filhos também compartilham essa visão de que a vida é uma aventura e devemos aproveitar os desafios. Contudo, além disso eles tendem a ser:
Entre algumas outras características. Contudo, para saber de qual Orixá somos filhos e quais características compartilhamos com eles, é preciso da ajuda de um especialista.
Dessa forma, além de compreender suas características, você consegue se conectar com a energia de seu Orixá regente por meio dos Búzios. Fale agora com nossos especialistas e descubra quem é o seu Orixá!
Enfim, espero que a história de Iansã te inspire a seguir sua própria jornada de aprendizado e evolução. E que a energia da deusa te fortaleça e te guie a cada passo!
Até a próxima!
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…