Você sabe quem foi Nossa Senhora do Carmo? A santa símbolo do Escapulário é padroeira e mestra da vida interior. Ela é conhecida por proteger seus fiéis dos perigos, ajudando-os a superar os desafios. Conheça a história de Nossa Senhora do Carmo.
História de Nossa Senhora do Carmo
Para que você entenda a história de Nossa Senhora do Carmo, primeiro precisamos falar sobre o Monte Carmelo.
Monte Carmelo
Monte Carmelo é um lugar bíblico onde o profeta Elias morava. Ele se eleva 1.742 metros acima do nível do mar. O monte fica na costa mediterrânea de Israel, na Palestina, Terra Santa.
Foi nesse local que Elias orou a Deus pela salvação de Israel, que estava sofrendo uma terrível seca na época. Ele mandou seu criado subir a montanha várias vezes para procurar a chuva. Mesmo recebendo notícias negativas, Elias continuava a rezar.
Na sétima tentativa, o servo de Elias retornou com boas notícias. “Eis que uma pequena nuvem surgiu do mar como o pé de um homem.” Logo depois disso, chuvas torrenciais caíram sobre a terra ressecada e o povo de Israel foi salvo. Elias viu a nuvem como um símbolo da Virgem mencionada nas profecias de Isaías (Isaías 7:14).
Os eremitas que viviam no Monte Carmelo seguiram o exemplo de Elias e oraram pelo advento da muito aguardada Virgem, que se tornaria a mãe do Messias.
Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de carmelitas. No Monte Carmelo, eles construíram uma pequena capela dedicada a Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Carmelo. Assim, a origem da Ordem Carmelita remonta a Elias e seus discípulos.
Posteriormente, os carmelitas foram obrigados a ir para a Europa para fugir da perseguição dos muçulmanos. Esse movimento fez com que a Ordem do Carmelo se espalhasse pelo mundo.
Não se sabe ao certo em que ano esses fatos ocorreram, mas foi no período antes de Cristo.
São Simão
No século XIII, durante as Cruzadas, São Simão juntou-se a um grupo de eremitas no Monte Carmelo durante uma peregrinação à Terra Santa. Em 1.247, ele foi eleito o 6º superior geral dos carmelitas, na Inglaterra.
No entanto, a ordem teve dificuldade em ganhar aceitação geral e sofreu muita perseguição e opressão do clero secular e outras ordens que levaram os monges a recorrerem à Santíssima Virgem no ano de 1.251.
No domingo, 16 de julho de 1.251, quando São Simão se ajoelhou em oração, Nossa Senhora apareceu a ele, segurando o Menino Jesus em um dos braços e um Escapulário Marrom no outro.
Ela proferiu as seguintes palavras: “Hoc erit tibi et cunctis Carmelitis privilegium, em hoc habitu moriens salvabitur”. Na tradução livre: “Este será o privilégio para você e para todos os carmelitas, que qualquer pessoa que morra nesse hábito será salva.”
Em 13 de janeiro de 1252, a ordem recebeu uma carta de proteção do papa Inocêncio IV, defendendo-os da perseguição.
São Simão viveu uma vida santa por 100 anos e morreu no mosteiro carmelita de Bordeaux, na França, em 16 de maio de 1265.
Quem foi Nossa Senhora do Carmo?
Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Virgem Maria na forma como ela apareceu para São Simão: segurando o Menino Jesus em seus braços. Assim, Nossa Senhora do Carmo é a própria Virgem Maria, mãe de Jesus.
A palavra Carmo corresponde ao monte do Carmo ou monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou e significa “jardim”.
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
A palavra escapulário, vem do latim scapula, que significa armadura, proteção. Originalmente, a palavra escapulário definia uma veste sobreposta que caia dos ombros, usada pelos monges no trabalho. Os carmelitas o assumiram como mostra de dedicação especial à Virgem, buscando imitar sua entrega a Cristo e ao próximo.
Já o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, também conhecido como Escapulário Marrom, é uma das mais populares e celebradas devoções católicas romanas. Ele é como um hábito carmelita em miniatura que mostra a consagração da pessoa à Virgem.
O Escapulário consiste em um cordão que se coloca no pescoço com duas peças pequenas de tecido cor de café. Uma das peças fica sobre o peito e a outra sobre as costas e se costuma usar sob a roupa.
De acordo com o Papa João XXII, a Santíssima Virgem lhe deu a seguinte mensagem em uma visão relacionada àqueles que usam o Escapulário Marrom: “Eu, a Mãe da Graça, descerei no sábado (sábado) após sua morte e quem eu encontrar no purgatório, libertarei, para levá-los ao monte santo da vida eterna.”
Com base na tradição da Igreja, três condições precisam ser satisfeitas para obter os benefícios deste Privilégio e do Escapulário:
- Use o Escapulário Castanho;
- Observe a castidade de acordo com o estado da pessoa na vida;
- Rezem o Rosário.
A fim de receber as bênçãos espirituais associadas ao Escapulário, é necessário estar formalmente inscrito no Escapulário Marrom por um padre ou por um leigo que tenha recebido essa faculdade. Uma vez inscrito, nenhum outro escapular precisa ser abençoado antes de usar. A bênção e a imposição estão ligadas ao usuário por toda a vida.
Qual o dia de Nossa Senhora do Carmo?
O dia da festa de Nossa Senhora do Carmo é 16 de julho, mesmo dia em que ela apareceu para a São Simão.
Agora que você já sabe a história de Nossa Senhora do Carmo, conheça as orações para a santa. Peça proteção, agradeça as bênçãos recebidas diariamente e alcance graças através delas.