Desde criança temos a nossa intuição aguçada. Mas, com o passar do tempo, o peso da realidade vai se sobrepondo e abafando esse nosso talento natural.
Vivemos em uma constante correria, sobrecarregadas de atividades e informações que chegam de todos os lados. Por isso, é natural que a intuição vá ficando em segundo plano e associada a avós.
Homem também tem intuição? Claro! Só que nossa cultura machista não permite um desenvolvimento pleno, afinal, intuição é “coisa de mulher”. Na verdade, intuição é coisa de gente que pensa e se conecta com seu eu interior e é sensível aos estímulos externos.
Se todos temos esse talento, por que uns têm a intuição mais aguçada que outros? Simples, alguns a utilizam e exercitam mais que outros.
Dessa forma, vamos ensinar alguns exercícios que irão ajudar no processo para deixar ela bem afiada! Prepare o print (ou salve essa publicação nos favoritos) que vamos mostrar 10 passos para exercitar e deixar sua intuição mais aguçada.
10 passos para deixar a intuição aguçada
1- Preste atenção aos seus sonhos
Como já dissemos, o mundo agitado não deixa muito espaço para a intuição aflorar. Mas mesmo assim, somos bombardeadas o dia inteiro por sinais enviados pelo universo, nós apenas não entendemos.
Esses sinais são absorvidos e geralmente se manifestam em sonhos. Dessa forma, preste atenção aos seus sonhos.Assim que acordar, anote todos os detalhes e depois reflita sobre o que aconteceu. Qual mensagem esse sonho quis passar?
2- Deixe-se levar pela criatividade
Ficou inspirada com o sonho? Escreva um texto, faça um desenho ou pinte algo. Deixe a intuição falar por meio do seu corpo. Não só sonhos, mas qualquer coisa que te inspire e que te deixe com a “pulga atrás da orelha”.
Encare essa atividade como uma forma de acalmar a mente e permitir que sua intuição fique aguçada e se manifeste mais vezes. Com o passar do tempo essa tarefa vai parecer cada vez mais natural e render boas análises
3- Faça exercícios de respiração
Respirar é algo natural e automático, o que você não sabe são os benefícios da respiração consciente. Trata-se de um exercício de concentração em que você percebe todas as nuances da respiração e isso deixa você mais sensível a estímulos. Logo, a intuição fica bem mais aguçada.
Sente-se em um lugar tranquilo e confortável. Tem gente que prefere sentar em posição de lótus, eu prefiro a posição Savasana (deitada de barriga para cima com as palmas das mãos voltadas para cima).
Inspire contando até 5, de modo que o ar “encha” sua barriga e não seu peito. Segure o ar por três segundos e solte em 7 segundos. No início é difícil, mas depois fica bem mais fácil.
Enquanto faz a respiração, preste atenção no ar, na temperatura, nos cheiros, na energia do universo entrando e saindo de você. Faça isso por 5 minutos e sinta as energias renovadas.
4- Quebre a rotina
Pegue um papel e anote o que você fez nos últimos 5 dias. Quantas atividades estão se repetindo? Elas foram executadas da mesma forma?
A rotina é um veneno para quem quer ter a sua intuição aguçada. É preciso experimentar situações e coisas diferentes para alimentar o seu repertório e fortalecer seu espírito.
Comece dormindo em outra posição na cama ou troque os móveis de lugar. Você também pode mudar o caminho que sempre faz para ir a um lugar, sentar em um lugar diferente no ônibus ou comer algo que você nunca comeu.
Quando a rotina é quebrada, sua intuição fica mais aguçada, alerta. Experimente e me conte nos comentários.
5- Restaure as energias na natureza
Voltar às origens, sem eletroeletrônicos, sem ou com pouca tecnologia é uma bênção para seu corpo e alma. Assim, seu cérebro desliga de tanta informação e fica mais suscetível a estímulos que ignoramos.
Dessa forma, pode estimular a intuição de que precisávamos quando, como espécie, vivíamos ao ar livre e contávamos apenas com ela para nos manter protegidos dos elementos, predadores e outros verdadeiros medos perigos.
Exercício: Escolha um local confortável, de preferência na sombra, deite-se e coloque as palmas das mãos em contato com o solo. Imagine que a mãe Terra quer lhe passar uma mensagem. O que ela quer lhe dizer?
Anote tudo que lhe vier à mente e deixe o tempo mostrar se algo faz sentido ou não.
6- Mais sentimento, menos pensamento
Nosso problema é que sempre queremos racionalizar tudo. O arrepio foi o vento, a sensação estranha é aquela comida que não caiu bem e por aí vai…
Que tal abandonar esses pensamentos e dar lugar às sensações? Escreva tudo que seu coração mandar e depois de algumas horas, leia. Veja se tem alguma informação que sua intuição deixou ali no papel.
7- Pegue um papel, um lápis e… só escreva!
Já ouviu falar em escrita de livre associação? Você pega um papel, um lápis e escreve o que vier à mente. Não precisa encaixar, ficar bonito ou fazer sentido, ok? Apenas escreva.
Quando eu faço esse exercício para liberar as energias, costumo pegar uma folha em branco e escrever de qualquer forma e às vezes até surge um desenho.
Alguns dias depois eu pego essa folha e vejo o que mais se destaca. Aí eu sei que é a minha intuição mandando recado. Depois eu queimo essa folha.
8- Estude!
Vai no poderoso e onipresente Google e digite “livro sobre intuição”. Vai aparecer uma lista não muito grande. Procure ler alguns deles, leia matérias relacionadas e, sobretudo, converse com pessoas que praticam no dia a dia.
Sua intuição ficará mais aguçada toda vez que você se abastecer de mais informações.
9- Alimente-se melhor e com consciência
Você nadaria em um rio poluído? Pisaria com os pés descalços no chão de um pronto-socorro lotado? Por que sua intuição e energias iriam fluir em um corpo repleto de ultra processados?
Repense seus alimentos e coma com consciência. Corpo, mente e espírito agradecem.
10 – Sinta as pessoas antes de conhecê-las
Quando alguém apresentar uma pessoa para você, preste atenção ao que sentiu primeiro. Foi repulsa ou desconfiança? Foi segurança ou acolhimento? Guarde esses pensamentos para você.
Quando estabelecer uma relação de fato, relembre sobre as suas impressões. Elas estavam certas? Eu faço isso o tempo todo e raramente costumo errar.
Por fim, agora que você já está com a sua intuição aguçada, que tal aprimorar suas técnicas com um curso de Vida Livre? Ou pode continuar lendo nossas matérias relacionadas:
- Como aprimorar a intuição em 8 lições
- Descubra como ouvir a intuição
- Poder da intuição: Entenda como usá-lo
- Você sabe o que é o sexto sentido? Confira já!
Beijos e até a próxima! ✨🔮