Ainda que a sociedade esteja expandindo cada vez mais a sua visão, o mistério dos livros de ocultismo ainda paira sobre muitas cabeças.
Por isso, até hoje existem pessoas que acreditam que o Ocultismo é um tipo de magia das sombras ou algo maligno. Então, para esclarecer um pouco as coisas vamos entender melhor o que é o ocultismo e os livros mais recomendados sobre o assunto.
Nesse texto você vai ver:
O ocultismo esteve presente na sociedade desde séculos atrás, e apesar de ser visto como ‘magia obscura’ por muitas pessoas, ele não funciona dessa forma. A filosofia do ocultismo nada mais é do que o estudo das coisas ‘misteriosas’.
Certamente você já deve ter ouvido em Astrologia, não é?
Pois bem, ela é uma das correntes que pertence ao ocultismo, assim como:
Contudo, existem algumas religiões do ocultismo que preferem deixar seus rituais e práticas escondidos, para que as pessoas não façam nada de maneira errada e por consequência, se machuquem.
Entretanto, o que mais aparece nos mistérios do ocultismo, são estudos sobre a espiritualidade e suas manifestações, sobre magia e sobre a natureza e seus elementos.
Mas você pode buscar esse conhecimento e conexão com a natureza e com a espiritualidade com a ajuda do Baralho Cigano. Converse com nossos especialistas e saiba como.
Agora, vamos conhecer algumas obras sobre o ocultismo que podem te ajudar a entender mais sobre o assunto.
Considerado um dos mais importantes livros sobre ocultismo, Três Livros de Filosofia Oculta foi escrito por Heinrich Cornelius Agrippa, e teve sua primeira edição no ano de 1.531, na Europa.
Além de escritor, Agrippa era um ocultista muito conhecido, pois ele também era:
Naquela época, sua obra foi uma ferramenta essencial para que se pudesse discutir a relação da religião e do ocultismo no século XVI. Isso porque, além de trazer conceitos místicos extraídos da astrologia e da alquimia, ele mescla muitas idéias cristãs com seus estudos e as analisa.
Além disso, o livro se baseia em fontes de pensadores clássicos da cultura:
A obra de Agrippa, como o nome á diz, é dividida em três livros de ocultismo:
Também conhecido como ‘A chave de Salomão’, esse livro é ainda mais antigo do que ‘Os três livros da filosofia Oculta’, pois seus escritos datam de aproximadamente 1.310. Contudo, apesar de muitos acreditarem nisso, o livro não foi exatamente escrito por Salomão.
Nele é possível encontrar algumas magias e rituais que eram mais utilizadas entre os ocultistas da Idade Média, totalizando 122 manuscritos para:
Apesar de ter começado a circular por volta da época do Renascentismo (entre os séculos XIV e XVI), esse livro é indicado até hoje pela maioria dos estudiosos de ocultismo.
Contudo, você não precisa desse livro para fazer seu próprio ritual. Conheça as melhores simpatias para o amor e proteção conversando com os nossos especialistas.
Possivelmente o mais indicado entre os estudiosos, Liber Al Vel Legis também pode aparecer na lista dos livros de ocultismo como ‘O livro da lei’. Ele foi escrito em 1.904 por Aleister Crowley, um ocultista britânico conhecido por participar de várias sociedades ocultistas.
Apesar de ser mais recente em relação aos outros dois, a leitura desse livro pode não ser tão simples, então, se você estiver começando, é recomendado que tente outros livros antes. Mas não deixe de ler essa obra, pois ela é muito importante para o ocultismo.
Ademais, esse livro é conhecido como a base para a criação da doutrina Thelema, e de acordo com Crowley, o conteúdo da obra foi ditado a ele por Aiwass, uma entidade sobrenatural que apareceu para ele no Egito.
Da mesma forma que a obra de Agrippa, O livro da lei é dividido em três capítulos, e cada um deles tem a energia de uma divindade do panteão de Thelema que formam a força do cosmo:
Escrito por Kenneth Grant, um ‘historiador’ do ocultismo, O renascer da Magia foi publicado pela primeira vez no ano de 1.972. Grant era conhecido por ser um grande seguidor de Crowley e sua obra está entre os livros de ocultismo mais indicados para iniciantes.
Principalmente por sua maneira prática e simples de escrever sobre as doutrinas mágicas, esse livro pode ajudar na compreensão da doutrina de vários autores diferentes, como:
Além de resgatar alguns cultos e correntes ocultistas da antiguidade, Grant também considera algumas coisas dos escritos de H.P. Lovecraft, incluindo o culto a Tífon, ou Corrente Tifoniana. De acordo com o autor, existem muitas coisas no ocultismo que devem ser consideradas, e alguns ‘fios que devem ser amarrados’.
Mais um dos livros de ocultismo indicados para iniciantes, O Grimório Oculto foi publicado em 2.021, pelo autor John Michael Greer. Nessa obra o autor coloca em ordem cronológica os pontos mais importantes para a compreensão do ocultismo, mostrando:
Igualmente, Greer traz filosofias e pensamentos que fizeram parte da construção do que conhecemos hoje por ocultismo, desde estudos estelares a magias com Tarot.
Contudo, você ainda pode ficar com a leitura tradicional do Tarot para tirar suas dúvidas e se guiar pelos caminhos da vida, basta conversar com nossos especialistas.
Enfim, agora que você conhece os melhores livros de ocultismo e o que essa doutrina representa, pode começar a aprender mais sobre ela com nossas dicas literárias. Que as forças do mundo estejam sempre a seu favor.
Até a próxima!
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…