O termo Profeta é usado para tratar dos mais extensos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã. É algo mais relativo ao seu tamanho do que à importância dos homens que escreveram. Por isso, os livros menos extensos são chamados de livros dos Profetas menores. Porém, dentre os maiores Profetas da Bíblia estão Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Conheça aqui cada um deles e o porquê recebem esse título tão importante. Confira agora!
Os maiores profetas da Bíblia – Isaías
Isaías é um dos maiores Profetas da Bíblia, cujo nome significa auxiliar ou ajuda. Viveu entre os anos 765 a.C. e 681 a.C. Viveu à época da destruição de Samaria pela Assíria e da resistência de Jerusalém, quando foi cercada por inimigos. Exerceu seu ministério no reino de Judá e se casou com uma esposa profetisa, mãe de dois filhos. No capítulo 6 de seu livro, ele trata do chamado para se tornar Profeta ao ter uma visão de Deus acompanhado de serafins, sentado no trono de um templo. Para purificá-lo de seus pecados, Isaías, um dos maiores Profetas da Bíblia, passa a ouvir a voz de Deus para que levasse ao povo sua mensagem.
Na primeira metade do livro de um dos maiores Profetas da Bíblia, o foco é nas mensagens de punição e juízo para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, com destaque para eventos ocorridos no reinado de Ezequias, que acontece até o fim do capítulo 39 do livro. Do capítulo 40 até o final, há mensagens de perdão, conforto e esperança aos fiéis.
Isaías é o Profeta que mais trata da vinda do Messias, descrito como um servo sofredor que viria a morrer pelos pecados dos seres humanos. Em seu capítulo 53, por exemplo, o martírio enfrentado pelo Messias é tratado com detalhes, ainda que muitos anos antes da vinda de Jesus Cristo ao Mundo.
Os maiores profetas da Bíblia – Jeremias
Outro dos maiores Profetas da Bíblia é Jeremias. Ele é tido como um dos nove Profetas encontrados na Bíblia Hebraica, correspondente ao Antigo Testamento cristão. Embora o significado de seu nome não seja totalmente conhecido, a informação mais aceita pelos especialistas é de que o nome indique a elevação de Deus, sendo traduzido tanto como “Javé exalta”, “Javé eleva”, “Javé é sublime”, “Javé abre”, “Javé faz nascer”.
Filho do sacerdote Hilquias, também conhecido como Helcias, morava a cinco quilômetros a nordeste do Monte do Templo em Jerusalém, na cidade de Anatote. Sua família era sacerdotal, mas ele, que fazia parte da lista dos maiores Profetas da Bíblia, vivia em um lugar de camponeses e era a visão deles que refletia em suas profecias bíblicas. Escreveu dois dos livros presentes nela, o Livro de Jeremias e o Livro das Lamentações, que refletem de forma bem clara a visão do campo sobre um mundo antes da vinda do Messias.
Os maiores profetas da Bíblia – Ezequiel
Ezequiel, um dos maiores Profetas da Bíblia, traz a força em seu próprio nome: “a Força de Deus” ou “Deus fortalece” são os dois significados mais aceitos de seu nome. Foi por 22 anos que profetizou para que desse origem ao Livro de Ezequiel. Nele, traz as profecias por meio das visões que teve durante o exílio na Babilônia.
Enquanto o cristianismo considera Ezequiel participante do grupo de os maiores Profetas da Bíblia, o judaísmo coloca seu livro como parte do cânone da religião, sendo o terceiro dos principais Profetas. Já o Islamismo trata de um Profeta de nome Dhul-Kifl, que, para alguns historiadores e teólogos, pode perfeitamente ser associado com Ezequiel.
Os maiores profetas da Bíblia – Daniel
Daniel também pode ser conhecido pelo nome de Beltessazar. Os maiores Profetas da Bíblia conta com a presença de Daniel, pois ele teve suas profecias incluídas no Livro de Daniel. O significado de seu nome remete a “Aquele que é julgado por Deus”, “Deus assim julgou” e “Deus é meu juiz”.
Quando jovem, foi levado em um cativeiro babilônico para ser educado de acordo com os costumes do local, mas nunca se converteu a eles, seguindo os preceitos divinos. Por interpretar sonhos e visões de reis com a iluminação da sabedoria divina, ganhou fama na corte da Babilônia.
A expressão “Daniel na cova dos leões” remete a um episódio de seu livro, quando foi injustamente lá colocado e condenado à morte, mas se livrou por suas profecias apocalípticas quanto ao futuro.
Ao longo de seu livro, visões e sonhos vão dando indícios de como será até mesmo o fim do mundo, fato que aumenta sua importância e fama mesmo em sua época, colocando-o como um dos maiores Profetas da Bíblia em seu Antigo Testamento, quando a vinda do Messias ainda era misteriosa mesmo para os que seguiam os Profetas.
Agora que você já conhece melhor os maiores Profetas da Bíblia, veja também:
- Como ler a Bíblia – Aprenda a fazer a leitura desse livro sagrado
- Aprenda a hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia
- Salmo 25 completo para estudo da Bíblia