Você sabe qual a ligação entre a menstruação e Sagrado Feminino?
Já ouviu falar na Segunda Vermelha?
Se você gosta desse tipo de assunto e quer entender melhor qual a importância do útero e da menstruação, você veio ao lugar certo.
Nós do Astrocentro, convidamos a especialista, Julia Gouveia, para explicar o que é a Menstrual Monday que muitas seguidoras do Sagrado Feminino vem falando.
A seguir, veja o texto especial que a Julia trouxe explicando esse assunto. Confira:
A menstruação é um processo natural que ocorre com milhões de mulheres no mundo inteiro. O tempo todo existem mulheres acessando, passando e vivendo esse processo do corpo.
É por isso que eu te pergunto:
Nós estamos acostumados a aceitar que a famosa TPM existe, mas quais são esses sintomas?
Podemos falar das cólicas, das emoções a flor da pele, só que nunca alguém parou para abordar o que de fato são esses sintomas que incomoda tanto as mulheres e compreender de onde eles vem.
É por isso que hoje vou trazer para você!
Os principais sintomas da menstruação são:
E embora as cólicas sejam uma parte natural da menstruação, você já se perguntou se existem maneiras de aliviar a dor física e emocional durante esse período?
Para começar, gostaria de te contar que a falta de conhecimento sobre o próprio corpo e o ciclo menstrual – uma vez que não há boas informações compartilhadas sobre esse assunto -, resulta no surgimento de lendas e mitos geracionais e sociais que perpetuam um tabu que é falar sobre a menstruação.
É por isso que a educação menstrual se tornou uma ferramenta eficaz e necessária, em conjunto com a medicina tradicional, para ativar a consciência das emoções, do conhecimento do corpo e dos ciclos individuais de cada mulher.
Sabendo disso e dos benefícios que esse estudo pode proporcionar, resolvi trazer para você especiais ferramentas de autoconhecimento, autocuidado e novos conceitos de educação corporal onde precisamos falar sobre isso.
Afinal, saber o que é e como lidar com a TPM e cólicas irá fazer uma grande diferença na sua relação atual com as mudanças hormonais que impactam a sua vida.
Um estudo foi realizado em ROM Kong em 1994 onde mulheres e meninas foram divididas em dois grupos:
O resultado foi que as meninas com as informações sobre a menstruação, tiveram sintomas pré-menstruais menos intensos nos ciclos seguintes.
Assim, criamos uma relação do porquê as pessoas que possuem maior conhecimento sobre o seu ciclo e o próprio corpo tendem a ter uma relação mais positiva com a menstruação.
Lidar melhor com o seu ciclo torna mais fácil compreender os sintomas da TPM, tornando a percepção dessa fase menos incômoda.
A verdade é que faltam mais estudos sobre esse assunto, mas uma coisa é certa:
A educação menstrual é mais do que necessária, é um direito básico para meninas, mães e mulheres e eu tô aqui para te dizer a parte Mística de tudo isso.
Já parou para pensar como seria sua vida se a sua mãe, sua avó, se o mundo tivesse te mostrado uma educação menstrual forte?
Onde você não precisaria mais se esconder fisicamente e nem emocionalmente?
E que o sangue menstrual representa vida, transformação, saúde e fertilidade?
E se eu te contasse ainda que dentro de você estão guardadas sabedoria que rege o universo feminino?
E que essa sabedoria está sempre disponível, principalmente quando você precisa de força, clareza e direcionamento?
São muitos questionamentos, mas é exatamente isso que eu vim fazer aqui.
Meu papel é desmistificar e trazer um pouco mais de conhecimento sobre o seu corpo e como acolher o seu período menstrual amenizando as dores emocionais que reverberam no seu físico e trazendo luz para um assunto tão tabu ainda nos dias de hoje.
E o do Sagrado Feminino é justamente mostrar o quão devemos valorizar o poder que existe dentro da gente, que é um presente da natureza e não uma maldição.
O Sagrado Feminino nos ensina que a energia e a natureza são as nossas melhores amigas. É por isso que agora, ensinarei como aliviar as cólicas com a ajuda energética e natural. Confira:
Observação: Essas são dicas para trabalhar a sua espiritualidade e ligação da menstruação e sagrado feminino, nenhuma delas substituem orientação ou tratamento médico.
A criação de um círculo de mulheres que explorem a educação menstrual, é possível mudar uma cultura social onde não se falava sobre o ciclo feminino e trazer essa sabedoria como ferramenta de autoconhecimento ancestral.
É possível fazer isso promovendo momentos para partilhar sobre a normalidade hormonal. Mostrar que está tudo bem ter queda de energia às vezes e não sentir culpa por isso.
É necessário também incentivar os impulsos de ação saudável, assim dará vazão e direcionamento aos momentos de extrema criatividade de alta sensibilidade.
Eu, particularmente, chamo esses picos de Dança espiral da Deusa – A dança hormonal que propicia um reconhecimento da potência feminina guardada e muitas vezes adormecida dentro do ser.
Com o olhar da Nova Era para entender as emoções e a menstruação, mulheres começam a fazer o que é necessário para passar por essa fase do ciclo da melhor maneira possível, buscando a forma mais saudável e mais conectada com o nosso corpo, com a terra, com universo e com saberes femininos.
Para o Sagrado Feminino, o final dos anos 90 é marcado com uma data comemorativa chamada Segunda Vermelha. Ela acontece na segunda-feira anterior ao Dia das Mães e representa a comemoração da energia feminina.
Conhecida também como Menstrual Monday, esse movimento chegou ao Brasil em meados de 2008 através das mulheres organizadoras da “Uma tenda Vermelha em cada bairro”.
Eu, como colaboradora da educação menstrual e ativadora da Tenda Vermelha Brasileira, compartilho os meus saberes da Nova Era com um olhar feminino.
Segundo Geneva Kachman e Molly Strange, que trouxeram o movimento da Segunda Vermelha para o Brasil desde 2008, a “Menstrual Monday pode ser um momento para dar um toque divertido no que se refere à menstruação”.
“É um momento para encorajar as mulheres a tomarem o controle de sua saúde menstrual e reprodutiva e correr atrás para dar mais visibilidade à menstruação nos filmes, na imprensa, na música e em outras mídias.”
“E para sermos mais honestas sobre a menstruação em nossas relações!”
“De forma simples e reservada, você pode fazer sua própria celebração em seu quintal ao nascer do sol, na lanchonete na hora do almoço, depois do trabalho, na casa de uma amiga, na sala de aula, em sua república de estudantes – onde você quiser!”
“Ou seguir nossa sugestão para celebração da data.”
“Você pode vestir uma peça de roupa vermelha; colocar uma toalha de mesa vermelha na hora do jantar, falar com uma parente mais velha ou mais jovem sobre suas experiências menstruais, criar uma peça de arte ou escrever sobre a menstruação e compartilhar com outras mulheres e compartilhar informações sobre TPM, autoexames de mama ou menopausa. Criar um ritual envolvendo velas vermelhas e carmins.”
“E é isso, deixe a menstru atividade solta!”
Maio é um período de extrema importância e conscientização da educação menstrual e Sagrado Feminino.
Não é a toa que é o mês das mães, das noivas, de falar sobre a invisibilidade menstrual.
É um mês que realmente é voltado para as mulheres e para a ancestralidade.
A sabedoria feminina é muito importante na vida das mulheres. E mais importante que isso é estarmos juntas, quebrando o Tabu e falando sobre a educação menstrual. Só assim iremos conseguir transformar a vida das mulheres, meninas, mães e filhas.
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…
Segurança, Conexão e Mudança: Um Mergulho em Nossas Verdades e Raízes Amado(a) Leitor(a) a semana…
Temos uma projeção promissora para Virgem em 2025. Você encontrará diversas oportunidades para crescer tanto…
O Portal Energético 11/11 é conhecido espiritualmente porque nos traz uma energia de transformação e…
O aniversário da Astrocentro de 12 anos está se aproximando, e não podemos deixar de…