No dia 13 de maio, é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima, umas das invocações atribuídas à Virgem Maria mais conhecida no mundo. Mas você conhece sua história?
Suas aparições na cidade de Fátima, em Portugal, trouxeram conforto à população mundial através de mensagens divinas de paz e esperança, em um momento muito conturbado. Porém, não se pode ignorar que a manifestação de Nossa Senhora de Fátima é cercada de mistérios, segredos e simbolismos.
Para conhecer cada detalhe desta história, explicamos aqui suas aparições e o contexto em que elas estavam inseridas. Além disso, você confere os significados dos símbolos da imagem de Nossa Senhora de Fátima e aprende uma oração para rezar à santa em momentos de desamparo.
História de Nossa Senhora de Fátima
Apesar da sua primeira aparição datar do dia 13 de maio de 1917, a história de Nossa Senhora de Fátima começa oito dias antes. Pois, no dia 5, o Papa Bento XV convoca todos os católicos para rezarem a Nossa Senhora pedindo paz em meio a Primeira Guerra Mundial.
Foi então que, como resposta, a Santa apareceu no pequeno vilarejo de Fátima, em Portugal, para três crianças que brincavam em um campo. Francisco, Jacinta e Lúcia (conhecidos como “os 3 pastorinhos”, pois cuidavam de um rebanho de cordeiros), como de costume, pararam de brincar para rezar o terço.
Neste momento, eles avistaram um clarão relampejar como se fosse chover. Porém, um segundo clarão em cima de uma árvore azinheira iluminou a imagem de Nossa Senhora de Fátima – “uma senhora mais brilhante que o sol”, como relataram as crianças.
Para acalmá-los, a Santa os avisou para não terem medo, pela ela vinha do Céu com uma mensagem muito importante. Por isso, ela pediu que eles viessem no mesmo local, todo dia 13, durante sete meses.
Segurando um rosário em suas mãos, Nossa Senhora de Fátima apareceu como uma jovem de rosto divino e sereno, do qual, irradiavam feixes de luz. Antes de ir embora, ela ainda disse: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
Aparições de Nossa Senhora de Fátima
Os três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Foto: Wikipedia
Infelizmente, a população da aldeia de Fátima não acreditou nos três pastorinhos, que sofreram acusações e perseguições. No entanto, durante os setes meses que se seguiram, a Santa fez o prometido e apareceu com sua imagem celestial e sua mensagem de paz na Terra.
Desse modo, na sua segunda manifestação, apenas 50 pessoas estavam a sua espera. Mas com a comprovação da sua aparição, as pessoas começaram a renovar suas crenças à Virgem Maria. Tanto que na última vez que Nossa Senhora de Fátima apareceu, no dia 13 de outubro, havia nada mais, nada menos do que uma multidão de 70 mil pessoas.
Foi nessa última aparição que aconteceu o “milagre do sol”, no qual, o sol surgiu do meio de nuvens negras e começou a girar, como em uma dança. No mesmo dia, os peregrinos conheceram a Santa por sua real invocação: a Senhora do Rosário. A pedido dela, no local em que ela se manifestava, foi construído a Capela e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Você deve estar se perguntando o que aconteceu com os três pastorinhos depois da experiência com a Santa, não é mesmo? Lamentavelmente, Jacinta e Francisco sucumbiram à gripe espanhola que acometeu a Europa, no ano seguinte, em 1918. Já a menina Lúcia seguiu o caminho de fé e entrou para o convento das Irmãs Doroteias.
Os segredos de Nossa Senhora de Fátima
Foto: Pinterest
O mistério que ronda a história de Nossa Senhora de Fátima se deve ao segredo que foi revelado à Lúcia, em sua terceira aparição. O segredo de Fátima é constituído em três partes e foi anunciado em suas aparições posteriores.
Há uma polêmica que diz que, na verdade, trata-se de 3 segredos distintos, uma vez que, as duas primeiras partes foram reveladas apenas em 1941, em um documento redigido por Lúcia. Porém, a terceira e última parte só foi escrito por Lúcia três anos depois, em 1944, e revelado em 2000.
Aliás, a revelação da terceira parte protagoniza um grande mistério na história da religião Católica. Isso porque, ao entregar o envelope com o último trecho do segredo ao Bispo de Leiria, Lúcia alerta que ele só poderia ser aberto após 1960, pois a humanidade não estaria preparada para entender a sua mensagem divina.
Ficou curiosa para descobrir os segredos de Nossa Senhora de Fátima? Confira abaixo!
Mas antes, conheça a história de Nossa Senhora do Carmo, santa símbolo do Escapulário.
Primeiro segredo de Fátima
Segundo Lúcia, a primeira parte do segredo de Nossa Senhora de Fátima foi o retrato do Inferno. Por isso, todos ficaram muito assustados, mas a Santa os acalmou avisando os levaria para o Céu.
Abaixo, o segredo:
“Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados em esse fogo, os demónios e as almas, como se fossem transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas em grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gemidos e gritos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor.
Os demónios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparente e negros.
Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição)! Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor”.
Segundo segredo de Fátima
Depois de mostrar a imagem assustadora do Inferno, na primeira parte do segredo, Nossa Senhora de Fátima traz o amor divino e a devoção ao Coração Imaculado de Maria como formas de salvação.
Leia a segunda parte do segredo abaixo:
“Nossa Senhora me disse que nunca me deixaria e que Seu Imaculado Coração seria o meu refúgio e o caminho que me conduziria a Deus.Que foi ao dizer estas palavras que abriu as mãos, fazendo-nos penetrar no peito o reflexo que delas expedia.
Parece-me que, em este dia, este reflexo teve por fim principal infundir em nós um conhecimento e amor especial para com o Coração Imaculado de Maria; assim como das outras duas vezes o teve, me parece, a respeito de Deus e do mistério da Santíssima Trindade. Desde esse dia, sentimos no coração um amor mais ardente pelo Coração Imaculado de Maria”.
Terceiro segredo de Fátima
O misterioso terceiro segredo de Nossa Senhora de Fátima é objeto de muita polêmica. Isso porque alguns religiosos afirmar que se trata de um alerta contra o avanço do comunismo ateu, principalmente na Rússia. Enquanto que outros falam de uma possível terceira guerra mundial.
De qualquer maneira, a Igreja defende que a última parte do segredo de Fátima representa uma visão profética do enorme sofrimento que assola as pessoas sem fé. Dessa maneira, torna-se importante a busca por uma evolução espiritual mais próxima à Deus.
Eis abaixo o terceiro e último trecho do segredo da Nossa Senhora do Rosário:
“Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fôgo em a mão esquerda; ao centilar, despia chamas que parecia iam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contacto do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro:
O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência! E vimos n’uma luz emensa que é Deus: ‘algo semelhante a como se vem as pessoas n’um espelho quando lhe passam por diante’ um Bispo vestido de branco ‘tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre’.
Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fôra de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trêmulo com andar vacilante, acabrunhado de dôr e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam vários tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns trás outros os Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas e varias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de várias classes e posições. Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal em a mão, n’êles recolhiam o sangue dos Mártires e com êle regavam as almas que se aproximavam de Deus.”
Oração de Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem,
que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar a três pastorinhosos
tesouros de graças contidos na prática do vosso santo Rosário,
incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter esta devoção,
a vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Redenção,
que neles se comemoram, nos aproveitemos de seus preciosos frutos
e alcancemos a graça (fazer o seu pedido)
que vos pedimos, se for para a glória de Deus e proveito de nossas almas.
Assim seja.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Significados da imagem de Nossa Senhora de Fátima
Não são apenas suas aparições e segredos que despertam o interesse das devotas de Nossa Senhora de Fátima. Mas também os sagrados significados escondidos em cada detalhe de sua imagem.
A túnica e o manto brancos
Nossa Senhora aparece vestida com uma túnica branca simbolizando a sua santidade pura. Já o manto branco com detalhes bordado de amarelo remete à Igreja Católica. Por isso, Nossa Senhora também é conhecida como a Mãe da Igreja.
O terço
Em sua imagem, a Santa segura um terço em suas mãos que representa um forte símbolo de fé. Além disso, no momento em que ela aparece pela primeira vez, os três pastorinhos estavam rezando o terço, como de costume. E lembre-se que o seu pedido foi para que rezassem o terço todos os dias, assim alcançariam a paz e o fim da guerra.
A árvore azinheira
Como você viu na história da Santa, ela apareceu no topo de uma azinheira, árvore frequentemente encontrada na região de Fátima. O motivo de ela aparecer em cima desta árvore remete ao fato da sua manifestação celeste acontecer sobre um ser vivo, ou seja, representa a vida que vem de Deus.
A nuvem
Na imagem da Santa, ela tem aos seus pés uma nuvem que significa que, mesmo estando na Terra, a Nossa Senhora continua no Céu. Além disso, este símbolo reforça que a aparição da Santa foi uma manifestação celestial.
12 estrelas em volta de sua cabeça
É possível ver 12 estrelas amarelas que brilham em volta da cabeça da Santa, em sua imagem. Cada uma delas representa os 12 Apóstolos de Jesus Cristo e reforçam a importância da doutrina como um todo.
Os raios
Saindo das estrelas, você vê raios que formam a aura da Nossa Senhora de Fátima simbolizando as graças que serão alcançadas caso a fé e a crença na Igreja seja restaurada.
Os três pastorinhos
Como já foi dito, as crianças que presenciaram a primeira aparição da Santa ficaram conhecidas como “os três pastorinhos”. Lúcia tinha 10 anos quando a manifestação aconteceu. Já Francisco tinha 9 e Jacinta 7 anos.
Os cordeiros
Os três pastorinhos trabalhavam com um rebanho de cordeiros, mas além disso, o animal também retrata o “Cordeiro de Deus”, Jesus Cristo.
A mensagem de renovação e paz de Nossa Senhora de Fátima repercute até hoje. Pois, acredita na importância de se trilhar um caminho em direção à fé e à espiritualidade, em comunhão com Deus.
Por isso, aproveite o dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, para se (re)conectar com a sua crença, seja ela qual for, e peça o auxílio divino da Santa para superar as suas dificuldades.
Se você está sem ideia, temos algumas orações que possam te inspirar e te ajudar a alcançar a graça desejada:
- 6 poderosas orações de São Marcos para amansar, proteger, trazer o amor de volta e muito mais
- Oração de de São Pedro – Conheça as orações mais poderosas
- Poderosa oração de Nossa Senhora Aparecida