Na literatura clássica, cinema, teatro – inclusive, por influência da Disney – criou-se um estereótipo popular de bruxa, onde a mesma é sempre associada à uma mulher velha, nariguda, feia, malvada e dona de uma gargalhada tenebrosa. As bruxas discordam e tentam mudar esta visão equivocada – de que adoram o satã e praticam o mal. Afinal, você sabe o que é bruxa e o que ela faz?
Perseguições na Idade Média
Desde os tempos antigos as bruxas eram associadas ao mal. Na Idade Média, as mulheres que tinham alguma ligação com a prática de bruxaria ou com medicina alternativa eram perseguidas pela Igreja Católica, muitas eram humilhadas em praça pública e outras mortas (queimadas vivas em fogueiras coletivas), maior exemplo disso ocorreu com Joana D’arc. Desta época que originou o termo caça às bruxas. Elas foram obrigadas a viver escondidas sob acusação pacto com demônio e ter poderes sobrenaturais para o mal. A Inquisição era tão forte e cruel quanto a intolerância dos dias atuais.
O que mudou na atualidade?
Hoje, graças ao sincretismo religioso, a aceitação da sociedade é maior – apesar de não ser muito significativa, pois as bruxas continuam sendo alvo de muito preconceito. A imagem da bruxa, infelizmente, ainda é vinculada com magia negra e o mal, como se seu principal objetivo fosse apenas derrotar seus inimigos, maltratar criancinhas e torturar pessoas por puro prazer.
O paradigma é quebrar essa ideia e reconhecer a inteligência, o dom e o uso da natureza para fins benéficos como, por exemplo, a cura através de ervas e poções.
Você sabe o que uma bruxa faz?
As bruxas, ao mesmo tempo que são temidas, são reverenciadas, por isso é importante compreender o universo que elas vivem para evitar mal entendidos e conhecê-las melhor.
As feiticeiras são pessoas normais, assim como nós. Elas têm filhos, trabalham, estudam e possuem diversos problemas, tanto amorosos quanto financeiros. Estão sujeitas a ter problemas de saúde e sofrer com as armadilhas da vida.
Mas afinal, você sabe o que as bruxas fazem? É normal ter ideias equivocadas sobre as mesmas. É por isso que preparamos uma listinha sobre o que elas fazem ou não. Veja mais e tire todas suas dúvidas.
As bruxas celebram a terra, cultuam as forças da natureza, plantam ervas em seus quintais para fins benéficos (culinários e curativos), se comunicam com os animais, festejam a virada das estações do ano, fazem poções, possuem seu corpo como sagrado, acreditam em reencarnação e honram deuses e os alimentos.
As bruxas não usam fetos em seus rituais ou fazem qualquer tipo de pacto com o diabo. Elas não renunciam a Deus – apenas acreditam em outra força maior – não voam em vassouras, não cometem crimes e justificam com sua fé, não fazem mal a crianças, não matam e torturam pessoas.
Além de saber o que é bruxa, quais são as mais famosas?
Algumas bruxas que ficaram bem conhecidas ao longo dos anos como a Bruxa Évora, Alice Kyteler, o caso das Bruxas de Salém, Elly Kedward e Joana D’arc. Estas são algumas das mais famosas que sempre viveram na sociedade. Elas também marcam presença frequentemente no cinema em clássicos como: a Branca de Neve, a Cuca em Sítio do Picapau Amarelo, Bruxa Má do Oeste em O Mágico de Oz e a Bruxa de Blair. Entretanto, sempre carregam uma associação com o mal na grande tela.
Já na saga Harry Potter, que trata demasiadamente sobre o assunto magia, não personifica a bruxa somente como algo ruim – mostrando assim o outro lado da moeda que quase ninguém vê. Na história, o pequeno Harry perde os pais e segue sua rotina em uma escola preparatória de bruxos, na qual aprende o poder da magia e como deve usar os ensinamentos para o bem e os riscos de serem usados para o mal.
Dia das bruxas
Agora que você já sabe o que é bruxa, saiba que elas tem o seu dia celebrado mundialmente. O dia das bruxas, também conhecido como Halloween, é comemorado dia 31 de outubro. A festa tem origem incerta, mas é muito famosa nos Estados Unidos, porém diversos países também homenageiam as feiticeiras. Reza a lenda que, neste dia, o elo entre o mundo dos mortos e dos vivos fica mais fraco, permitindo que os espíritos entrem nos corpos e ganhem a vida. Sendo assim, para se proteger, as pessoas precisariam usar fantasias. A história percorreu os séculos e a tradição permanece viva até os dias atuais.
As crianças adoram a parte da fantasia, pois saem pela vizinhança de porta em porta dizendo “doces ou travessuras”.
Agora que você já entendeu mais sobre o que é bruxa, feitiços, Inquisição e a história de grandes personalidades, aproveite para ver também:
- Realize 3 feitiços poderosos para o amor
- A origem do Dia de Finados – Dia dos mortos
- Ritual para o amor – Apimente sua relação