Será que você realmente sabe o que é carma (karma)? Ou acha que tudo o que acontece de ruim é culpa de um aspecto cármico? Hoje, vamos falar da lei da ação e reação, também conhecida por causa e efeito. E como se livrar dos carmas negativos.
De fato, há muitas interpretações sobre o que é carma, a começar por conceitos do Budismo. Em paralelo, o Espiritismo trata da bagagem que trazemos de outras vidas. Ou seja, as lições que temos a aprender durante a evolução.
Justamente por isso, fica a reflexão: quem fomos nas vidas passadas? Quais as consequências das nossas ações? E como isso tudo afeta o dia a dia, nessa encarnação e nas próximas?
Carma é um reflexo das ações passadas, significando literalmente “ação”. Por exemplo, se você fez mal a alguém, sofrerá a consequência disso em algum momento. Do outro lado da moeda, as atitudes positivas são recompensadas.
Logo, mesmo diante de situações negativas, é preciso enxergar a oportunidade de consertar os erros. Assim, todos podemos nos tornar pessoas melhores, ao praticar boas ações, espontaneamente. Aliás, essa é uma maneira simples de explicar o que é carma, não é?
Seguem alguns exemplos para facilitar o entendimento sobre o que é carma e suas expressões, na visão espírita:
Segundo o Budismo, o carma pode ser gerado por corpo, fala e mente, envolvendo os aspectos:
Além disso, há ainda outros aspectos cármicos a considerar:
A seguir, selecionamos 5 reflexões ligadas ao que é carma. Dessa forma, fica mais fácil compreender como podemos trabalhar os carmas negativos.
Para começar, tenha em mente que você não está sendo punido por erros do passado. Na verdade, essa é uma oportunidade de crescimento e de evolução, em prol do bem comum.
Aceite o ciclo de causalidade que envolve as vidas passadas. Nem tudo representa sofrimento. Tente praticar boas ações, hoje e sempre. Trabalhe suas dores e aflições. Esqueça o determinismo do “destino”. Encontre um ponto de equilíbrio para lidar com situações difíceis.
Enfim, busque uma vida plena e próspera. Seja feliz. Faça o bem. Evolua. E compartilhe coisas boas.
Os nodos lunares são dois pontos opostos do Mapa Astral e relacionados com o carma. Tais nodos representam as nossas bagagens, com destaque para a relação entre causa e efeito.
Você conhece a diferença entre karma e dharma? O carma diz respeito à lei da causa e do efeito. E o darma representa o caminho da verdade e do conhecimento.
Agora que você sabe o que é carma, que tal começar a trabalhar esses aspectos no dia a dia? Por sinal, conte com os especialistas do Astrocentro na sua jornada de autoconhecimento. E aproveite também para conferir mais conteúdos no Blog e no Youtube.
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…