A vida moderna tem muitas vantagens, a tecnologia nos permite fazer coisas até então nunca sonhadas, mas por outro lado somos acometidas pelo estresse e a violência, o que resulta em problemas para dormir. Você sabe o que é paralisia do sono?
Entender melhor o que é paralisia do sono é importante, pois muitas pessoas (em média 30% da população mundial) possuem essa doença de maneira recorrente e não buscam tratamento. Isso porque na grande maioria dos casos, nem sabem que estão doentes. Mas é importante ressaltar que especialistas dizem que todas as pessoas vivenciam no mínimo uma vez na vida a paralisia do sono.
O que é paralisia do sono?
A paralisia do sono é uma condição que acontece imediatamente após o despertar ou depois de dormir. Essa paralisia ocorre quando o nosso cérebro desperta do sono, mas o corpo não. Assim, essa hora que você está acordado mesmo sabendo que está dormindo pode vir acompanhada de alucinações hipnagógicas, como a sensação de que algo ou alguém está te sufocando, se sentir incapaz de se mexer, e até impossibilitado de enxergar devido a escuridão.
Leia também:
O que é paralisia do sono e suas possíveis causas
Essa condição pode ser causada por vários fatores ou a combinação de alguns deles. Uma das principais causas é a privação do sono ou sono irregular, mas outras razões comuns são muito estresse e cansaço, abuso de drogas, sono induzido por medicamentos, mudanças abruptas na vida ou baixas concentrações de melatonina e triptofano no organismo.
O que é paralisia do sono e os seus sintomas
Há dois principais sintomas associados à paralisia do sono: imobilidade e percepção. A imobilidade é o sintoma que afeta todas as pessoas que possuem essa paralisia. Essa imobilidade acontece porque o cérebro paralisa todos os músculos do corpo, e assim a pessoa não consegue se mexer, nem falar, nem levantar, apenas respirar.
Já as percepções (ou alucinações hipnagógicas) em muitos casos são confundidas com um sonho, e elas acontecem porque durante os eventos de paralisia do sono o estado de consciência mental não é pleno. Algumas pessoas relatam visões estranhas, ou ouvir sons estranhos, outras sentem como se estivessem flutuando ou ainda sentir como se algo pesado a pressionasse.
Diagnóstico e tratamento da paralisia do sono
Não existe um exame ou teste muito específico para descobrir o que é a paralisia do sono. O diagnóstico é difícil de ter, mas não é impossível Você deve procurar um médico e ele vai investigar a qualidade do sono através de perguntas e provavelmente irá te pedir para fazer um “diário do sono”, onde você irá anotar os horários em que acorda, que dorme, se sonha, se tem pesadelos, informações desse tipo.
A partir desses dados ele irá avaliar a gravidade da sua paralisia do sono e o que a está causando.
O tratamento segue a mesma linha de raciocínio do diagnóstico. Ele vai variar de acordo com a intensidade da paralisia e de acordo com as causas. Mas provavelmente o tratamento irá abranger diminuição de ansiedade, diminuição do uso de cigarro ou outras drogas e criar hábitos de sono mais saudáveis.
Veja também: