Hoje vamos desmistificar o que é quimbanda, e mostrá-la como uma vertente espiritual.
Afinal poucas religiões geram discussões em sua cerne principal, ou a sua cultura de origem. Mas basicamente todas as religiões de matriz africana trazem esse tabu, especialmente no ocidente.
Logo, tratar delas, mesmo que por uma questão cultural, pode trazer à tona a intolerância religiosa promovida por falsos tradicionalistas, e que no fim das contas é só preconceito mesmo.
Portanto, venha conosco e aprenda do jeito certo (e sem estereótipos) sobre o que é quimbanda e suas vertentes espirituais.
O que é quimbanda, sejamos sensatas.
De modo geral, as religiões que destoam do cristianismo, podem causar uma má impressão por suas:
- práticas;
- cultos;
- deuses;
- santos;
- rituais ou celebrações.
Contudo, para não ficarmos no velho argumento do preconceito, vamos partir do seguinte entendimento:
Algumas religiões são tão fiéis aos seus dogmas, que não abrem espaço para possíveis interpretações providas por outras religiões. Logo, sua carga emocional e social dentro da instituição da igreja, não permite o encontro de conceitos e ideias diversas.
É algo mais fechadinho ali, sabe?
No entanto, não existe nada que possa servir de argumento para que uma religião desmereça ou descredibilize outra, apenas que ambas vivem em sociedade e respeitam as crenças alheias.
O respeito é uma obrigação, a intolerância é uma opção.
Uma veia afrodescendente
As religiões de matriz africana são próximas umas das outras, por tratarem de abordagens muito espirituais. Independente de quais vertentes sejam, como:
- Umbanda;
- Candomblé;
- Terecô;
- Xangô de Pernambuco.
Entre outras tradições e variações.
Fato é, durante os séculos XVI e XIX as religiões de matriz africana, ganharam muito destaque, especialmente pela concentração de escravos, que viam na acessibilidade de suas próprias culturas, um meio de se agarrar à fé e sobreviver a um período histórico tão obscuro.
O que certamente, serviu como alimento para o imaginário cultural dentro dessas religiões, como:
- as cantigas do povo do campo;
- as histórias perpetuadas pelos grandes patriarcas;
- as concentrações de escravos que usavam da mitologia para sinalizar rotas de fuga.
Enfim, toda a cultura se resume em como o povo afrodescendente manifestava a proliferavam os elementos culturais dessas religiões. Até que com o tempo e o fim da escravidão, algumas religiões ganharam mais nuances e puderam, dentro de seu escopo, estudar e evoluir. Criando novos conceitos e valorizando as tradições vindas de seus antepassados.
Portanto, saiba que a tradição faz parte da hereditariedade espiritual que carregamos, e com isso podemos nos conectar com o nosso passado, karma e vidas passadas.
E se você precisa de uma direção espiritual, fale com um de nossos consultores em mediunidade, e descubra quem você é, sabendo quem você já foi.
Espiritismo e o paralelo com a quimbanda
Quando estudamos sobre o que é quimbanda é impossível não passarmos perto do espiritismo. Na verdade qualquer religião de matriz africana se assemelha por dois fatores:
- ambas as vertentes são unidas;
- seus conceitos de “alma” são muito parecidos.
Contudo, a ideia de que o espírito é a parte primordial de quem somos, está ligada a ambas as religiões. O que aproxima as duas comunidades que se espelham em estudos e ideais que se aproximam, principalmente quando o assunto é espiritualidade.
No entanto, se tratando da quimbanda, o espiritismo pode se afastar a partir do momento em que entramos com as práticas dessa religião. Afinal a quimbanda é tida como uma religião de práticas de magia de “polo esquerdo”, que significa que suas magias são de cunho da quebra do livre arbítrio.
Logo, ela é vista com um pé atrás, pois até as práticas mais simples envolvem alguns rituais diferentes. Geralmente com entidades que vibram na frequência de ambientes como:
- matas desabitadas;
- encruzilhadas;
- cemitérios;
- casas abandonadas.
O que traz um certo questionamento quanto a finalidades dessas magias.
O ideal é que um pai ou mãe de santo sejam os verdadeiros guias para essas práticas, aliás, nós temos vários especialistas no assunto disponíveis para te atender, confira!
O que é quimbanda ? O povo da rua
A palavra “quimbanda” tem sua origem nas raízes africanas, onde o seu significado é ”curador”, mas também conhecido por “xamã”. Este, tem o tal nome por ser considerado um orador do outro mundo, ou melhor dizendo, “aquele que fala com os seres do além”
O que traz a interpretação de que um xamã pode ser um comunicador e a “ponte” entre os mundos por meio das mensagens e sinais que estão à sua volta.
Sendo assim, este conceito de pastor espiritual também está presente no espiritismo e nas outras religiões de matriz africana, onde a principal característica é a ligação e contato com entidades. Que muitas vezes são vistas como negativas, ou de espíritos malignos.
O ritual
Do latim “Ritualis”, esta palavra deriva do entendimento do que é uma cerimônia religiosa, mas em sua maioria, estão representados por passagens e trabalhos espirituais.
E são esses trabalhos que fazem com que a quimbanda seja considerada uma religião perigosa, pois eles são feitos no contato com:
- espíritos de baixa vibração;
- entidades obsessoras;
- Exus;
- pombagiras.
Contudo, ao pesquisar sobre o que é quimbanda, é fácil encontrar material que desrespeita e categoriza a religião como algo “sujo” ou imoral. Mas esta é um religião com suas crenças e características, servindo também como um braço das raízes africanas que completam e expandem sua cultura.
A cosmologia das forças negativas
Eu sei que se as forças da quimbanda são baseadas no caminho de entidades e espíritos obsessores, por que então trilhar esta vertente na tradição?
Bem, esta pode até ser uma veia “questionável” para quem procura um caminho espiritual, mas mesmo que a quimbanda trate de espíritos obsessores, será que estes são naturalmente malígnos?
Pois o que pode fazer da experiência ritualística ou do culto a essas entidades uma coisa negativa é a sua relação com a magia. Deste modo, não tome a quimbanda como algo “proibido” ou necessariamente maligno, afinal esta é uma religião com uma abordagem única e que busca (inclusive) estar próxima dos espíritos descartados por outras religiões.
Então, gostou de conhecer (de maneira não tendenciosa) a quimbanda? Pois vá com a alma limpa para explorar o que quiser, afinal a espiritualidade é um caminho maravilhoso para quem a busca.
No mais, antes de conhecer o que é quimbanda, experimente se conhecer melhor, para que o seu caminho espiritual seja concreto com a sua autovisão, experimente o curso vida livre e veja quem você é no caminho da espiritualidade.