O que é Xamanismo: entenda mais sobre essa prática

5.129 Views

Normalmente, ao pensar sobre o que é Xamanismo, muitas pessoas vão direto para os rituais e o contato com espíritos animais. Entretanto, a cultura xamânica envolve muito mais do que isso.

Sendo assim, hoje vamos aprender mais sobre o que é Xamanismo indígena e como ele funciona.

O que é Xamanismo e para que serve

Certamente, a definição mais simples que podemos fazer do Xamanismo é que ele é uma crença antiga (e que segue até os dias de hoje) que engloba diferentes tipos de práticas, como:

  • cura xamânica;
  • transmutações;
  • contato espiritual;
  • reiki xamânica.

Contudo, a cura xamânica é o símbolo mais conhecido dessa cultura, pois acredita-se que muitas doenças têm origens espirituais. Como resultado, existem diversas práticas de cura espiritual e física.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre o que é  Xamanismo espiritual.

Xamanismo espiritual: entenda seu conceito

O Xamanismo espiritual, também conhecido como Xamanismo, varia em suas características de acordo com o local onde é praticado. Por exemplo, o Xamanismo no Brasil difere da forma como é praticado o Xamanismo nos Estados Unidos.

Entretanto, independentemente do local, o real significado sobre o que é Xamanismo espiritual está sempre ligado à:

  • jornada espiritual;
  • cura;
  • culto à natureza;
  • conexão com a espiritualidade.

Além disso, uma figura muito importante nessa religião é o Xamã, pois é ele que age como intermediário entre o mundo físico e o espiritual.

Então, para compreender mais sobre suas práticas, vamos conhecer mais sobre o que é Xamanismo e suas origens.

Qual é a origem do Xamanismo? 

O Xamanismo é uma tradição espiritual antiga de origens difíceis de rastrear, já que não deixou registros escritos e data de tempos pré-históricos. 

No entanto, é caracterizado por crenças e práticas espirituais de raízes indígenas, e sua forma de prática pode variar de acordo com o local devido às diferentes raízes culturais em cada região.

O Xamanismo no Brasil

No Brasil, o Xamanismo tem raízes indígenas que remontam a tempos pré-europeus, com tradições mais antigas do que o próprio país. 

Contudo, muitas pessoas confundem o Xamã com o pajé devido a essas práticas e raízes indígenas, mesmo que eles não tenham o mesmo significado.

Mas então qual a diferença entre xamã e pajé?

Embora ambos sejam importantes, os xamãs indígenas e os pajés desempenham funções diferentes. Os xamãs estão envolvidos em rituais de transe para cura física e espiritual, enquanto os pajés realizam rituais para manter e equilibrar as energias do ambiente e da comunidade em que vivem.

Além de confundirem pajés e xamãs, algumas pessoas também tendem a relacionar o Xamanismo indígena com a Umbanda. Então, para que possam diferenciá-los, vamos destacar algumas de suas diferenças.

Xamanismo e Umbanda: raízes africanas versus raízes indígena

Tanto a Umbanda quanto o Xamanismo possuem vários tipos de rituais. Então, para que você possa diferenciá-las aí vão as principais diferenças entre essas religiões:

  • Origem: o Xamanismo tem origem em diferentes culturas indígenas, já a Umbanda tem raízes africanas;
  • Crenças e práticas: apesar de ambas envolverem espiritualidade, a Umbanda possui uma hierarquia de entidades (guias e orixás), enquanto no Xamanismo os rituais são conduzidos por um único xamã como intermediário entre o plano físico e espiritual;
  • Rituais: apesar da conexão com a espiritualidade, ambas religiões têm rituais e elementos diferentes, cada uma de acordo com sua região de origem.

Apesar dessas religiões serem bem diferentes, é comum que as pessoas busquem ajuda de ambas, seja com a leitura dos búzios ou rituais xamânicos de limpeza. Converse com nossos especialistas e conheça os melhores caminhos para cuidar da sua espiritualidade!

Agora, venha comigo e vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os símbolos xamânicos e seu papel na religião.

O xamã

Para compreender melhor o que é Xamanismo, é preciso explorar o xamã, pois ele atua como líder espiritual e de cura dentro dessa prática. Contudo, a característica principal ligada ao que é mestre xamânico é o seu papel como intermediário entre o mundo físico e espiritual.

Além disso, os xamãs indígenas também são conhecidos por entrar em transe durante os rituais, seja por meio de cânticos, danças ou pelo consumo de chás. 

Mas nem todos os rituais envolvem o transe, cada um tem sua maneira específica de ser feito.

Os rituais xamânicos e o uso de ervas

A crença xamânica, independente da região, é praticada de forma semelhante, pois cada cultura tem suas particularidades. Entretanto, algo que é fundamental em todas as práticas é o uso de elementos naturais, como frutos e ervas.

Mas quais são os rituais xamânicos?

Em sua maioria, os rituais que fazem do Xamanismo e são feitos para vários fins como:

  • cura;
  • previsões;
  • proteção.

Normalmente, para tais rituais são necessárias diferentes ervas, mas a mais conhecida entre as pessoas é a Ayahuasca. Por isso, vamos aprender um pouco sobre ela.

Uso de plantas no Xamanismo – Ayahuasca

A Ayahuasca é uma erva psicoativa usada em rituais xamânicos ou indígenas, e costuma ser preparada como uma bebida com outras ervas (dependendo do ritual). Além disso, ela pode induzir diferentes reações, incluindo experiências espirituais. 

Porém, devido à sua natureza psicoativa, seu consumo sempre deve ser orientado por alguém experiente para evitar problemas.

Outra coisa importante para a definição do que é Xamanismo são os animais de poder. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre eles.

Quais são os animais de poder do Xamanismo?

Além das ervas e rituais, um dos símbolos xamânicos mais conhecidos são os animais de poder. Pois eles são considerados guias espirituais que podem oferecer ajuda ou força para as pessoas. 

Existem vários animais de poder nessa crença, cada um representando características específicas. Por exemplo:

  • Lobo: liderança, intuição e habilidade de seguir o próprio caminho;
  • Urso: força, cura e introspecção;
  • Coruja: sabedoria, conhecimento e capacidade de ver o invisível;
  • Tigre: coragem, paixão e força interior;
  • Leão: coragem, autoridade e poder;
  • Serpente: transformação, cura e sabedoria ancestral;
  • Raposa: astúcia, adaptabilidade e perspicácia.

Mas eles não são os únicos, por isso, vamos ver qual é o animal de poder.

Como descobrir meu animal de poder no Xamanismo?

Anteriormente vimos que os animais de poder são muito importantes, e seu símbolo está ligado a diferentes características.

Assim, para descobrir qual é o seu animal de poder você precisa:

  • se preparar mentalmente e se conectar com seu interior;
  • encontrar um lugar tranquilo e relaxante para que possa meditar sem interrupções, e para te ajudar no processo,você pode acender uma vela, um incenso e colocar uma música relaxante;
  • busque uma meditação ou jornada xamânica (podem ser feitas com auxílio de um especialista ou sozinha), pois com ela você vai usar a visualização e se colocará em um ambiente natural, onde encontrará seu animal de poder.

Às vezes pode levar mais do que uma sessão para que você tenha contato com seu animal de poder, então não se preocupe. Mas também é preciso prestar atenção aos sinais, e principalmente, aceitá-lo e respeitá-lo quando ele aparecer para você.

Agora vamos conhecer mais um dos símbolos do Xamanismo.

O que é Reiki xamânico

Apesar de não ser tão famoso, ao entender o que é Reiki xamânico, muitas pessoas buscam essa técnica. Isso porque o Reiki xamânico é uma abordagem espiritual e terapêutica que combina elementos do Reiki (técnica de cura energética) com práticas xamânicas.

Essa combinação busca unir a cura energética do Reiki com a espiritualidade e a conexão com a natureza característica das tradições xamânicas.

O que significa Aho no Xamanismo?

Se você pesquisou sobre o que é Xamanismo, certamente já se deparou com a palavra ‘Aho’. Ela é uma palavra usada no xamanismo e em tradições espirituais indígenas, e pode expressar:

  • consentimento;
  • reconhecimento;
  • respeito;
  • gratidão. 

Além disso, ‘Aho’ carrega profundo significado espiritual e é usado para honrar a conexão entre vida e espiritualidade.

Tarot Xamânico: o que é e como funciona

 O Tarot é um conjunto de cartas com imagens simbólicas que são usadas principalmente  para fins de adivinhação e autoconhecimento

Assim, o Tarot Xamânico é uma abordagem específica que combina os princípios e símbolos do Tarot tradicional com a espiritualidade e os ensinamentos xamânicos. 

Mas saiba que você pode obter a orientação do Tarot do conforto do seu lar. Converse com nossos especialistas e saiba como!

Enfim, agora que você já sabe o que é Xamanismo, também pode aproveitar o auxílio dos animais de poder para continuar avançando em sua jornada.

Até a próxima!

Recent Posts

Explorando o Encanto do Tarot das Fadas: Significados e sabedoria em cada carta!

O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…

4 dias ago

Previsão para Escorpião, por Nina D´Oyá Igbalé

Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…

4 dias ago

Previsão para 2025 por Nina D´Oyá Igbalé

Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…

5 dias ago

Horóscopo Semanal Astrocentro 18/11 a 24/11por Emylian Kali

A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…

5 dias ago

Dia Mundial da Umbanda: Celebração de Caridade e Espiritualidade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…

2 semanas ago

Dia Mundial da Gentileza: Celebrando a Energia da Bondade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…

2 semanas ago