Ajayô! Esse grito de guerra, popularizado em todo o Brasil na voz do cantor Carlinhos Brown, é muito mais antigo do que o programa que ele comanda na TV Globo. Será que é uma saudação a um orixá? Ou uma palavra ioruba? É bastante conhecida no carnaval brasileiro e, por isso, todos já devem ter ouvido ou falado enquanto comemorava essa data. Está curiosa para saber o que é? Então, descubra agora o que significa ajayô.
Entendo o que significa Ajayô
A saudação que é popular entre os brasileiros é exatamente isso: uma saudação. Muito antes de ser gritada por Carlinhos Brown no palco do The Voice, ela já era gritada por centenas de milhares de pessoas no carnaval baiano. Tanto que o termo se popularizou graças ao bloco afro Filhos de Gandhy.
O Filhos de Gandhy foi criado em 1949 como um bloco de carnaval comum. Tornou-se um afoxé em 1951, quando passou a cantar músicas africanas e adotou o Candomblé como religião oficial. E durante a passagem do bloco pelas ruas de Salvador os cantores do trio gritam, três vezes, a palavra ajayô.
O público brincante nas ruas então grita de volta a interjeição “ê”, entre um “ajayô” e outro. E é nesse momento que você se pergunta “o que significa ajayô gritado por Brown e pelos Filhos de Gandhy?”. E é isso que vamos te responder agora!
O que significa Ajayô – Seria uma palavra Ioruba?
Ajayô é uma palavra com sonoridade ioruba, por isso muitas pessoas pensam que se trata de uma saudação aos orixás. Entretanto, não existe, na língua ioruba, esse termo. Assim, o mais provável é que “ajayô” seja uma invenção baiana, criada pelo afoxé Filhos de Gandhy como uma interjeição.
Esse neologismo “iorubaiano” significa axé, bem-vindo, olá, um desejo de paz ou qualquer outra saudação positiva, a depender do contexto. No carnaval de Salvador, ele é comumente usado como um desejo de que as pessoas se divirtam sem violência. Está começando a entender o que significa ajayô? Então, veja mais!
O que significa Ajayô – Origem
Apesar de não ser uma palavra ioruba, o neologismo ajayô é inspirado nessa língua africana. Afinal, trata-se de um termo criado para ser gritado efusivamente em um bloco de tradições africanas que segue os preceitos do Candomblé.
Então, ela pode ser considerada uma corruptela, ou seja, uma nova pronúncia ou escrita originada de uma linguagem com maior prestígio social. Para saber o que significa ajayô, é preciso entender que essa nova palavra foi criada na década de 1950 e teve origem no termo “ajoyê”.
Ajoyê é uma palavra bastante utilizada no Candomblé e significa “zeladora dos orixás”. Isso explica, também, porque ajayô é considerado por muitos praticantes de religiões africanas como uma saudação a essas entidades.
As ajoyês, também chamadas de ekedis, são mulheres humanas que não entram em transe e são escolhidas pelos orixás dos terreiros de Candomblé. Seu papel principal é o de servir como “dama de honra” dos orixás, um cargo de grande responsabilidade.
Dentre suas funções estão a de cuidar das roupas dos orixás, zelar por eles, dançar com essas entidades e se certificar de que os visitantes do terreiro estejam confortáveis. A ajoyê também precisa “desvirar” o orixá incorporado por filhos do terreiro e checar se devoto se encontra em boas condições físicas e mentais.
Aproveitando que você agora sabe o que significa ajayô, conheça também os textos abaixo:
- Qual o Orixá regente de 2018?
- Veja agora tudo sobre a Umbanda e entenda melhor sobre essa religião
- Conheça o dia de cada Orixá e saiba quando fazer a melhor oferenda
- Você sabe quantos Orixás existem?