Conheça Oxum – A mãe dos Orixás e da natureza

16.284 Views

Orixá feminina, Oxum é responsável por manter o equilíbrio das emoções, da fecundidade e da natureza. É a deusa do amor, Orixá da água doce e considerada mãe de todos os povos, intercedendo pelos humanos em todas as situações.

Na tradição cristã e católica, Oxum é sincretizada com diversas figuras de Nossa Senhora, sempre aquelas que são representadas com querubins aos seus pés. O sincretismo mais conhecido é o da Orixá com Nossa Senhora da Conceição, já que ambas são homenageadas no dia 8 de dezembro.

Sobre Oxum – A mãe dos Orixás

Oxum tem o nome derivado do rio Osun e é guardiã de todas as águas doces – rios, lagos e cachoeiras – e das minas de ouro e riquezas do subsolo natural. Filha de Oxalá, é também a Orixá da beleza e protetora da maternidade. É doce, meiga e tem a ternura como um dos pontos fortes.

Também pode receber o nome de “Osúm”, “Osún” ou até mesmo “Oxun”. É a Orixá que representa a sensibilidade, a delicadeza e a paixão para motivar a essência da vida. No geral, características femininas são as mais observadas na Orixá. Chamada de “Mamãe Oxum”, sua energia está presente na água doce e calma, tranquilizando aqueles que passam por ali, mas, principalmente, o coração de quem está apaixonado.

O fato de também ser considerada a Orixá do amor, faz com que seja bastante procurada para resolver questões que dizem respeito aos relacionamentos e demais assuntos amorosos. Além disso, é procurada por aqueles que desejam paz e estabilidade em uma relação. Ela está sempre pronta para abençoar quem precisa de equilíbrio no relacionamento. O dia da semana dedicado à Orixá é o sábado, sua cor principal é o amarelo ouro, representando a riqueza que ela possui, e a saudação é “Ora yê yê Ô, Mamãe Oxum!!”.

Oxum e o sincretismo com Nossa Senhora

O sincretismo entre as duas entidades se dá pelo fato de que, assim como a figura cristã, a Orixá é aquela que representa e protege as mulheres de modo geral. Também conhecida como Orixá da fertilidade e do amor, ela protege as gestantes – assim como Iemanjá – e é exemplo de mãe que nunca abandona seus filhos. De certa forma, carrega em si traços de Nossa Senhora.

A forma como a Orixá será sincretizada varia conforme as regiões do Brasil. Na Bahia, Oxum é relacionada com Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres – denominação que a Igreja Católica confere à Virgem Maria. Segundo a tradição, a devoção à Nossa Senhora das Candeias começou na celebração da apresentação no Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento. Nesse caso, as homenagens são no dia 2 de fevereiro.

No Sul do país, é comum ser sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Imaculada Conceição. Essa figura de Nossa Senhora faz referência ao dogma do qual a Igreja determinou que a concepção da Virgem Maria aconteceu sem o pecado original. Acredita-se que, desde o primeiro instante de sua existência, ela fora preservada de todo e qualquer pecado pela graça de Deus.

Já no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, a Orixá é associada à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do país e conhecida popularmente como Nossa Senhora Aparecida. A história dessa figura está relacionada à sua aparição e realização de um milagre que ocorreu em 1717.

A história de Nossa Senhora e o sincretismo com Oxum

Conta-se que três pescadores da região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, foram encarregados de fazer uma pesca em tempos não propícios para isso. Em um primeiro momento, a rede veio sem peixes, mas com o corpo de uma figura. Depois, ainda sem peixes, mas com a cabeça que completou o corpo, formando Nossa Senhora Parecia. Em seguida, ela operou um milagre e a rede veio cheia de peixes. A data das homenagens é no dia 12 de outubro.

Na região Nordeste do Brasil, Oxum é sincretizada com Nossa Senhora do Carmo. Conhecida pelo uso do tradicional Escapulário do Carmo, acessório que representa a consagração de um devoto cristão à Virgem Maria, tem como data de festa o dia 16 de julho.

Há ainda outros dois sincretismos, mas não tão comuns. Em Minas Gerais, a Orixá é sincretizada com Nossa Senhora das Dores, com comemoração no dia 15 de setembro. E, em partes da região Norte do Brasil, com Nossa Senhora de Nazaré e tem comemoração no dia 8 de setembro.

Agora que você já conhece melhor Oxum e seu sincretismo com Nossa Senhora, veja também:

Recent Posts

Entendendo as Dívidas Cármicas, por Simone Sensitiva

Você já parou para pensar nas dívidas cármicas que carrega ao longo de sua vida?…

11 horas ago

Horóscopo Semanal Astrocentro 25/11 a 01/12 por Emylian Kali

Recalibrando Rumos: Reflexões, Determinação e Novos Começos Querido(a) e amado(a) leitor(a), o cosmos nos convida…

1 dia ago

Previsão para Peixes em 2025, por Nina D´Oyá Igbalé

Peixes em 2025: Fortes conexões e desenvolvimento! À medida que 2025 se aproxima, os piscianos…

3 dias ago

Previsão para Aquário em 2025, por Nina D´Oyá Igbalé

Aquário em 2025: Criatividade e Colaboração À medida que 2025 se aproxima, os aquarianos podem…

3 dias ago

Previsão para Capricórnio em 2025, por Nina D´Oyá Igbalé

Capricórnio em 2025: Progresso e conexões À medida que 2025 se aproxima, os nativos de…

3 dias ago

Previsão para Sagitário em 2025, por Nina D´Oyá Igbalé

Sagitário em 2025: Grandes chances de crescimento vindo aí! Em 2025, os nativos de Sagitário…

3 dias ago