Pachamama: Um mito de paixão e tragédia da mãe terra inca

4.078 Views

Toda história começa com o amor, e a deusa pachamama não é diferente. Sendo esta uma mistura de desejo, ciúme e confronto por uma bela dama que descobriu o amor, e por isso pagou um alto preço.

Para os incas a pachamama é uma figura de beleza materna, fertilidade e proteção. Pois está ligada a toda a terra, nossa casa. Embora seja um conceito amplo, ela não se limita a isso, pois por detrás de um mito há uma história para ser contada.

Certamente essa representação de maternidade é comparada a figuras de outras culturas como:

A ideia da proteção materna dessas personagens, assim como a de Pachamama está ligada à onipresença, ou seja, ao estar em todos os lugares a todo o momento, pois ela é a própria terra.

Embora este seja um conceito um pouco complicado, é bem mais fácil de entender quando olhamos para ela como uma deusa benevolente e protetora, assim como a grande maioria das divindades femininas.

Pois confira a história por trás do mito da deusa pachamama, desde a sua origem até a queda.

O que é Pachamama: Significado

Antes de conhecer a sua história, é preciso olhar para ela como contexto cultural de uma civilização. Ademais os incas eram um povo muito forte em suas crenças, e com isso a deusa Pachamama era sua representação de algo superior: A mãe de todos.

A mãe de todos quer dizer todos os seres vivos: Pessoas, plantas e igualmente animais. 

Certamente seu poder também estava ligado à fertilidade e a vida. Pois a ordem do ciclo da vida estava junto a sua naturalidade e de todos os seres vivos, e ajuda a explicar o que é pachamama.

  • nascer;
  • crescer;
  • reproduzir;
  • morrer.

Sobretudo, os povos incas veneravam e adoravam a sua mãe terra por essa força natural, por ser simplesmente sua mãe. Já que o seu nome Pacha (terra ou espaço) e Mama (mãe), resultam neste significado.

Este é o valor da deusa, significado no povo inca que inclusive faz a oração à Pachamama, confira!

Oração à Pachamama 

“Mãe terra, que habita o céu, terra e todo o mundo, tão grande é a sua beleza e fertilidade.
Traga ao meu coração o que preciso para o portal do amor
E que cada um de nós respeite a jornada de todos os seres e o perdão faça parte da vida
Compartilhamos o alimento sagrado ó mãe terra
Mãe nossa que está no céu e na terra, em todo o mundo!
Que seu propósito guie meus passos e a batida do meu coração.
Ó mãe, que as estrelas guiam a mim meu amor nas noites solitárias e que o sol brilhe em nossos corpos.
Saúdo a natureza mãe terra,e peço proteção, para que nos encontremos no coração materno.
Ó mãe terra”

Gostou da oração à Pachamama? Pois saiba que nossos especialistas em orações e simpatias conhecem muitas mais, confira simpatias para fertilidade e maternidade como no vídeo abaixo.

A história de Pachamama: Amor e confronto

Sendo uma deusa feminina, Pachamama era cortejada por todo o panteão.

Sua sensibilidade e suavidade chamavam a atenção de todos. E foi então que o deus maligno Wacom(conhecido por ser o deus que devorava crianças) tentou seduzi-la, mas ela o rejeitou, pois estava apaixonada pelo deus Pachacamac.

Pachacamac, era irmão de Wacom e deus das construções. Um criador nato que havia feito os céus e era respeitado e adorado por todo o panteão. Um típico deus benigno, onde a coragem e  heroísmo chamou a atenção de Pachamama.

Não demorou muito para que os encantos se encontrassem, e assim céu e terra se encontraram, num equilíbrio que faria o mundo estar em harmonia. Por meio desta união de dois mundos.

Mas este casamento durou pouco tempo…pois os olhos de Wacom estavam sob esta união, e um confronto com Pachacamac estava próximo.

Wacom e Pachacamac eram irmãos o que por si só, já gerava uma certa rivalidade, mas com a escolha de Pachamama por Pachacamac fez Wacom se enfurecer. E a partir dali estava disposto a acabar com a união do seu irmão com a mãe terra.

O início das intrigas para a deusa

O confronto entre os irmãos foi tão intenso que o mundo sentiu o impacto!

Contudo a terra havia mudado, terras se moveram, lagos secaram, o céu abriu. Todos esses efeitos terrenos se deram por um combate violento travado entre os dois irmãos e tudo o que pachamama pôde fazer era observar.

Quando estava quase perdendo, Pachacamac desferiu um golpe mortal contra Wacom, que caiu derrotado e condenado a miséria do mundo, onde teve de abandonar Hanan pacha (o reino dos deuses) e ir se isolar nas trevas de uma solitária caverna.

Inferno e consequência

Condenado a vagar pelo mundo e se esconder na escuridão, Wacom decidiu se vingar de seu irmão, e começou a ferir a terra, transformando a fertilidade dos campos em arenosos desertos e secando as águas.

Certamente Pachamama sentiu esses efeitos na terra, e começou a sofrer com a infertilidade. O que fez com que Pachacamac enfrentasse novamente o irmão.

Foi então no topo da montanha da cordilheira dos andes, que um novo combate foi travado e mais uma vez Wacom foi derrotado.

Contudo Pachacamac e Pachamama ficaram juntos novamente e tiveram dois filhos: Inti e Quilla, mas esta família não ficou feliz e unida por muito tempo, pois num acidente 

Pachacamac caiu em um abismo e morreu afogado. Deixando Pachamama sozinha vagando pelo mundo com seus dois filhos.

Pachamama então, vagou pela terra sem sol, na escuridão e sem o seu amor. Quando viu uma luz distante vindo de uma caverna, correu para lá pois estava sendo perseguida por demônios.

E ao chegar, percebeu que ali dentro havia um homem, que os acolheu enquanto preparava algo para comer. Entretanto ele pediu para que as crianças buscassem água, num lugar que era longe da caverna.

Era uma armadilha!

Quando as crianças já estavam longe, o desconhecido se revelou, era Wacom. Que tenta novamente seduzir Pachamama, mas ela não o corresponde.

Enfurecido, Wacom parte para cima dela e a mata cruelmente. Após o assassinado, ele a esquarteja e devora a sua carne.

Seus filhos conseguiram escapar de Wacom, mas nunca mais viram sua mãe…que os observara junto de Pachacamac do céu.

Gostou da nossa história? Pois como você conhece mais sobre a deusa Pachamama e sua lenda, saiba que nosso blog é cheio de histórias como essa.

Contudo a deusa está ligada a família, e se quer saber mais sobre fertilidade e maternidade, fale com um de nossos consultores familiares, com certeza você terá respostas para suas perguntas.

Que a mãe terra esteja sempre olhando por você, até a próxima!

Recent Posts

Explorando o Encanto do Tarot das Fadas: Significados e sabedoria em cada carta!

O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…

5 dias ago

Previsão para Escorpião, por Nina D´Oyá Igbalé

Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…

6 dias ago

Previsão para 2025 por Nina D´Oyá Igbalé

Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…

7 dias ago

Horóscopo Semanal Astrocentro 18/11 a 24/11por Emylian Kali

A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…

7 dias ago

Dia Mundial da Umbanda: Celebração de Caridade e Espiritualidade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…

2 semanas ago

Dia Mundial da Gentileza: Celebrando a Energia da Bondade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…

2 semanas ago