Está curiosa sobre quem foi Buda e quais os principais ensinamentos do budismo? Então confira a história do homem que atingiu outro patamar espiritual!
Sidarta Gautama, abriu mão de seus privilégios como filho do chefe de uma tribo política, durante a dinastia dos Xáquia por volta dos anos 600 a.c.
Sua indignação crescia, pois o tratamento que era dado às pessoas pobres o deixava desconfortável e envergonhado. Assim como a supervalorização de sua família por ser rica.
A dor e sofrimento alheio que cercavam Sidarta, o impediam de aceitar os privilégios concedidos pela família, e sua revolta veio à tona em meio a toda aquela desigualdade.
Então, após completar seus vinte e nove anos, partiu em uma peregrinação em busca da iluminação longe dos luxos e da ostentação. O seu objetivo foi evoluir o seu espírito e despertar a luz do universo dentro de si.
Antes de despertar, Sidarta Gautama percebeu durante suas meditações uma maneira de enxergar todo ser vivo como um espírito em evolução. Dessa forma, o inseto passaria pela forma animal, o animal evoluiria para o ser humano, e a humanidade para a sua ascensão espiritual.
Para você que deseja desvendar quem foi Buda, saiba que Sidarta Gautama deu início a essa jornada da iluminação, uma filosofia que buscava um propósito além de riquezas e poder. É por isso que ele é considerado Buda.
Quem foi Buda – A busca pelo nirvana
A busca espiritual é o tema central para o budismo, sua perspectiva sobre a vida e a valorização dos seres vivos remetem a uma consistência do equilíbrio.
Indo buscar o equilíbrio, Sidarta Gautama partiu rumo ao “marco zero” das sensações, onde nada o faria triste. Partindo do princípio que o apego material causava nas pessoas uma intensa depressão por não terem aquilo que desejavam.
Em resumo, Sidarta atingiu o que chamamos de nirvana, um estado de espírito onde o material é renunciado em prol de um conforto espiritual. E que nada realmente importante para a vida, é ignorado.
Embora a importância de algo físico ainda exista,(como alimentos e vestes) para o nirvana, desapegar significa superar a necessidade de obter coisas e acumular bens. Pois, no caminho espiritual não faz sentido viver por coisas banais e que não engrandecem a alma.
Afinal, Sidarta enxergava que as pessoas tinham o propósito de serem ricas e poderosas. E na busca por esses valores elas adoecem, enquanto deixavam a vida passar, sem perceber o que tinham perdido de verdade, a essência da vida.
Quem foi o primeiro Buda?
O já mencionado Sidarta Gautama foi quem fundou o budismo, ao ter despertado a sua luz quando atingiu o nirvana. Enfim chamado de ser iluminado, e inegavelmente quem foi o primeiro Buda.
Sendo ele quem fundou o budismo, sua jornada estava só começando. Com a filosofia que espalhara seus ensinamentos para o mundo e que dura até os dias de hoje.
Assim como o budismo as outras religiões fora do cristianismo se destacam por histórias interessantes e cheias de significados culturais, inclusive, nós temos o prazer de te oferecer esse conteúdo diversificado.
Quais os principais ensinamentos do budismo.
Agora que você já conhece quem foi Buda, precisamos explicar um pouco sobre o budismo e a filosofia que permeia até os dias de hoje como um segmento religioso.
Os principais ensinamentos do budismo levam ao conhecimento da conexão transcendental com a alma.
Contanto, o budismo nos ensina quatro principais meios de se enxergar a vida sem sofrimento, conhecido por as quatro verdades, sendo elas:
- a verdade sobre o sofrimento: onde o sofrimento se dá pelo medo de perder aquilo que conquistamos;
- a origem do sofrimento: por desejarmos algo, e ao obter buscamos outras coisas, num ciclo vicioso de ambição;
- sobre o fim do sofrimento: que fala sobre o desapego, de tudo aquilo nos faz manter o ciclo do desejo;
- o caminho para cessar o sofrimento: é o caminho do meio, onde os extremos de prazer e privações não existem, e sim uma medida de filtrar aquilo que buscamos.
Em resumo, cada uma das quatro verdades buscavam compreender o que nos faz sofrer, e com isso extinguir tudo o que nos faz mal, com o objetivo de acabar com a dor.
Onde o objetivo para cessar o sofrimento ganha um caminho próprio, chamado de o nobre caminho óctuplo.
O nobre caminho óctuplo te ajuda entender quem foi Buda
Tudo no mundo é impermanente, logo todas coisas que nos cercam em algum momento, irão desaparecer. Esta era uma lição difícil igualmente para Buda. Mas ao falar em cessar o sofrimento,o budismo diz sobre um nobre caminho, que se divide em oito ensinamentos:
- a compreensão da realidade como ela é;
- o bom pensamento sobre todas as coisas;
- a fala para o bem, ao dizer sempre a verdade;
- ação correta e agir com compaixão;
- meio de vida ético;
- o esforço positivo, doar-se pelo bem;
- atenção ao presente, sem guardar velhas lembranças e se desgastar com o futuro;
- concentração adequada, do corpo e da mente.
Quem é Buda: o valor em ser budista
Alguns mestres tomaram o nome de Buda como um título, para indicar todos os seres que encontrassem a mesma iluminação de Sidarta, respondendo assim quem é Buda.
Até o presente momento, o budismo nos ensina uma filosofia completa de significados. Do corpo e da alma para um patamar de vida acima dos apegos sociais, e valorizando os bons costumes como a poderosa meditação.
Por meio de uma intensa meditação, a paz interior se manifesta gradualmente, livrando então, de todo sentimento negativo.
Contudo, quem está em busca do equilíbrio, pode ter a personalidade influenciada por essa natureza positiva, e eliminar os sentimentos imprestáveis como:
Esse novo estado de espírito por meio do equilíbrio e do desapego, fez com que uma religião nascesse, e sendo cultuada por milhares de pessoas que encontraram ali um caminho.
Agora que você sabe quem foi Buda e quais os principais ensinamentos do budismo. Se pensa em aderir a uma nova filosofia de vida, saiba que é possível ter uma orientação certa.
Algumas pessoas buscam no esoterismo,e você pode fazer uma consulta com um de nossos especialistas no assunto.
Nos vemos na próxima, até lá.