Assim como os seres humanos necessitam da reencarnação para aprender e evoluir, também existe reencarnação de animais, a qual é mais complexa e particular que no ser humano.
O que diferencia os animais dos seres humanos é a ausência de livre-arbítrio, portanto um cão, por exemplo, não tem poder de decisão sobre qual família reencarnar ou em que raça e linhagem.
No entanto, todo animal tem um princípio espiritual voltado para a evolução contínua e um dia atingirá a complexidade necessária para estar habilitado a encarnar em um corpo humano.
Mas esse processo de reencarnação de animais e evolução espiritual pode durar milênios, e ocorre em diversos planos espirituais – não somente na Terra –, envolvendo estágios intermediários.
Como funciona a reencarnação animal segundo o espiritismo?
No “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, no capítulo XI há uma explicação sobre a reencarnação de animais, segundo o espiritismo.
Após morrer, o animal fica em uma espécie de erraticidade, já que sua alma não está unida a um corpo. No entanto, ele não é considerado um espírito errante, já que esse tipo de espírito pensa e age por livre e espontânea vontade.
Apesar de seguir tendo sua individualidade, o animal não tem consciência do seu eu, já que ainda não possui a evolução necessária para ter essa consciência.
No mundo espiritual, os animais são conduzidos quase que imediatamente para uma nova reencarnação pelos espíritos incumbidos desta função. Ou seja, ele fica pouco tempo na outra dimensão.
A classe dos mamíferos é encarada, tanto na ciência natural quanto na espiritual, como a mais evoluída e complexa. Animais, que por séculos acompanham o cotidiano dos seres humanos, como cães e gatos, possuem um nível de compreensão de individualidade e emoção maior que dos animais mais distantes da vivência com seres humanos.
Por isso, eles costumam ser usados também pelos homens no mundo espiritual. Sua principal função é auxiliar no Umbral, uma região de sombras entre a dimensão material e espiritual.
Animais reencarnam na mesma família?
Sim, animais podem reencarnar na mesma família. Inclusive, como a estimativa de vida de alguns animais, como gatos e cachorros, são curtas, ao redor de 13 anos, e sua reencarnação é bem rápida, esses animais podem, inclusive, retornar várias vezes para a mesma família.
Assim, a reencarnação permite reencontros lindos entre os animais e seus donos. Além disso, as experiências vivenciadas por eles ao lado do ser humano é que farão com que evoluam.
Por não terem inteligência racional, eles não conseguem evoluir por si mesmos. Por isso é tão importante que seus donos os estimulem.
Mas não há como saber se seu animal reencarnou. Não há indicativos que possam mostrar que é o mesmo espírito que está neste novo corpo.
E esse retorno para a mesma família só ocorrerá se os donos fizerem por merecer, cuidando e dando amor para seu animalzinho.
Provocar angústia, medo e ódio nos animais altera o equilíbrio espiritual deles e dificulta sua evolução.
Causar isso a um animal pode ter consequências espirituais graves para a pessoa que assim o fizer. Guiar os animais no caminho do amor de Deus é responsabilidade do ser humano.
Pessoas reencarnam em animais?
Segundo a doutrina espírita, a cada reencarnação, o espírito evolui ou se mantém igual, nunca regride.
Levando em consideração que os animais são espíritos que ainda não desenvolveram a inteligência racional, ou seja, são menos evoluídos, não há como o espírito de um homem voltar no corpo de um animal.
A cada reencarnação, o espírito estará em melhores condições que na existência anterior. Essa é a chamada Lei de Progresso.
Como aprender mais sobre reencarnação de animais?
Se você quer entender melhor sobre os processos evolutivos da reencarnação de animais e seres humanos, faça uma consulta com um dos nossos médiuns.
Os especialistas disponibilizados no Astrocentro foram criteriosamente selecionados e possuem um vasto conhecimento sobre as mais variadas áreas do esoterismo, inclusive sobre a Lei de Progresso.
Para realizar uma consulta, acesse nossa página de médiuns e escolha o profissional com o qual mais se identificar.
Para te ajudar nesta escolha, disponibilizamos um perfil completo de cada um, com informações sobre formação, experiência e especialidade.
Você também pode conferir entrevistas dadas para a imprensa, percentual de satisfação dos clientes e comentários de outras consulentes que já se consultaram com o esotérico.
O preço de cada especialista por minuto de consulta também já fica disponível para que você saiba quanto irá pagar no final da consulta.
O pagamento é realizado no final da conversa justamente para que você possa se consultar tranquilamente, sem se preocupar com o tempo. E também para que a chamada não caia justamente em um momento importante da conversa, quando o esotérico ia te revelar algo importante.
Após definir o profissional, você deve selecionar a forma de atendimento, que pode ser telefone, chat online ou e-mail.
Por fim, basta preencher um formulário com seus dados de pagamento e pronto. Em menos de 10 minutos, estará realizando a sua consulta tranquilamente, com a segurança de estar em um portal confiável, seguro e sigiloso.