Você sabia que muitos dos seus problemas atuais podem ser oriundos de carmas de vidas passadas? Mas, por outro lado, a boa notícia é a possibilidade de evitar a ocorrência de acontecimentos frequentes trabalhando nossos carmas por meio da Terapia de Regressão de Vidas Passadas.
Segundo o espiritismo, com a regressão é possível desprogramar o trauma de uma ou mais vivências e reprogramar o presente de forma positiva.
Como em qualquer método que interfira no subconsciente humano, a Terapia de Regressão de Vidas Passadas possui riscos, por isso é fundamental que seja feita por quem possui capacidade ética, moral e espiritual para tal.
O que é Regressão de Vidas Passadas?
De acordo com o espiritismo, a regressão é uma forma de terapia de autoconhecimento. Por meio de um método de imersão psíquica, os pacientes conseguem relembrar acontecimentos ocorridos em vidas passadas, entendendo a raiz de alguns medos e traumas.
Normalmente, fobias e algumas barreiras psicológicas que nós mesmos impomos em nosso caminho são consequências de experiências ruins vividas anteriormente, seja na infância ou em outras vidas.
Situações mal resolvidas geram sensações e emoções que impedem nossa evolução, já que sempre que nos deparamos com algo semelhante ao que aconteceu anteriormente, recuamos, acreditando que o episódio traumático irá se repetir.
A Terapia de Regressão de Vidas Passadas possui como objetivo livrar o paciente desses traumas, libertando-o dessas amarras invisíveis que o impedem de alcançar suas metas e realizar sonhos.
Como funciona uma regressão?
Há várias formas de Regressão de Vidas Passadas. Assim, o método utilizado dependerá do conhecimento e especialidade do profissional que irá conduzir a sessão.
Normalmente, para induzir o paciente a um estado em que ele alcance seu inconsciente, os profissionais se utilizam de técnicas de relaxamento profundo ou da hipnose clínica.
Mas não pense que você chegará em um consultório e já iniciará a regressão. Antes de realizar a regressão em si, o especialista precisa conhecer muito bem o paciente, seus histórico pessoal e familiar.
Para isso, são realizadas algumas sessões preliminares, que também ajudarão o profissional a entender o problema do paciente, se há realmente necessidade de realizar o procedimento e quais seriam as possíveis causas para o problema.
A partir desse conhecimento, o especialista estará mais preparado para guiar a sua regressão.
Regressão – Como funciona
Após algumas consultas, o terapeuta vai agendar o dia da regressão. Essa sessão começará com o paciente sendo induzido a um estado de relaxamento por meio de visualizações.
O paciente, então, será levado a um estado alterado de consciência, mas ainda assim terá controle e lembranças do que está acontecendo.
A regressão então tem início, ficando o paciente em um estado hipnótico mediano. O terapeuta então fará perguntas para saber onde o paciente está, o que sente e observa.
O especialista vai guiando o paciente para tentar acessar a raiz dos seus problemas e traumas.
Neste momento, existem algumas formas diferentes para acessar as lembranças de experiências de vidas passadas.
São elas:
- Experiências visuais – o paciente poderá ter flashes ou visualizar imagens nítidas do que vivenciou;
- Experiências sinestésicas – pode ser que o paciente vá se lembrando do ocorrido por meio de outros sentidos, seja ouvindo sons, como tiros, músicas, trote de cavalos, ou sentindo cheiros, como de perfumes ou comida;
- Experiências intuitivas – há casos em que o paciente não vê nem ouve nada, mas intuitivamente consegue perceber o que pode ter acontecido;
- Experiências mistas – quando a regressão é extremamente bem-sucedida, as lembranças revelam-se de forma completa, com imagens, sons, cheiros. O paciente sente que realmente voltou para o passado ou para sua vida passada.
Após obter informações relevantes relatadas pelo paciente, o terapeuta fará com que ele volte aos poucos para o estado normal.
Em seguida, o especialista irá analisar a sessão, esclarecer alguns pontos, explicar os resultados encontrados e ensinar o paciente a como lidar com essas memórias para que elas não causem problemas no presente.
Mas é claro que nem sempre na primeira regressão será possível chegar ao trauma. Às vezes, são necessárias outras sessões para conseguir solucionar de vez o problema.
Ou seja, a Terapia de Regressão de Vida Passadas é um processo que demanda tempo e paciência.
Riscos da regressão de vidas passadas
De acordo com o espiritismo, a regressão de vidas passadas possui alguns riscos, principalmente se não for realizada por um profissional qualificado.
Riscos físicos
A regressão não é aconselhada para pessoas cardíacas, que já passaram por um enfarto do miocárdio ou sofreram algum tipo de acidente vascular cerebral. Hipertensos, idosos e gestantes também devem evitar realizar a terapia.
A terapia de regressão é desaconselhada para essas pessoas porque pode acontecer de o paciente sentir alguma emoção muito forte enquanto relembra uma situação vivenciada no passado, descontrolando os batimentos cardíacos e a pressão.
Riscos psicológicos
O principal risco psicológico de uma regressão é a pessoa ficar “presa” na vida passada. Ou seja, ela ficar pensando somente no que viu durante a regressão, fazendo com que a situação passada interfira no presente ou não conseguindo vivenciar mais o hoje em sua plenitude por estar constantemente remoendo o que aconteceu.
O terapeuta precisa estar preparado para ajudar seus pacientes a não ficarem sintonizados com o passado e voltarem totalmente para o presente.
Risco espiritual
O término de uma regressão é crucial para que o paciente não se exponha a um risco espiritual. A regressão somente pode terminar quando a recordação alcançar o Ponto Ótimo. Caso contrário, corre-se o risco de um espírito do passado atravessar pela brecha aberta da regressão e se tornar obsessor do paciente.
Quais são os benefícios da Terapia de Regressão de Vidas Passadas?
Segundo o espiritismo Kardecista, a regressão deve ser feita com muita cautela, sendo que nem toda interpretação feita pelo especialista de acordo ao que veio à tona durante a regressão deve ser dito ao paciente.
Entretanto, essa terapia possui muitos benefícios referentes ao autoconhecimento, ao crescimento espiritual e à paz interior, além de ser a resposta para a solução de aspectos negativos que prejudicam a vida de uma pessoa.
Durante a regressão, são trabalhadas recordações relacionadas a acontecimentos importantes de outras vidas que geraram sequelas na vida atual, como as fobias, medos e inseguranças.
Vários problemas psicológicos, emocionais, espirituais e até mesmo físicos podem ser resolvidos com Terapia de Regressão de Vidas Passadas, entre eles:
- Traumas;
- Depressão;
- Fobias (de altura, lugares fechados, falar em público);
- Dores sem explicação;
- Distúrbios psicossomáticos (úlcera gástrica, alergias);
- Distúrbios alimentares;
- Síndrome do pânico;
- Transtornos de ansiedade;
- Estresse;
- Problemas sexuais (impotência, ejaculação precoce, perda de libido);
- Problemas de sono;
- Dificuldades de relacionamento;
- Problemas com a autoestima;
- Vícios (álcool, cigarro).
Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Faça uma consulta com um dos médiuns do Astrocentro.
Realizamos uma seleção criteriosa dos nossos especialistas, garantindo que você irá se consultar com um profissional sério e qualificado.
Para se consultar, acesse nossa página de médiuns e selecione o esotérico com o qual mais se identificar.
E nós te ajudamos nesta escolha, disponibilizando um perfil detalhado de cada um, com formação, especialidade, experiência, percentual de satisfação dos clientes e comentários de outras consulentes.
Após definir o profissional que irá realizar a sua consulta, eleja uma forma de atendimento, que pode ser via telefone, chat online ou e-mail.
Por fim, preencha um rápido formulário com seus dados bancários e em menos de 10 minutos, você irá sanar todas as suas dúvidas com um especialista.