Que a mitologia celta é cheia de fortes figuras femininas muitas pessoas já sabem, mas você já ouviu falar em Rhiannon, deusa da fertilidade?
Muito venerada na mitologia celta, a deusa Rhiannon é adorada até hoje por algumas pessoas. Por isso, hoje vamos conhecer mais sobre sua história e qual é a importância de Rhiannon, deusa celta.
Nesse texto você vai ver:
- As deusas na mitologia celta: a mitologia celta tem muitas divindades femininas e grande parte delas está relacionada à força, beleza, fertilidade e natureza;
- Quem é Rhiannon: Rhiannon é uma deusa galesa, normalmente está associada aos cavalos, à fertilidade, à riqueza, à beleza e à paciência.
- A história de Rhiannon;
- Como se conectar com a deusa.
Rhiannon: a deusa na mitologia celta
Certamente a cultura celta possui muitas deusas poderosas, e algumas delas tinham definições em comum, por exemplo, deusa da fertilidade. Ou seja, além de Rhiannon, a mitologia celta tem várias deusas que estão associadas à:
- fertilidade;
- beleza;
- feminilidade;
- animais;
- natureza.
Entretanto, apesar de algumas características em comum, cada deusa tem a sua história. Mas quais são as deusas celtas?
Assim como os gregos, os celtas tinham muitas figuras divinas, mas algumas delas eram mais poderosas, sendo assim, eram consideradas divindades principais. Então, entre essas deusas havia:
- Cerridwen: deusa da magia e da transformação;
- Morrigan: deusa da guerra, morte e renascimento;
- Brigit: deusa do fogo, da poesia e padroeira dos curandeiros;
- Danu: a deusa mãe, ligada à fertilidade e a natureza;
- Aine: deusa das fadas ligada ao amor e à soberania.
Assim, todas essas deusas estão conectadas e relacionadas à natureza de alguma forma, e muitas mulheres canalizam suas energias para pedir força.
Porém você pode pedir auxílio da espiritualidade também com o uso das Runas. Então, converse com nossos especialistas e descubra como as Runas te ajudam a encontrar forças para superar seus desafios.
E é claro, entre elas está a deusa Rhiannon, então vamos conhecer os poderes dessa divindade e sua história.
Quem é Rhiannon?
Apesar de ser conhecida como Rhiannon deusa da fertilidade, essa deusa também é conhecida por deusa de:
- cavalos (é considerada protetora deles);
- prosperidade;
- soberania;
- abundância;
- beleza.
Além disso, em suas representações, existem características da deusa Rhiannon que estão ligadas aos seus ‘títulos’, por exemplo:
- Ela sempre aparece montada em um cavalo, pois eles fazem parte da sua história e representam riquezas (só os nobres possuíam esses animais);
- A deusa também é relacionada à flores, pois significam beleza e delicadeza;
- Em algumas representações ela pode aparecer com pássaros, pois eles representam sabedoria;
- Ela normalmente é retratada com seus longos cabelos ao vento e usando vestes brancas, para representar a pureza.
Contudo, ainda existe mais um símbolo que está relacionado com essa deusa e sua história, a roda, pois ela representa transformação e evolução.
Enfim, agora que já vimos algumas características da deusa Rhiannon e seus símbolos, vamos conhecer a sua história.
A origem de Rhiannon, deusa celta
Ao contrário de grande parte das divindades dessa mitologia, a importância de Rhiannon se deu por causa de sua história de transformação. Então, vamos conhecê-la.
Rhiannon era uma nobre galesa, filha do rei de Dyfed, e gostava muito de andar a cavalo. Um dia, em seus passeios matinais, um jovem chamado Gwawl a encontrou, e ficou impressionado com sua:
- graça;
- beleza;
- delicadeza.
Com isso, Gwawl se apaixonou perdidamente por Rhiannon, e queria casar com ela. Contudo, Rhiannon, deusa da fertilidade já tinha um amor, um jovem príncipe chamado Pwyll. Sendo assim, ela recusou a proposta de Gwawll, o que deixou o jovem furioso.
Então, para que pudesse casar com ela, Gwawll criou um plano com dois de seus guardas para sequestrar a princesa.
Assim, os guardas entraram em um grande saco que foi entregue a Rhiannon como presente. Então, quando ela o abriu, os homens pularam de dentro dele e colocaram ela no lugar, levando a princesa para Gwawll.
A batalha pela princesa
Assim que descobriu o que aconteceu com sua amada, Pwyll ficou desesperado, e foi buscar ajuda para que pudesse recuperá-la. Entretanto, ele não foi à qualquer pessoa. Pwyll procurou um mago muito poderoso chamado Teyrnon, e assim, os dois foram em busca de Rhiannon.
Então, com a ajuda do mago, Pwyll conseguiu encontrar sua amada, e tanto ele quanto Teuyrnon lutaram contra Gwawll e seus homens para libertar Rhiannon. Assim, depois de uma épica batalha, Pwyll conseguiu vencer Gwawll, e resgatou sua princesa.
Depois que eles voltaram, Rhiannon e Pwill se casaram, mas não foi um final feliz como nos contos de fada. Mas isso não quer dizer que você não possa buscar sua felicidade no romance, então, converse com nossos especialistas e abra os seus caminhos no amor.
A provação de Rhiannon, deusa da fertilidade
Depois que eles se casaram, Rhiannon e Pwyll tiveram um filho, porém no dia do seu nascimento ele desapareceu misteriosamente.
Furioso com a situação, Pwyll acusou Rhiannon de matar o seu herdeiro, e então, para puni-la, colocou a princesa para trabalhar como os animais que ela tanto amava. Em outras palavras, Rhiannon começou a carregar as pessoas nas costas como punição.
Entretanto, ciente de que foi injustiçada, Rhiannon acreditava que a verdade apareceria para provar sua inocência. E assim aconteceu.
Enquanto Rhiannon cumpria sua punição, a criança foi encontrada por um dos guardas na casa de outras pessoas. E assim, a criança foi devolvida e Rhiannon foi finalmente inocentada.
Então, por causa de sua história, a deusa Rhiannon representa um grande exemplo de:
- força;
- paciência;
- resistência.
Por isso, muitas pessoas pediam (e pedem até hoje) as bênçãos dessa deusa para ter forças e resiliência ao passar por algum momento difícil. Então, para que você também possa pedir suas energias, vamos conhecer uma maneira de entrar em contato com Rhiannon, deusa da fertilidade.
O culto à deusa
Apesar de não haver muitos relatos ao culto à deusa Rhiannon, há registros de vários santuários à ela, principalmente em Gales, seu país de origem. Contudo, é possível entrar em contato com a energia dessa deusa mesmo sem estar em seus santuários.
Para isso você só vai precisar de uma coisa, um incenso, e pode ser de:
- alfazema;
- violeta;
- sândalo;
- rosa;
- jasmim.
Além disso, é preciso que você use roupas brancas durante o dia todo para se conectar com ela. Então, procure um lugar calmo e tranquilo para conseguir meditar sem nenhuma interrupção (de preferência um lugar em contato com a natureza).
Em seguida, busque as energias de Rhiannon, deusa celta e pense bem na situação que você quer tentar resolver. Assim, a deusa irá te ajudar aguçando sua intuição e te mostrando os melhores caminhos.
Igualmente, algumas pessoas buscam essa orientação com o Tarot da deusa Rhiannon, mas essa busca também pode ser feita com o Tarot de Marselha. Então, peça ajuda aos nossos tarólogos e veja como as cartas podem te guiar.
Enfim, agora que você já conhece Rhiannon, deusa da fertilidade, pode buscar suas forças para te ajudar em qualquer dificuldade, até porque, mesmo a mulher mais forte pode precisar de ajuda às vezes.
Até a próxima!