O xamanismo é uma cultura espiritual que vem desde os tempos primitivos. Esse conjunto de hábitos e crenças foi disseminado de diversas formas em todo o mundo, por isso pode ser cultuado de vários modos diferentes. Porém, existe algo que é comum em toda essa prática religiosa, independente do lugar onde se encontra: os rituais xamânicos.
Estes cultos são repletos de mistérios e, as vezes, as informações que temos são distorcidas. Mas ainda que não seja claro o conhecimento sobre esse universo, muita gente têm fé e pratica seus preceitos em seu dia a dia buscando, na maior parte dos casos, proteção divina.
O que são rituais xamânicos?
O xamanismo é fruto de culturas muito antigas que vêm normalmente de povos indígenas, independente da região de origem. Por isso, em todos os lugares essa prática religiosa é unida por cerimônias que podem envolver o transe, uso de animais, objetos tidos a eles como sagrados e sempre são voltados a natureza.
Esses ritos são importantes, pois são um modo de se mostrar fiel a essa crença e adquirir autoconhecimento. Também fornecem o aumento gradativo da percepção acerca de si e do universo em que estamos inseridos.
Assim, proporciona uma cura da consciência e dos padrões de comportamentos negativos que adquirimos ao longo da vida. Todos os rituais xamânicos possuem um início e fim. Sem contar que muitos deles começam em sonhos ou visões e são dirigidos por espíritos mentores e guias espirituais.
Dentro desses cultos é comum o uso da transe ou a consciência alterada. Para atingir este estágio, os praticantes entoam cânticos e danças, permitindo a manifestação do divino através das alterações psíquicas causadas por plantas ou substâncias psicoativas.
O que é necessário para fazer os rituais xamânicos?
No xamanismo, os lugares que realizam os cultos não necessitam ser sagrados. Mas se o praticante conseguir encontrar matas virgens ou altares perto da natureza, seria uma condição muito especial.
Contudo, os rituais xamânicos tem objetos sagrados, dentre eles partes de animais imaculados. As músicas são extremamente importantes pois é através delas que amplia a possibilidade de ter o seu objetivo alcançado. Se tiver uma oportunidade, perceba como são alegres e agitadas as festas indígenas. Os rituais são com ainda mais empolgação por parte dos praticantes.
Afinal, quais são os motivos para realizar rituais xamânicos?
As causas que levam quem crê no xamanismo a fazer esses cultos são inúmeras. Pode ser a cura para uma doença, obter uma previsão do futuro ou mesmo realizações pessoais. Mas, na maioria dos casos, a razão mais comum é a procura por proteção ou uma direção que ajude a abrir novos caminhos.
É importante lembrar que essa crença se enquadra em muitos outros costumes antigos. Principalmente os que têm como pilares o culto a natureza e os rituais que utilizam o transe guiados por um xamã. Aqui no Brasil, por exemplo, a nossa cultura indígena da pajelança pode ser definida por esse conceito.
Quer conhecer melhor sobre essas crenças, hábitos e rituais xamânicos? Então leia mais sobre essa cultura espiritual: