Santa Maria Madalena é conhecida como a mulher pecadora convertida por Jesus Cristo. Porém, ela também é considerada pela religião católica como a padroeira das mulheres, dos negligenciados, dos arrependidos e dos ridicularizados.
De fato, Santa Maria Madalena foi uma mulher que, apesar de todos os seus pecados, foi aceita no Reino de Deus ao se tornar uma fiel devota e seguidora do Senhor. Por isso mesmo que ela é vista hoje como a protetora das pessoas que são marginalizadas pela sociedade.
A história da Santa traz importantes passagens da vida de Jesus e representa uma relato da sua fé inabalável ao cristianismo. Para descobrir quem foi Santa Maria Madalena, fique por aqui!
Aproveite para conferir quem foi irmã Dulce – Conheça a primeira santa brasileira.
Quem foi Santa Maria Madalena?
Foto: Pinterest
Maria Madalena foi um mulher adúltera que, durante um ato de apedrejamento, foi salva por Jesus: “Quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra”.
Se ela era uma famosa prostituta de Madalena, na Galiléia, ou não, ninguém sabe ao certo. Mas, a verdade é que ela foi uma pessoa que prosperou por causa da sua beleza.
Por causa disso, a história da Santa Maria Madalena antes do seu encontro com Jesus é repleta de mistérios e polêmicas. Porém, o mais importante é que ela utilizou a sua fortuna e influência para se dedicar ao cristianismo.
Por isso, Santa Maria Madalena é cultuada como uma das discípulas de Jesus e está presente no Novo Testamento como aquela que hospedou e deu suporte à ele e seus discípulos, durante a passagem por Galiléia.
O mistério que cerca e história da Santa Maria Madalena está relacionado ao fato de ela ter sido mais do que uma discípula aos olhos do Cristo. Isso porque historiadores vêem a ligação entre os dois como uma relação amorosa.
Além disso, há teólogos que afirmam que Maria Madalena e Maria de Betânia, a irmã de Lázaro, simbolizam a mesma pessoa: a mulher ativa e a mulher contemplativa em uma só Maria. Sendo assim, elas são chamadas de “Três Marias”.
A sua presença na vida de Cristo é marcada por estar presente durante a sua crucificação, por ser a primeira testemunha de Sua ressurreição e também por ser a anunciadora deste milagre aos discípulos de Jesus. Não é por menos que ela é, muitas vezes, mencionada como a anunciadora do Evangelho.
O dia da Santa Maria Madalena é celebrado em 22 de julho por diferentes denominações religiosas cristãs, mas principalmente, pelas mulheres, pelos pecadores arrependidos e pelas profissionais do sexo.
Imagem de Santa Maria Madalena
Foto: Pinterest
A imagem da Santa Maria Madalena traz importantes símbolos da fé católica, assim como da sua trajetória até o encontro com a conversão cristã. Ou seja, a Santa traz em sua imagem um ensinamento sobre a compaixão de Cristo ao absolver uma pecadora.
Seu olhar
O primeiro símbolo a ser notado ao observar a imagem da Santa Maria Madalena é o seu olhar. Isso porque, muitas vezes, a sua imagem mostra a santa olhando em direção aos céus, ou seja, para cima. Isso representa a sua devoção e crença na vida eterna, no Reino de Deus.
A cruz
Santa Maria Madalena carrega uma cruz, quase que abraçada a ela, perto do seu coração. Esse fato simboliza não apenas a sua fé enorme na crença católica, mas também representa a sua presença ao lado de Jesus quando ele foi crucificado.
A túnica azul
O azul da túnica de Maria Madalena significa a cor da pureza, do feminino e do sagrado. Por isso, a sua túnica representa a conversão de Madalena que, de pecadora, passou o resto da sua vida se dedicando à fé cristã. Além disso, o azul também simboliza o céu e a sua entrada no Reino de Deus.
O manto marrom
Quando Maria Madalena é retratada com um manto marrom, a simbologia está relacionada à sua generosidade e humildade. Já que a santa abdicou da sua riqueza para viver uma vida simples de devoção ao lado de Cristo.
O crânio
Na imagem da Santa, é possível observar um crânio próximo a ela, às vezes, em seu pé ou ao seu lado. Esse símbolo nos lembra da importância de se encarar a morte como a única certeza da nossa vida. Maria Madalena morreu duas vezes: na primeira vez, ela morreu para a sua antiga vida de pecados; na segunda, ela morreu fisicamente e alcançou a ascensão espiritual.
Orações a Santa Maria Madalena
Aproveite o dia de Santa Maria Madalena, o 22 de julho, para celebrá-la e pedir por proteção e bênçãos. Abaixo, você encontra duas orações para você se aproximar da Santa e (re)encontrar o poder da fé.
1. Oração de Santa Maria Madalena
“Santa Maria Madalena,
o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição.
Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais.
Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita.
Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo.
Agora, e para sempre. Amém.”
2. Oração de Santa Maria Madalena
“Santa Maria Madalena,
Vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras:
‘Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados’,
Alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados,
Deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração,
Para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre.
Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!”, que Ele chame também pelo meu nome (diga o seu nome)
E eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado.
Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!
A devoção da Santa Maria Madalena é um exemplo de fé e amor ao próximo a ser seguido por todas as pessoas que procuram a evolução espiritual. De um passado forjado no pecado, com o perdão de Cristo, ela pôde trilhar um caminho de adoração e reverência a Deus.
Para conhecer as histórias de outras Santas, confira os posts abaixo que o Astrocentro preparou para você:
- Conheça a história de Nossa Senhora do Carmo, santa símbolo do Escapulário
- Saiba quem foi Santa Maria, mãe de Deus, e entenda sua oração!
- Nossa Senhora de Santana – Mãe de Maria e padroeira dos avós