Você sabe o que é um Doutor da Igreja? Este título é concedido por diversas igrejas cristãs a indivíduos que desenvolvem trabalhos importantes nos campos da teologia ou doutrina católica.
Santo Atanásio foi o quarto homem a receber esse título. Bispo de Alexandria, ele usou seu conhecimento sobre as Escrituras para defender a santidade de Jesus Cristo e foi responsável por compilar os livros que compõem o Novo Testamento. Santo Atanásio intercede por aqueles que desejam conhecer a Palavra de Deus em profundidade e, assim, fortalecer sua fé e também se conhecer melhor.
A seguir, conheça a história de Santo Atanásio, suas celebrações e orações especiais a esse Doutor da Igreja.
História de Santo Atanásio
Nascido em Alexandria, no Egito, no ano de 296, Atanásio se tornou bispo muito jovem, com apenas 31 anos. Antes disso, ainda como diácono, participou do primeiro Concílio Ecumênico, em Nicéia, acompanhando o então bispo de Alexandria. Nesta ocasião, foi discutido que Jesus e Deus Pai eram ambos criaturas divinas – havia uma teoria chamada arianismo que queria classificar Jesus Cristo como um ser inferior a Deus.
O arianismo foi condenado e deu-se a definição solene do Credo, o qual rezamos até hoje. Mesmo sem ter ainda um cargo de maior importância dentro da Igreja Católica, a atuação de Atanásio no concílio foi primorosa: ele argumentou a santidade de Jesus Cristo a partir da Bíblia e sabia como transmitir suas ideias com clareza.
No entanto, isso fez com que os defensores do arianismo perseguissem Atanásio ao longo de toda a sua vida. Com o apoio do imperador, espalharam mentiras sobre o bispo de Alexandria, fazendo com que Atanásio fosse muito humilhado – ele chegou a fugir de sua sede episcopal por cinco vezes, para evitar potenciais ataques.
Nesses períodos de fuga, Atanásio se escondia no deserto. Em uma dessas situações, inclusive conheceu Santo Antão. Mesmo ameaçado e refugiado, Atanásio saia durante a noite para dirigir sua igreja e confortar seus fiéis. Além disso, também produziu diversos escritos sobre a palavra de Deus.
Ele foi também a primeira pessoa a identificar os mesmos 27 livros do Novo Testamento utilizados hoje em dia como canônicos. Até então, listas similares de obras a serem lidas nas igrejas eram utilizadas.
Atanásio foi bispo da Igreja de Alexandria por 46 anos. Faleceu aos 77 anos, reconhecido pela Igreja e fiéis católicos por seu trabalho e elaboração de obras fundamentais sobre a doutrina cristã. Foi declarado um dos Doutores da Igreja, ao lado de São João Crisóstomo, São Basílio Magno e São Gregório de Nazianzo, também conhecidos como os Três Hierarcas.
Veja também:
- Intercessão: o que é e como interceder em oração por alguém
- Oração para um amigo: 5 mensagens poderosas de proteção
Santo Atanásio: data e celebrações
O dia de Santo Atanásio se celebra em 2 de maio, que foi de fato o dia de sua morte. Atanásio também é lembrado no dia 30 de janeiro, na Festa dos Hierarcas ou Doutores da Igreja.
Santo Atanásio foi um homem firme e inquebrantável com seus números escritos. Atanásio sempre manteve sua fé no Verbo Divino Encarnado viva. Além das orações que apresentamos a seguir, você pode celebrar o legado de Santo Atanásio separando um momento nessas datas especiais para se dedicar ao estudo da Bíblia Sagrada.
Que tal reler um salmo que sempre toca o seu coração, ou talvez iniciar a leitura de um livro que você não conhece tão bem? Faça uma oração a Santo Atanásio pedindo sua bênção e orientação nos estudos da Palavra de Deus, para que sua fé seja fortalecida no conhecimento.
Orações a Santo Atanásio
“Deus Todo-poderoso,
Tu deste dons especiais da graça a teu servo Atanásio para compreender e ensinar a verdade de Jesus Cristo.
Concede que por este ensinamento possamos conhecer a ti,
o único Deus verdadeiro,
e receber a vida eterna;
através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.Amém.”
“Deus, nosso Pai,
cremos com toda a mente e com todo o coração que Jesus, vosso Filho, é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus.
É o ‘Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós’.
É a Ternura e a Misericórdia do Pai manifestada aos homens, aos homens de boa vontade, amantes da justiça e da verdade.
É o Ressuscitado que caminha junto com o povo na sua luta de libertação, continuamente nos convocando à comunhão e à fraternidade.
Pelo seu Espírito confessamos, assim como confessou Santo Atanásio: Jesus é o Senhor.
Amém.”
Conheça a história e as orações de outros santos no blog do Astrocentro:
- Conheça a história de Santo Anselmo e sua importância para a igreja
- Descubra a impressionante história de São Benedito, o Santo Negro
- Quem foi São Bartolomeu? Descubra agora tudo sobre esse Santo!