No dia 5 de outubro, é celebrado o dia de São Benedito, um santo muito popular na cultura brasileira. Porém, você sabe quem foi o Santo Negro? São Benedito é um santo católico que tem suas origens ligadas à África, mas que viveu toda a sua vida na Itália.
Também conhecido como “o Mouro”, São Benedito era, inicialmente, amado pelos negros escravos e, por causa da sua enorme fé e generosidade, passou a ser cultuado por toda a sociedade. Mesmo analfabeto, ele conquistou o respeito de todo mundo, inclusive do clérigo que o procurava em busca de conselhos.
Se você também admira a humildade do Santo Negro, fique por aqui para conhecer a história de São Benedito, suas curiosidades e o sincretismo na Umbanda.
Foto: Pinterest
São Benedito foi um fiel servidor da Igreja Católica da ordem dos franciscanos que dedicou sua vida a transmitir a palavra do Senhor, sempre com o sorriso no rosto e alegria no coração. Em 1807, ele foi canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.
No entanto, muito antes (em 1652), ele já era considerado o padroeiro de Palermo, na Itália, e de todos os negros de origem africana. Isso porque um santo de pele escura respeitado por toda a Igreja simbolizava um sopro de esperança e fé para aqueles que apenas conheceram uma vida de opressão.
O Santo iniciou sua vida de servidão em um mosteiro franciscano como cozinheiro e transformou a cozinha em seu altar de oração e adoração. Apesar de nunca ter estudado, fiéis e clérigo o procuravam quando precisavam de orientação. Por causa disso e da sua sabedoria inquestionável, ele foi promovido ao cargo de líder do mosteiro.
Porém, quando o seu mandato de superior do mosteiro terminou, ele voltou a trabalhar na cozinha, alimentando a todos os necessitados com comida e fé. Não é à toa que São Benedito é considerado o padroeiro dos cozinheiros e nutricionistas.
O Santo Negro é tão adorado pelo povo brasileiro que, aqui, há um dia específico para celebrar a vida impecável de São Benedito: o dia 5 de outubro. No resto do mundo, seu festejo acontece em 4 de abril, dia da sua morte.
Foto: Pinterest
Há teólogos que dizem que São Benedito foi um escravo capturado na África e levado para trabalhar na Europa. Mas a versão mais conhecida é de que ele nasceu na Sicília, na Itália, e que seus pais eram escravos vindos da Etiópia.
Na verdade, dizem que seus pais não tinham vontade de fundar uma família, pois não queriam que seus filhos tornassem escravos como eles. Porém, com a promessa feita pelo senhor deles de que, caso eles tivessem um filho, ele seria livre, nasceu Benedito.
O menino de pele escura e sorriso branco foi criado segundo os ensinamentos cristãos pela sua mãe. Durante a sua juventude, Benedito nutriu muito interesse e admiração pelos freis franciscanos que faziam atos de caridade nas ruas italianas. Não demorou muito para que ele chamasse a atenção dos freis que o convidaram para fazer parte da congregação.
No mosteiro, o Santo Negro ocupou o cargo de cozinho, em seguida, de líder e, por fim, de cozinheiro novamente. Em todas as posições, ele sempre trabalhou com generosidade e carinho para com a população.
Dessa maneira, Benedito não era apenas procurado pelos seus fiéis por orientação e conselhos, mas também para conceder proteção e bênçãos. Aliás, o frei negro ficou muito conhecido por protagonizar três episódios milagrosos.
Os 3 milagres de São Benedito:
São Benedito faleceu aos 65 anos de idade, em abril de 1589, cumprindo com todas as tarefas da sua missão. Ele deixou para trás uma mensagem de esperança e humildade admirada até hoje por inúmeros devotos.
No sincretismo, São Benedito é representado por Ossain, o orixá da cura, na Umbanda. As duas figuras religiosas possuem origens que beiram o mistério, mas que construíram histórias forjadas na generosidade e na humildade.
Ossain é um Orixá feiticeiro que utiliza o poder da natureza para a cura. São Benedito também era conhecido por seus milagres, inclusive em relação à saúde de seus fiéis. Por isso, é recorrente fazer a relação entre o Santo Negro e Ossain. Além disso, as duas entidades são celebradas no mesmo dia: 5 de outubro.
Para além do sincretismo, São Benedito simboliza o chefe da primeira linha de Umbanda, a linha de Oxalá. Ela é composta pelos espíritos de pessoas que, quando estavam encarnados, viveram vidas imbuídas de fé e devoção, seguindo a linhagem dos Pretos Velhos.
“Ó São Benedito, modelo admirável de caridade e humildade,
Por vosso ardente amor à Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços,
Por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico: Socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me de modo especial, a graça que neste momento vos peço (faça o seu pedido).
Ó São Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante.
Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento dos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço.
Amém. ”
Protetor dos escravos e padroeiro das cozinheiras, São Benedito viveu uma vida admirável e, até hoje, acompanha seus devotos, concedendo bênçãos e milagres. Apesar de sofrer com o preconceito por causa da cor da sua pele, a fé nunca abandonou o seu coração.
Se você gostou dessa história e quer aprender mais sobre outros Santos, separamos alguns posts que possam te interessar:
Peixes em 2025: Fortes conexões e desenvolvimento! À medida que 2025 se aproxima, os piscianos…
Aquário em 2025: Criatividade e Colaboração À medida que 2025 se aproxima, os aquarianos podem…
Capricórnio em 2025: Progresso e conexões À medida que 2025 se aproxima, os nativos de…
Sagitário em 2025: Grandes chances de crescimento vindo aí! Em 2025, os nativos de Sagitário…
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…