Diversas vezes você deve ter se perguntado o que é sexto sentido. Todos nós conhecemos os cinco sentidos primários:
- Visão
- Audição
- Paladar
- Tato
- Olfato
Mas, você sabia que havia mais um?
Seu sexto sentido, também conhecido como percepção extrassensorial, também conhecido como intuição ou instintos viscerais, permite que você escolha coisas que não são recebidas pelos outros sentidos. Este é um presente, pois pode protegê-lo de situações difíceis, ler as verdadeiras intenções das pessoas e permitir que você tome decisões alinhadas ao seu verdadeiro eu.
Este sexto sentido permite que você perceba coisas além do que você pode ver, ouvir, saborear, tocar ou cheirar. Por exemplo, você pode entrar em um novo lugar e de repente é tomado por uma sensação de mau agouro, que o faz voltar atrás.
Você pode não saber o que o fez parar no caminho ou por que decidiu não ir mais longe, mas se afastar dessa área “pareceu” certo. Você pode perceber mais tarde (e às vezes nunca saber) que havia um perigo iminente ali, que seu sexto sentido escolheu. Aqui estão alguns sinais de que seu sexto sentido está ativo.
O que é sexto sentido em pessoas com deficiência visual?
O que é o sexto sentido em pessoas que não conseguem utilizar o recurso da visão?
Algumas pessoas cegas já descobriram como explorar isso, da mesma forma que os golfinhos navegam debaixo d’água e os morcegos encontram seu caminho na escuridão total. E é apenas uma questão de tempo até que outros descubram como fazer isso também, dizem os cientistas.
Nossos cinco sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – nos ajudam a compreender e perceber o mundo ao nosso redor. Mas, de acordo com dois estudos as pessoas podem acessar o chamado sexto sentido e aprender a navegar na escuridão quando nossa visão não consegue penetrar.
Os golfinhos e a ecolocalização
Os golfinhos e alguns outros animais usam um sonar biológico, chamado ecolocalização, para se locomover, mesmo quando as águas turvas e turvas os impedem de ver. Os morcegos parecem sentir o som conforme ele ricocheteia nos obstáculos enquanto voam desimpedidos por espaços escuros. O que é sexto sentido em morcegos e golfinhos?
Quando uma pessoa entra em uma sala e intuitivamente entende se o espaço é pequeno ou grande e se contém ou não móveis, provavelmente está baseando sua intuição em ecos e reverberações.
Pessoas cegas às vezes batem com a bengala ou batem levemente o pé para ajudá-las a ter uma noção do espaço ao seu redor. Os humanos também podem localizar o eco estalando os dedos ou fazendo sons de cliques com a boca, dizem os cientistas, porque as ondas sonoras que ele cria refletem em objetos próximos.
Pessoas com pouco ou nenhum treinamento podem aprender a usar esses ecos para determinar a forma, o tamanho ou a textura de um objeto.
O que é sexto sentido em humanos?
1. Você pode ler as vibrações das pessoas instantaneamente
Aqueles com o sexto sentido tendem a ter um alto nível de empatia pelos outros e acham fácil interpretar outras pessoas. Sua empatia é tão afinada que eles podem ler como a outra pessoa, mesmo um estranho, está se sentindo sem ver suas expressões faciais ou conhecê-los bem. Uma das desvantagens de ser capaz de avaliar os sentimentos das pessoas instantaneamente é que é cansativo sair com quem tem energia negativa. Você será afetado por sua raiva, frustração ou tristeza, pois você sente tudo intensamente, de acordo com a Unidade Espiritual.
2. Você pode ver ou sentir as coisas sem pistas físicas
Você não precisa de informações visuais para saber certas coisas. Por exemplo, se você perder suas chaves, terá uma estranha sensação de onde pode encontrá-las, e geralmente acaba que está lá. Ou pode ser que você entre em um espaço e seja capaz de saber o que aconteceu lá no passado e, às vezes, tem um vago conhecimento do que vai acontecer no futuro também. Essa capacidade de “ver” pessoas, lugares e histórias, sem nenhuma pista física ou tangível, sugere que você tem um sexto sentido.
3. Você é um empata
Você não está apenas ciente de seus próprios sentimentos e intuição, mas pode facilmente entrar em sintonia com as emoções dos outros. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é entrar em uma sala para pegar a energia e saber quem está se sentindo triste ou deprimido. Embora isso o torne um membro da família ou amigo muito atencioso, também pode deixá-lo oprimido. Você sabe quando alguém está mentindo ou escondendo algo. Você pode sentir quando alguém está escondendo seus verdadeiros sentimentos, e você lê nas entrelinhas. Mesmo se você estiver falando com alguém pelo telefone ou mensagens de texto e a pessoa disser que está tudo bem, você pode escolher os sentimentos dela, especialmente quando algo está errado.
4. Seu instinto pode sentir perigo ou desconforto imediatamente
Você tem um pressentimento muito forte quando algo está errado. Às vezes, você pode sentir como um nó na barriga. Ou você pode se sentir inquieto e indisposto. Se você diz sim a algo que deveria dizer não, você sente isso instantaneamente em seu intestino.
Você pode sentir quando um ente querido não está bem, mesmo que ele esteja fisicamente ausente. Assim como uma nova mãe sabe instintivamente o que seu filho precisa, você pode sentir a necessidade ou o desconforto de seus entes queridos. Você pode de repente se lembrar de alguém depois de anos e, do nada, você recebe um telefonema dessa pessoa. Tudo isso sugere que você tem um forte instinto que está além do cérebro lógico.
5. Você sabe com antecedência como as coisas vão acabar
Frequentemente, você tem um palpite sobre as coisas e, muitas vezes, é mais do que um palpite lógico. Você sabe como as coisas vão acabar, quem vai ganhar um evento ou se um empreendimento terá sucesso. É também por isso que às vezes você tem uma sensação de pavor ou prefere adiar as coisas. Também pode ser por isso que você se sente destemido e tranquilo durante um momento em que outras pessoas ao seu redor estão ansiosas ou preocupadas.
6. Você tem um vínculo profundo com os animais e a natureza
Você pode sentir a fonte de vida em tudo. Quer seja um pássaro aleatório em um parque ou uma flor perto do peitoril de sua janela, você se conecta com todas as formas vivas de forma intuitiva. Cães, gatos e outros animais de estimação levam você instantaneamente. Você tem uma maneira de confortá-los e eles se sentirão à vontade com você por perto. Você também encontra uma profunda sensação de calma em meio à natureza. Os elementos naturais acalmam e sentem-se mais em casa rodeado de árvores ou junto ao mar ou corpo de água, ou ainda na montanha.
O que é sexto sentido?
Os cinco sentidos tradicionais nos mantêm alertas e vivos: panelas quentes queimam, ruídos altos assustam. Dentro de nossos corpos, um sexto sentido, conhecido como interocepção, percebe o estado de – e ameaças a – nossos órgãos internos. De dores e cãibras a falta de ar, ele nos avisa quando algo está errado.
Uma maneira fácil de testar o seu sexto sentido é encontrar uma sala silenciosa e tentar sentir seu pulso (sem tocar em uma artéria). Até os bebês podem fazer uma versão disso. Exibido em um programa de TV com personagens de desenhos animados dançantes, crianças de 5 meses podem dizer quando as animações estão se movendo no ritmo de seus próprios corações batendo – um sinal de que a autoconsciência começa cedo.
Concentrar-se na atividade de seus órgãos – seu pulso, seus pulmões na ioga, sua bexiga em uma reunião interminável – parece retardar sua percepção do tempo. Você pode induzir o efeito temporal com psicodélicos.