A Deusa Shakti é uma das mais poderosas divindades do Hinduísmo e representa a força divina. O seu nome “Shakti” significa energia ou poder em sânscrito, sendo a deusa responsável pela criação e equilíbrio de todo o universo.
A hinduísmo é reconhecido como a religião mais antiga do mundo e possivelmente com o maior número de deuses e deusas. São mais de 33 milhões de divindades hindus, que são chamados de Devi e Deva.
Muitos desses deuses e deusas são avatares com manifestações corporais. Então é possível que você encontre Shakti representada em diversas formas, nomes e outras deusas da tradição religiosa.
Aliás, existe uma escola dentro do hinduísmo chamada Shaktismo, que concentra toda a adoração à Deusa Shakti. Logo, ela também é considerada o ser supremo, assim como Brahma. Ela é “A grande mãe divina”.
Entenda mais a seguir sobre quem é a Deusa Shakti e quais são seus poderes!
Quem é a Deusa Shakti?
A Deusa Shakti é uma das mais importantes do panteão Hindu. Ela é uma força cósmica que representa a energia feminina e o fluxo que se move pelo universo e por toda a existência.
Também conhecida por Kundalini Shakti e Adi Shakti, são vários templos na índia dedicados à deusa e suas encarnações. Em especial nas regiões do sul do país, onde é denominada como “Amma”. Ela é adorada por ter o poder de curar doenças e se livrar das ameaças malignas.
Ao mesmo tempo, “Shakti” também caracteriza a energia existente em todos os deuses hindus, que são considerados como aspectos femininos de Shakti.
Ela é uma Mahadevi, sendo retratada por Lakshmi, Kali ou Parvati e entre outros. Não é por menos que Shakti é venerada por milhões e milhões de pessoas na Índia e hindus ao redor do mundo.
Além disso, o Hinduísmo ainda vê todas as mulheres como receptáculos de Shakti.
A deusa é ativa, passional e criativa, sendo um retrato do poder feminino e da fertilidade. Ao pedir pela proteção de Shakti por meio de seus mantras, você desperta uma manifestação dentro de si que se revela em forma energia de ação, mágica, instinto, força de vontade e inteligência.
A comunicação também é outro ponto importante fortalecido pela deusa para que você tenha suas palavras ouvidas de maneira clara e compreensiva quando mais precisa.
Por fim, o número seis e a flor de lótus são dois fortes símbolos associados à Deusa Shakti.
História da Deusa Shakti e suas manifestações
Graças a suas diferentes manifestações e nomes, existem muitas histórias da origem da Shakti. Como deusa, ela é responsável pela criação e pelas mudanças, inclusive se manifestando para destruir forças demoníacas e restaurar o equilíbrio do universo.
Uma das mais famosas histórias é a de sua forma Kali. De acordo com a lenda, ela enfrentou o poderoso Raktavija, um demônio (asura) de alto escalão, e não utilizou nenhuma de suas armas para feri-lo.
Ao invés disso, ela matou o demônio bebendo todo o seu sangue, já que sempre que uma gota de sangue sua caísse no chão, um Raktavija duplicado nasceria ali.
Kali normalmente é retratada em imagens com uma língua vermelha e brilhante para fora da boca justamente por isso. Ela também costuma ser representada com quatro braços, carregando uma espada e segurando a cabeça de Raktavija pelos cabelos.
Já no plano terrestre, Shakti geralmente se manifesta pelas deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi. Elas constituem a Trindade Sagrada do hinduísmo chamada Tridevi.
Conheça mais sobre algumas das principais manifestações da Deusa Shakti:
Saraswati
Saraswati é a deusa do conhecimento e da sabedoria, além da arte e da música. Os hindus costumam adorá-la quando estão à procura de compreensão e sabedoria. Os cantos e mantras dedicados à Saraswati concedem poderes de autoconhecimento e abrem o caminho por meio da arte.
Lakshmi
A deusa Lakshmi é a divindade da prosperidade e da riqueza, seja material ou espiritual. A sua imagem com quatro braços dourados e distribuindo moedas de ouro é a representação perfeita para aqueles que a adoram para resolver problemas financeiros.
Parvati
Para o Shaktismo, Parvati é a deusa responsável pelo poder e energia de Shiva. Ela é a deusa hindu que encarregada da felicidade, amor, casamento, fertilidade e beleza feminina.
Durga
Durga é outra forma de Shakti e uma deusa tida como “invencível”, portanto costuma ser chamada para situações mais difíceis e desafiadoras. Aliás, por vezes é vista como uma versão guerreira de Parvati ou de Kali, embora não sejam fisicamente parecidas.
Energia Kundalini Shakti
A energia Kundalini Shakti é uma força psicoespiritual que pode ser invocada por meio da deusa hindu e do despertar dos chakras. Trata-se de um poder divino e espiritual acessível dentro todos os seres humanos.
É uma presença sagrada de amor que ilumina a todos e nos guia em direção à união. O desejo da Deusa Shakti é a realização espiritual de cada um de nós. A meditação e o Shakti Yoga são duas formas para buscar essa conexão espiritual e o despertar da consciência.
Mantra da Deusa Shakti
Mantras são palavras, sons, sílabas ou frases que se repetem continuamente e emanam poderosas vibrações. Cantar um mantra em voz alta ou sussurrando é uma prática adotada por muitos hindus para se concentrar em um único pensamento e manter o foco durante a meditação.
Muitas culturas acreditam que a vibração do som, na forma de mantras, cânticos ou canções, ativará a energia espiritual. Conheça o mantra Adi Shakti para se conectar com o seu poder interior e a energia feminina divina do universo e da deusa.
Mantra Kundalini Adi Shakti
Adi Shakti, Adi Shakti, Adi Shakti, Namo Namo
Sarab Shakti, Sarab Shakti, Sarab Shakti, Namo Namo
Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Namo Namo
Kundalini Mata Shakti, Mata Shakti, Namo Namo
Significado do Mantra Adi shakti
Eu me curvo ao poder primário.
Eu me conecto ao poder e a energia abrangentes.
Eu me curvo àquilo através do qual Deus cria.
Eu me conecto ao poder criativo da Kundalini, o Divino Poder da Mãe.